plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA DESTACA

Mangueirão pode ser reinaugurado com partida da seleção

A seleção brasileira pode fazer sua última partida antes da Copa no Catar no Colosso do Bengola. Veja estes e outros destaques na coluna de Mauro Bonna deste domingo (09).

Imagem ilustrativa da notícia Mangueirão pode ser reinaugurado com partida da seleção camera Roni Moreira/ Ag. Pará

Parque da Cidade. Belém 406

Últimos detalhes burocráticos entre Secult, SPU e Aeronáutica, a expectativa é que ainda neste mês haverá cerimônia para entrega oficial, ao Estado, da antiga área do Aeroclube, onde será construído o Parque da Cidade. Nessa ocasião será exposta uma maquete de seis metros detalhando o projeto do Parque, assim como a pedra fundamental do novo e esperado equipamento urbano.

Polo Gastronômico em Icoaraci

A gastronomia é a vocação natural da orla de Icoaraci. Gera muito emprego e renda, são inúmeros garçons e cozinheiros. Precisa de uma força da Prefeitura com incentivo fiscal, promoção e segurança. Quem sabe um belo calçadão. Também necessária uma guaribada no acesso pela Arthur Bernardes. Nova fase: hoje pratos de peixe e camarão são muito mais vendidos no local do que vasos cerâmicos.

Ver-o-Peixe em Capitão Poço

Tecnologia social da Embrapa, certificada pela Fundação Banco do Brasil, aplicada pela primeira vez entre 2008 e 2012 em Mãe do Rio, Aurora do Pará e Irituia, o Ver-o-Peixe agora chega em nova versão a Capitão Poço. Houve uma ótima receptividade dos piscicultores locais e das instituições, entre elas a Ufra, os quais identificaram na proposta uma oportunidade para estimular o crescimento da piscicultura no município. O peixe é a base da alimentação humana na Amazônia - o consumo supera em mais de 10 vezes o consumo nacional. Mas, de acordo com o Ver-o-Peixe, no Pará a piscicultura ainda é incipiente, mesmo que tenha havido incentivo público para a atividade nas últimas décadas.

Viaduto

Esta semana, o NGTM assinará contrato de serviço para construção de dois viadutos na BR-316, confluências com Independência e com a Alça Viária. O Consórcio Obras Integradas, que venceu a licitação, reúne Copem e Paulitec.

Mangueirão

Helder quer entregar o novo Mangueirão em setembro, a tempo de sediar o último jogo da Seleção Brasileira antes da Copa. O estádio ficará com capacidade para 51 mil espectadores.

Estacionamento

O novo Mangueirão terá sua área de estacionamento totalmente urbanizada com duas mil vagas para carros e 400 para motos.

Verde

O Mangueirão concorrerá ao selo verde. Com energia solar gerando 1.124 Kwh, capaz de suprir toda a sua necessidade, e captação de água da chuva para reuso em banheiros e na irrigação do gramado.

Alimentos

Serão 28 pontos de alimentos e bebidas no novo Mangueirão: quatro restaurantes, 12 bares no nível de cadeiras e 12 bares no nível intermediário.

Paz

Helder inaugura mais uma Usina da Paz, a primeira em Belém, nesta quarta, na Cabanagem. A próxima será em Marituba.

Usina

Os projetos de todas as Usinas da Paz são assinados pela arquiteta paulista Bel Lobo, que apresentou o programa Decora na GNT.

Mandioca

Com a receita do Pato do Imperador, a chef paraense Dani Martins, filha do saudoso Paulo Martins, participa do livro de 400 páginas “Manihot utilissima Pohl: Mandioca”, organizado pelo chef Alex Atala.

Bruno

Ainda em janeiro, Helder deverá entregar a requalificação completa da Avenida Padre Bruno Sechi, antiga Rua Yamada. Pista dupla e iluminação em LED.

Beethoven

Na quarta, dia do aniversário de Belém, a Secult reapresentará no Theatro da Paz a Nona Sinfonia de Beethoven, com orquestra e coro de 60 vozes regidos por Miguel Campos Neto.

Argumento

O jornalista e velejador Olímpio Guarany estará nesta segunda, no Argumento. Ele reedita a Expedição Pedro Teixeira pelo rio Amazonas e seus afluentes. Às 22h, na RBA.

Cubana

Na sexta, ainda pelo aniversário da cidade, a Secult realizará uma Missa Cubana, na revitalizada Igreja de Santo Alexandre, com a Orquestra Sinfônica e o Coro Carlos Gomes regidos por Maria Antônia Jimenez.

Bolsa

De 15 a 31 de janeiro, estarão abertas as inscrições, no Sigaest, à seleção de Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem, da UFPA.

Voo

O mercado de voos internacionais trabalha com previsão de recuperação total no fim de 2023. Hoje gira em torno de 40% da malha anterior à pandemia.

Pet

Começou a obra da nova loja do Mundo Pet, na 14 de Março, quase na Governador. Junho é a previsão de inauguração.

Pix

O Bradesco lançou o serviço Pix Saque em 22 mil estabelecimentos comerciais do país, que apostam no fluxo de pessoas em suas lojas.

Galpão

O segmento de galpões logísticos terá, em 2022, mais um ano aquecido, com muitos investimentos e demanda elevada por locação de áreas. A estrada de acesso a Mosqueiro é a bola da vez.

Sal

O complexo Aqualand, no Sal, lançará em julho, sua primeira torre de apartamentos no sistema de multipropriedade. O empreendimento espera receber mais de 300 mil visitantes por ano.

Delivery

Depois de desistir do delivery de restaurantes e lanchonetes, a Uber foca em Corner Shop (supermercado online) e entrega entre empresas.

Bambu

Obras aceleradas ao lado do Madero, para abrir em agosto, o imenso restaurante Coco Bambu no mix do Bosque Grão-Pará. Será o maior restaurante do shopping, com 1.300 metros quadrados e capacidade para 610 clientes.

No ar

O resgate de milhas para viagem de avião no segundo semestre de 2021, cresceu 83%. Os destinos mais procurados foram Chile, Uruguai e República Dominicana.

Bioeconomia

Helder investirá 72 milhões para a criação do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. Foco em pesquisas e estímulos em novas ações.

Santoro

O apartamento decorado do Torre Santoro, que a Leal Moreira finaliza na Governador, terá assinatura de Perlla et Jr.

Igreja

A MB já iniciou a obra da nova sede administrativa da Assembleia de Deus na 14 de Março. Em julho, será lançado um complexo de prédios ao redor da Igreja-Mãe.

Direito

A Faculdade Integrada de Advocacia da Amazônia, Grupo Finama, trará a Belém o criminalista Zanone Júnior, para abertura do semestre, no dia 31.

Piano

O Jazz à la Carte, que faz sucesso na Grand Cru, será incrementado este ano com audições clássicas de piano, baixo e bateria.

Energia

Nos próximos dias 17 e 18, Daniel Sobrinho, coordenador estadual da entidade, receberá em Belém o presidente da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar, Rodrigo Sauaia. Visitará o governador, prefeito e a Equatorial.

Luxo

No luxuoso IL Palagio, com 620 metros quadrados, que a Quadra constrói no início da Doca, dos 30 andares só resta um apartamento à venda.

Cruzeiro

Apesar dos pesares, está mantida para março, abril e maio a passagem por Belém, com troca de passageiros, dos cruzeiros SilverSea e Happag Lloyd. Virão do Exterior e o receptivo será da Amazon Service.

Museu

Será no dia 5 de fevereiro a reinauguração do Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari. Ficou grande e bonito com três espaços de exposição.

Nordestino

É um sucesso o Picuí Churrasco Nordestino na Augusto Montenegro, no antigo ponto da churrascaria Rodeio. Foco na culinária e folclore. A Rodeio voltará, porém no centro da cidade.

Bosque

Restaurante virou âncora de shopping. No Bosque Grão-Pará, a churrascaria cearense à la carte com cortes nobres Santa Grelha vai ocupar o antigo ponto da Cervejaria Oficial. Do mesmo grupo, o Hyôri Sushi Bar será instalado no antigo ponto da Claro, em frente ao Zio.

Parque

A operação do Outback deu um novo gás ao Parque Shopping, na Augusto Montenegro.

Metrópole

A churrascaria Belmont, presente na João Paulo II, assumirá ponto no mix do Metrópole Ananindeua.

Camarão

O restaurante Camarada Camarão será inaugurado em março, no mix do shopping da Doca, tendo Murilo Souza Filho, como operador local.

Bougainville

O bairro planejado Bougainville, empreendimento da Status, na Augusto Montenegro, será entregue em novembro. São 3.124 unidades, sendo 3.013 residenciais e 108 comerciais. Cerca de 70% dos lotes já estão comercializados.

Pneu

A RR Pneus é a maior revendedora Bridgestone no Norte e Nordeste. São 20 unidades no Pará, Maranhão e Ceará.

Rádio

O Governo federal vai autorizar mais 432 emissoras de rádio comunitárias. Desde 1998 já foram concedidas 4.933 rádios no país.

Aviú

A chef Nathalie Furtado abre nesta semana, o Café Aviú dentro do Aviú do Parque – cafés, empadinhas e bolos.

Advogado

Nesta quinta, posse de Eduardo Imbiriba e sua diretoria no comando da OAB-PA. Evento solene na Estação, com decoração de Fátima Petrola e comes & bebes com a grife Pomme d’Or.

Clínica

Ainda não foi inaugurada a Multiclínica Cynthia Charone, na Augusto Montenegro. O grupo assumiu o ponto e deu início a uma grande reforma e adaptação.

Sushi

A nova unidade do Sushi Ruy Barbosa, no shopping da Doca, terá mobiliário assinado pelo conceituado designer brasileiro Estudiobola. Aproveitando o embalo, a matriz será repaginada mantendo o mesmo padrão.

EM ALTA

Atacarejo

O empresário Ilson Mateus, que começou sua fortuna em Serra Pelada, acaba de atingir 34 lojas do Grupo Mateus no Pará.

Marajó

Será em março a Meia Maratona do Marajó, com chegada em Salvaterra, na Pousada dos Guarás.

Arquitetura

O mega-arquiteto Ruy Ohtake, recentemente falecido, deixou sua marca em Belém no projeto do Diamond Tower.

EM BAIXA

Esgoto

Em Belém, apenas 13,5% da área da cidade é atendida por rede de esgoto.

Voo

O comprovante de vacinação deveria ser exigido na aviação comercial. Uma sinfonia de tosse.

Pandemia

O ensino superior já não tem tanta certeza se o retorno às aulas será presencial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias