plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA MAURO BONNA

Terminal logístico trará 3 mil empregos à Grande Belém

Empreendimento que será montado próximo a ponte de Mosqueiro já está em fase de licenciamento ambiental; leia mais na coluna deste domingo

Imagem ilustrativa da notícia Terminal logístico trará 3 mil empregos à Grande Belém camera Empreendimento semelhante ao da foto deve ser implantado em breve em Santa Bárbara | Reprodução

O complexo logístico e industrial Log Park, em Santa Bárbara, contará com silos para armazenagem de grãos, pátio de contêineres, posto de combustível, mall com 50 operações e será o segundo empreendimento do estado com a Certificação Leed Internacional, com foco na sustentabilidade socioambiental, somente existente no Torre Infinito, na Gentil, também empreendimento da MB Capital, atual sede Hydro no Brasil.

Licenciamento ambiental

A Prefeitura de Santa Bárbara, responsável pelo licenciamento ambiental, via delegação da Semas, não tem medido esforços em apoio ao projeto do Log Park, próximo à ponte de Mosqueiro, que será o maior terminal logístico multimodal do Norte. Mais de três mil empregos diretos. A mão de obra local será capacitada. Comercialização e gestão da Colliers.

Varanda de Nazaré

Tudo certo para a Varanda de Nazaré, promovida por Fafá de Belém: no dia 6 de outubro, haverá uma gravação de vídeo na Igreja do Carmo; no dia 7, almoço no restaurante Rusty Combu. No dia 8, gravação de vídeo no Solar da Beira e sarau à noite no Gasômetro. Na véspera do Círio, almoço na “Saldosa Maloca”, no Combu. E no domingo do Círio, almoço no Aviú do Parque. Na segunda, as celebridades convidadas retornarão no mínimo mais gordinhas da Gastronomia da Fé.

Miriti

Uma linda roda gigante de miriti, de quatro metros de diâmetro, está sendo montada na exposição do Museu de Arte Sacra. Depois será montada no aeroporto de Val-de-Cans, na semana do Círio, e ficará até o Fórum de Bioeconomia. Produzida por artesãos de Abaetetuba para integrar a exposição “Arraial de Nazaré: um largo de memórias”, de 21 de setembro a 31 de outubro, das 9h às 17h.

Túnel

O Grupo Líder recebeu das mãos de Edmilson a licença para obra do Túnel do Castanheira, denominado Osmar Rodrigues, na BR-316 em frente ao shopping. Será construído pelo próprio Líder, ao custo de 10 milhões de reais, em cinco meses de obra.

Clip

A Pump Entertainment, do paraense Bernard Teixeira, faz a superprodução de um clip do DJ Alok e indígenas, em rios da Floresta Amazônica, partindo de Manaus. Produto internacional.

BRT

Com a saída da Odebrecht, o segundo colocado na licitação, Consórcio Mobilidade Grande Belém, constituído pelas empresas Marquise (brasileira) e Comsa (espanhola) assumiu a obra do BRT Metropolitano. Ontem, Helder assinou o novo contrato. Mantido o cronograma de conclusão para dezembro de 2022.

Peixe

A piscicultura decolou em Paragominas. Hoje o município é responsável por 40% da produção de peixe em cativeiro do Pará.

Ração

A quarta indústria paraense de ração para peixe (soja e milho), está pronta para funcionar em Paragominas.

Startour

João Morgado, CEO da Startour, está em Las Vegas, participando da International Pow Wow 2021. Em razão da pandemia, esta edição do evento contará com menos de 20 agências brasileiras e a Startour é a única representando as regiões Norte e Nordeste.

Exportação

A exportação de madeira pelos portos do Pará está parada há cerca de 90 dias, à espera de liberação do Ibama. Ocorre por ordem judicial, no âmbito do inquérito que investiga o ex-ministro Ricardo Salles.

Fotografia

No Museu Afro Brasil - São Paulo, em cartaz a exposição “Terra em Transe”, que exibe 600 fotografias sobre incêndios na Amazônia e o mundo da pandemia. Uma coletiva que conta com obras dos paraenses Guy Veloso, Luiz Braga, Orlando Maneschy, Paula Sampaio, Elsa Lima e Wagner Almeida.

Corda

A corda do Círio ficará na Estação Luciano Brambilla até o próximo sábado. No mesmo dia, seguirá para o Ginásio do Colégio Santa Catarina, onde será esticada, medida, etiquetada e dividida em 96 partes, uma para cada Paróquia da Arquidiocese de Belém.

Tio Sam

Os EUA reduziram a classificação de risco para turistas brasileiros, igualando aos canadenses e mexicanos. Apesar da boa notícia, a medida ainda não flexibiliza as restrições para brasileiros viajarem para o país, mas é um passo importante para que isso ocorra em futuro próximo.

Sarau

A Escola de Samba Quem São Eles realizará em sua sede, a partir das 17h do próximo sábado, um Sarau Lítero-musical, com a participação de poetas, músicos e escritores.

Doce

As empresárias Rosângela e Maeva Loss abriram, na esquina da Vila Leopoldina com a Governador, uma das 300 lojas da franquia paulista Diê Doces. Têm em seu mix, bolos de chocolate, brancos, caseiros, sem açúcar e minis salgados.

Marketing

Na quarta, a ADVB-Pará promoverá seu almoço de negócios. O encontro será às 12h, no restaurante Ver-o-Açaí, com palestra confirmada de Leandro Albuquerque, gerente comercial da Cerpa. O convidado vai falar sobre a trajetória da Cerpa ao longo desses 55 anos.

Argumento

Nesta segunda, um Argumento voltado ao agronegócio do Pará, em pauta: Maurício Brandão, presidente da Associação de Piscicultores de Paragominas, e o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Giovanni Queiroz. Às 22, na RBA.

Beleza

As unidades Nazaré e Parque Verde da multinacional Não+Pelo/No+Vello, líder mundial no nicho de depilação tecnológica, acertou uma parceria com a marca Spazio Solare, que atua também no segmento de beleza e estética, sendo o maior espaço de bronzeamento de Belém. As clientes de ambas as marcas são contempladas nos serviços com condições especiais.

Covid

Os 120 leitos do centro especializado de atendimento à covid, que Helder contratualizou com o Hospital Santa Teresinha, na Magalhães Barata, serão na área recém-adquirida da Yamada, pois a loja tem um segundo andar que já foi anexado ao hospital com a obra em conclusão. E com funcionamento independente e em área isolada do hospital, que segue com os atendimentos normais.

Floresta

Segundo pesquisa da Universidade de NY, há hoje uma cesta de 64 produtos com boa demanda que podem ser explorados na Amazônia sem provocar danos ambientais, são compatíveis com a floresta em pé. Principalmente: castanha, açaí, cacau, pimenta, dendê, abacaxi, manga e temperos. Esses 64 produtos trazem uma receita de 300 milhões de dólares por ano.

Castanha

Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais aponta um potencial de 3,7 milhões de toneladas na produção de castanha-do-pará, na Amazônia. Porém, na realidade não chega a 40 mil toneladas. Falta regulação e políticas públicas para o setor, o que faz o Brasil perder no ranking mundial para a Bolívia.

Exportação

A Amazônia brasileira, com 30% das florestas tropicais do mundo, tem participação de mercado abaixo de 0,2%. E a região já exporta cerca de mil produtos, entre eles, ferro, cobre, alumínio, soja e gado. Ainda há cerca de 950 em quantidades menores feitos com qualidade. Pesquisa da Universidade de NY.

Maniçoba

A tradicional Maniçoba do Círio, da Paróquia da Trindade, será vendida pelo sistema drive-thru no dia 9 de outubro, sábado véspera do Círio, das 8h às 11h.

Prazer

Abrirá em novembro, no mix do Pátio Belém, a Bel Prazer - Tabacaria/Vinhos/Cervejas. Negócio de Domingos Moutinho, franqueado da Rei do Mate. O projeto é da arquiteta Izabela Kalume.

Presentes

A Lírio Mimoso, loja oficial da Basílica, está promovendo o Concurso Cultural “Presentes do Círio de Nazaré”. A iniciativa é direcionada aos microempreendedores individuais e incentiva a produção de artigos religiosos alusivos ao evento. As inscrições estão abertas até terça.

Sal

A Trinus, destaque no mercado imobiliário brasileiro, investiu no Aqualand Resort por meio do fundo imobiliário TG Ativo Real (TGAR11), um fundo listado na B3 - Bolsa de Valores e gerido pela TG Core Asset. Definitivamente, o Sal é a bola da vez do setor de turismo no Brasil.

Farmácia

Três chapas disputam o Conselho Regional de Farmácia, que está sob intervenção depois do afastamento da última diretoria. Eleições online nos dias 11 e 12 de novembro. O farmacêutico Randolfo Coelho vem com um discurso de oposição e de mudança. E um bom relacionamento com o Conselho Federal, que tem na presidência o paraense João Walter.

Trabalho

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Prazer em Trabalhar. A promoção leva os selos do DIÁRIO e Gestor.

Pet

A Esamaz inaugurou o Ambulatório Veterinário para Pequenos Animais do curso de Medicina Veterinária da instituição. Oferece consultas para cães e gatos, aplicação de medicações, curativos, soroterapia, além de dar orientações sobre cuidados, higiene e prevenção de doenças aos donos dos animais. Entrada pela São Francisco.

Sushi

A 1ª edição do Círio’s Promenade ocorrerá no sábado que antecede ao Círio, a partir das 17h, no Sushi Ruy Barbosa. Com o DJ Lucas Borchardt, residente Bagatelle. Warm up com os DJs Edinho Chagas e Vinicius Nape. Reservas.

Ferro

Por meio de uma joint venture com o Grupo Paulo Brito, controlador da Aura Minerals, a Cosan vai iniciar operações para exploração de minério de ferro em Carajás.

Portugal

Confirmado o retorno do voo da TAP Lisboa-Belém-Lisboa. Pousará no dia 31 de outubro e decolará em 1º de novembro. Duas frequências semanais, domingos e quintas.

Vinho

Na próxima sexta, será lançado almoço executivo especial com rodízio de vinhos das 12h às 16h, na Adega da Benjamin.

Adega

Um Menu Especial para o Círio em três etapas no jantar de sábado e no almoço do Círio. Tanto na Adega das Onze como na Adega da Benjamin.

Pátio

Pizza Mille/Box 44 abrirá uma unidade no mix do Pátio Belém. Unhas Carioca, franquia especializada em esmalteria, com serviços de manicure e pedicure, estará com loja no shopping da Padre Eutíquio. Negócio de Thiago Solyno. Assim como, a Color Blue, especializada em calçados e moda infantil, de Lúcia Aviz.

Quiosque

Dois novos quiosques estão abrindo em outubro no mix do Pátio Belém: Estrela de Davi, de produtos religiosos, e Love Gifts, de presentes criativos. Negócios de Marcos Marques e Andréia Almeida, respectivamente.

Cobre

A Semas autorizou a canadense Ero Copper Corporation, que comprou a Mineração Caraíba, a explorar jazida de cobre na Serra da Boa Esperança, em Tucumã. Estão no Pará 90% das reservas de cobre do país.

Malhação

Amanhã, inauguração da mais nova academia da Cidade Nova, a Ozzie Fitness. Inspirado no estilo de vida australiana, traz o que há de melhor em infraestrutura. Localizada na Tv We 31, Cidade Nova V, a academia promete revolucionar a área. Negócio de Lucas Gabriel e Matheus Vinicius Silva.

EM ALTA

Eventos

O Hangar passará por obras e desinfecção geral para voltar a funcionar como centro de convenções.

Turismo

O Conselho Superior da Ufopa aprovou, na última sexta, a criação do curso de bacharelado em Turismo.

Líder

Todo peixe comercializado no Líder, provém da piscicultura. Produto controlável e saudável.

EM BAIXA

Peixe

A doença da “urina preta“ tem causado um verdadeiro estrago nos mercados de Belém.

Pet

A rede PetZ desistiu de instalar loja no Doca Drive in. A área será desapropriada pela Sefa.

Rede

Telegram vira a nova dark web para os criminosos cibernéticos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias