Diário Online
COLUNA DE DOMINGO

Churrascada de Parauapebas pode ir parar no Guiness

Leia este e mais assuntos na coluna de Mauro Bonna, publicada no DIÁRIO DO PARÁ, este domingo (8)

domingo, 08/05/2022, 19:17 - Atualizado em 08/05/2022, 19:15 - Autor: Mauro Bonna

Google News

Aniversário de Parauapebas terá churrascada de parar a cidade
Aniversário de Parauapebas terá churrascada de parar a cidade | Reprodução

Mangueirão é a bola da vez

Corrida total com a obra do Mangueirão que será fiscalizado pela CBF no dia 22 de junho, para ver se está em condições de receber o último jogo da Seleção antes da Copa. Hoje, registra 70% do cronograma prontos. São 1.130 colaboradores trabalhando dia e noite. No dia da fiscalização atingirá 85% do exigido, chegando a 100% no final de agosto.

 

Seleção altamente disputada

O último jogo da Seleção Brasileira, antes da Copa do Catar, ocorrerá no dia 22 de setembro, contra a Seleção da Argentina. Além de Belém, que depende do novo Estádio Jornalista Edgar Proença, as arenas de Fortaleza e Manaus reivindicam o jogo. Pior, agora Bolsonaro resolveu mexer os pauzinhos para levá-lo para Brasília.

 

O sucesso das Usinas da Paz

Foi inaugurada a quarta Usina da Paz na Região Metropolitana, no Benguí. Fruto da parceria entre Helder e Vale, a unidade deverá beneficiar cerca de 96,5 mil pessoas. As outras três UsiPaz estão em pleno funcionamento, levando ações de cidadania, qualificação profissional e o acesso a serviços públicos nas áreas da saúde, da cultura e do esporte aos moradores do Icuí-Guajará, Cabanagem e Nova União. A Vale está finalizando as obras das unidades de Parauapebas e Canaã.

 

Fiscalização da carne do Pará

O Pará está se preparando para uma auditoria do Ministério da Agricultura, a partir do dia 25. Serão avaliados os controles sanitários e tudo indica que o estado sairá bem. Isso será vital para a abertura de mercados internacionais para a carne paraense, principalmente, nos EUA, Canadá, Indonésia e Malásia. A Adepará está contando com o apoio do Mapa-PA, Faepa, Sindicarne, Uniec e CRMV-PA para o sucesso dessa missão.

 

Na própria pele

O jornalista e fotógrafo paraense Fernando Diniz comemora em 2022, seis anos de sucesso de seu projeto fotográfico “Na Própria Pele”. Já são mais de 250 ensaios diferentes, retratando cada pessoa o mais natural possível em sua intimidade, sem retoques digitais artificiais. Além de uma série especial dedicada ao Outubro Rosa. Fernando tem o desejo de, em breve, transformar o “Na Própria Pele” em um livro e uma exposição.

 

Por assinatura

A partir desta segunda, a RR Chevrolet começará a comercializar veículos por assinatura. Uma tendência que atende um público cada vez maior, que deseja apenas utilizar o carro sem ter todas as preocupações como IPVA, revisões, seguros e desvalorização do veículo.

 

Mãe

Creche por todo o Pará, com 150 unidades espalhadas pelo estado. O projeto muda uma antiga visão de que esse tipo de serviço à população era exclusividade dos municípios. Nelson Chaves, batalhador da causa, festeja esse novo foco implantado por Helder dando melhores oportunidades a 30 mil crianças e suas mães trabalhadoras e humildes.

 

Arrecadação

Mais um recorde de arrecadação tributária no Pará. Em abril foi de 1,8 bi, um crescimento real de 22%.

 

Boi

O rebanho bovino do Pará chegou a 23 milhões de cabeças. É o terceiro no país, só perde para o Mato Grosso (32,7) e Goiás (23,6). O Pará tem o maior crescimento com 6,3%.

 

Inseminação

Helder e Faepa estão trazendo para o Pará, importada da Nova Zelândia, uma máquina para produzir nitrogênio que vai revolucionar o processo de inseminação artificial no Norte. Só existem cinco no Brasil. Será instalada na sede da Embrapa Amazônia Oriental.

 

Fotografia

A fotógrafa paraense Walda Marques está expondo seu trabalho em Miami. São vários profissionais do Brasil e o tema é “Floresta”. Walda apresenta sua Série Corpo Fértil. Curadoria de Eder Chiodetto.

 

Vogue

Vai começar a obra do Vogue Nazaré, com 110 apartamentos, na esquina da Conselheiro com Generalíssimo. Seguirá o padrão do Vogue Umarizal, na 14 de Março, e do Vogue Batista Campos, em construção na Caripunas. Projeto de Leonardo Lima. Negócios da Construtora Bruno Miléo e dos investidores Fernando Tavares e César Arbage.

 

Mais um

Um novo e sofisticado Vogue deverá surgir na estratégica esquina da Padre Eutíquio com Conselheiro, a dois passos da praça Batista Campos.

 

Fibra

O executivo paraense Sérgio Ribeiro, após 24 anos, acaba de deixar o comando nacional da SKY. Ele foi contratado pelo fundo de investimentos EB Capital e assumiu como CEO a Alloha Fibra, hoje a quarta maior operadora de fibra óptica do Brasil.

 

Argumento

Ximbinha estará no Argumento nesta segunda. Na pauta: Cabaré do Brega, clássicos paraenses e guitarrada. Às 22h30, na RBA, no site da emissora ou no canal próprio do programa no YouTube.

 

Maternidade

A cúpula do Grupo Mater Dei, os irmãos Maria Norma, Márcia e Henrique Salvador, chegam hoje a Belém. Amanhã, ao lado de Antônio e Diogo Dias inauguram a moderna maternidade do Hospital Porto Dias.

 

Churrasco

Para comemorar o aniversário de 34 anos do município de Parauapebas, nesta terça, o prefeito Darci Lermen decidiu oferecer a maior churrascada do mundo, com possibilidade de ir para o Guinness, o livro dos recordes. Serão 20 toneladas de carne, 200 assadores e 500 garçons. No Parque de Exposições para um público estimado em 60 mil pessoas.

 

Mediterrâneo

Surgirá um sofisticado restaurante mediterrâneo na Quintino, onde funcionou o Aviú, em projeto de Perlla et Jr. A chef Nathalie Furtado vai para uma imersão na Le Cordon Blue agora no dia 17, e retorna no dia 6 de agosto, com tudo pronto.

 

Greco

Ficou com o grupo de Flávio Beneti, da Greco e Fit, o casarão de esquina da Governador com Generalíssimo. Intermediação Dr. Imóveis.

 

Distribuição

Arcelo Mital quer mudar o seu CD da BR-316, para área muito maior na Alça Viária, via Dr. Imóveis.

 

Casório

Lula já virá a Belém, no final do mês, devidamente casado com Janja. A cerimônia ocorrerá no próximo dia 18, em São Paulo. Será o terceiro casamento do ex-presidente, empatando com Bolsonaro.

 

Tecnologia

O WhatsApp agora permite que até 32 pessoas entrem em uma chamada ao mesmo tempo, tornando-o mais parecido com serviços como Teams, Zoom e Meet.

 

Feira

Para quem consome produtos cultivados sem agrotóxicos, a Semas vai realizar mais cinco feiras da Agricultura Familiar: nos dias 31 de maio, 29 de junho, 30 de agosto, 30 de setembro, 7 e/ou 28 de outubro, 29 de novembro e 16 de dezembro. Em frente ao prédio da secretaria, no Marco.

 

Açaí

O plantio de açaí em terra firme ganha cada vez mais adeptos no sul e sudeste paraenses. Isso levou a Embrapa a realizar o curso “Manejo da cultura do açaí em terra firme” para 40 produtores e técnicos no Assentamento 26 de Março, em Marabá.

 

Forneria

O empresário Ricardo Lucas não faz mais parte da sociedade de A Forneria. O negócio ficou com Soraya Machado.

 

Ámmar

Na sexta, inauguração do Ámmar, na Wandenkolk com Domingos Marreiros. Promete ser a união perfeita entre bebidas, pratos e petiscos. Negócio de Luiz Paulo Cavalcante e Felipe Melo.

 

Bambu

A primeira unidade do Coco Bambu na cidade, abrirá em setembro, no mix do Bosque Grão-Pará. O sócio local será o cearense André Lira. O restaurante, já em obras, terá 600 lugares, espaço kids plus, espaço de eventos, bar americano e adega com 600 rótulos.

 

Grelha

A churrascaria à la carte Santa Grelha e o japonês Ryori abrirão em julho, no mix do Bosque.

 

Pós

A Faculdade da Amazônia (Faam), em Ananindeua, fará aula inaugural no próximo dia 26, do seu mix de cursos de Pós-Graduação.

 

Cametá

Na quarta, o Pará estará presente no “Festival Enchefs Brasil”, no Rio. O chef cametaense Manoel Rodrigues fará parte da equipe, apresentando a culinária do Baixo Tocantins. Com ele, as chefs Vanja Rodrigues e Geane Borges.

 

Verão

O verão de Salvatera promete. Confirmado o Bloco Ilha Folia com a presença do cantor baiano Ricardo Chaves e banda. No dia 23 de julho, com apoio da Pousada dos Guarás.

 

Remédio

A RS Lobato Distribuidora, do empresário Romário Sampaio Lobato Neto, teve sua licença concedida pela Anvisa para comercialização de medicamentos controlados. Com isso, a empresa tem projeção de 20% de aumento nas vendas para o ano de 2022.

 

Cartório

Em pesquisa do Ipespe (antigo Ibope), 76% dos brasileiros querem cartórios digitais. O levantamento também revelou que 65% dos brasileiros que utilizam os serviços de cartórios não estão satisfeitos.

 

Maracanã

O Pará tem 12 Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas. Mas a de Maracanã, com 30 mil hectares, sai na frente: será a primeira a elaborar Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para isso, a Semas, por meio do programa Regulariza Pará, produzirá cadastro, que servirá de modelo para as demais resex marinhas.

 

Etnoturismo

Os estados do Norte se unem para fomentar o Etnoturismo na Amazônia. Houve o pré-lançamento do ciclo promocional da RAI - Rotas Amazônicas Integradas de 2022. No Pará as rotas vão ser desenvolvidas em Belém, Altamira e Vitória do Xingu.

 

Caoa

A produção de veículos da Caoa Chery, em Jacareí (SP), será paralisada e trabalhadores demitidos. Depois de adaptações, a unidade eletrificará todos seus veículos até 2023. A de Anápolis vai continuar produzindo os modelos SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8.

 

Dívidas

Dados da CNC: em abril, 77,7% das famílias brasileiras estavam endividadas. Cartão de crédito foi o vilão. O número de inadimplentes, também bateu recorde, chegando a 28,6% das famílias.

 

Fit

A Empório Fit, comandada por Paula Souza, estará na Natural Tech, maior feira de produtos naturais da América Latina, que reúne o setor de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. O evento acontece de 8 a 11 de junho, em São Paulo.

 

Tucupi

Pirarucu em três texturas do restaurante Santa Chicória agora é servido com o premiado Tucupi da Manioca, marca paraense que está apresentando o tucupi para o Brasil e para o mundo.

 

AP

Será nesta sexta, a promoção Burgers e Brejas, na AP, a partir das 18h, ao som do DJ Fernando Azevedo, Renato Rosas e Georocks. Neste mesmo dia, haverá a abertura oficial do tradicional Campeonato de Futebol do clube.

 

EM ALTA

Feijão

No Aviú do Parque todo sábado tem uma feijoada tropical, com muito sambinha.

Coworking

Regus, a maior empresa de coworking do mundo, deve pousar em Belém. Já está prospectando áreas.

Casta

Começou a obra do restaurante panorâmico que surgirá no Castanheira.

 

EM BAIXA

Mãe

A greve dos ônibus atrapalhou bastante o varejo nas compras para o Dia das Mães.

Emprego

O “Amazônia 2030” aponta que entre jovens de 18 a 24 anos na região, 42% estão desempregados.

Digital

No “Brazil Lab”, o atraso digital na Amazônia também foi pauta.

 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS