plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
COLUNA DE DOMINGO

Venda da Cerpa é assunto da coluna de Mauro Bonna

A construção de uma nova Yamada também é um dos assuntos

Imagem ilustrativa da notícia Venda da Cerpa é assunto da coluna de Mauro Bonna camera Fábrica da Cerpa em Belém procura comprador | Reprodução

A maquete do Fórum Landi

Neste domingo, o Fórum Landi reabre apresentando os resultados do Projeto Remapeando Belém, em plataformas físicas e digitais, e em homenagem ao professor Flávio Nassar. O público poderá conhecer a maquete do Centro Histórico de Belém, o vídeo “Maery” e o aplicativo de realidade aumentada sobre a evolução urbana do centro histórico, além da exposição de cópias de plantas originais do arquiteto italiano Antônio Landi. A programação integra o Projeto Circular Campina Cidade Velha.

Fórum dos 75 anos do TCE

O ministro Bruno Dantas, do TCU, está entre os palestrantes mais aguardados do Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro, que celebra os 75 anos do Tribunal de Contas do Pará. Dantas falará sobre “Análise crítica da transformação do controle externo a cargo do TCU: o paradigma constitucional de 1988”, e vai dividir o painel com a professora Tatiana Camarão, que abordará o tema “Os desafios para proporcionar um salto de qualidade e eficiência nas contratações públicas”. O Fórum ocorrerá na sexta, no Grand Mercure, para convidados, e transmissão aberta ao público no YouTube.

França

A Air France faz campanha publicitária em Caiena para testar a rota Caiena-Belém-Caiena. Cobra 399 euros ida e volta. Programou quatro voos charters, em 29 de julho, 5, 9 e 12 de agosto, usando Airbus 320, com capacidade para 170 passageiros. Uma grande oportunidade para o Turismo de Saúde, principalmente de odontólogos e dermatologistas.

Supermercado

No último ranking Abras, duas redes de supermercados paraense estão entre as 50 maiores em faturamento do Brasil: Lider (17º lugar) e Formosa (48º).

Gás

A previsão de chegada do navio regaseificador no terminal da Celba, em Barcarena, é março do ano que vem. A unidade vai fornecer gás natural para a planta da Alunorte.

Rural

Abrirá no dia 1º de dezembro, a Expopará já nas novas instalações da Associação Rural de Pecuária do Pará, com acesso pela avenida João Paulo II. O local terá a sede administrativa, Empório e Tatersal com salão de eventos. Com o aluguel de área para a rede Assaí, a entidade ficou bem na foto.

Floresta

A Vale lançou um fundo de investimentos de 200 milhões de reais em participações em startups que causem impacto positivo na área de floresta e clima.

Bauxita

A Hydro e o Green Investment Group formaram uma joint venture para construir um projeto híbrido de energia eólica no Nordeste, capaz de fornecer eletricidade para a mina de bauxita da Hydro em Paragominas.

Tênis

O mall de lojas da Arena Guga, na Almirante, terá uma loja do próprio Gustavo Kuerten, especializada em raquetes e acessórios para tênis.

Sorte

O empresário Piragibe Lindolfo inaugura no dia 4 de julho, o Golden Plaza, no 2º piso da antiga Visão, no Pátio Belém. Alimentos e bebidas na casa de entretenimento serão assinados por Paulo Rôla e Guto Rezende, que já operam a Sansei Temakeria e Bêra Gastronomia.

Argumento

A pauta do Argumento desta segunda: Bethânia Fidalgo Arroyo (Gastronomia na Unama), Carolina Venuto (Lobby) e Benjamin Zymler, ministro do TCU (nova lei de licitações). Às 22h30, na RBA.

Hidrovia

O Grupo Bertolini continua operando com sucesso a Hidrovia do Capim, trazendo soja de Paragominas.

Soja

O preço da terra disparou na região de Portel, em razão da chegada da cultura da soja. Em Rondon do Pará, a soja já tem irrigação subterrânea.

Expedição

O jornalista Olímpio Guarany e sua aventura em reeditar a Expedição Pedro Teixeira na Amazônia, virou matéria disponível no Globoplay.

Idiomas

Depois de chegar a oito unidades na capital e cinco no interior, a franquia Castilla Idiomas parte para um arrojado plano de expansão nacional. Já está presente no interior do Ceará e em Fortaleza desde o ano passado. O plano de crescimento começa pelo Nordeste.

Odonto

O aguardado Curso de Capacitação em Endodontia começa no dia 26 de agosto, e será ministrado pelas odontólogas Laís Prado e Amanda Silveira. Serão seis módulos de muita teoria e prática aplicada. Inscrições abertas no Crom Cursos.

Marajó

A empresa Master Motors, dona da lancha Golfinho, inaugurou a nova lancha, Campeão, mais moderna, rápida e segura. Vai atender Salvaterra e Soure, de segunda a sábado.

Tipitix

O Projeto Tipitix realizado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, em parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil e Instituto Peabiru, estará hoje, na programação do Circular. Os produtos desenvolvidos pelos agricultores de Barcarena estarão à venda na Ó de Almeida, 1083, entre Benjamin e Rui Barbosa.

Sustentabilidade

Mudanças na poderosa Fiesp: após ser excluído pelo presidente do Conselho Superior do Agronegócio, Jacir Costa, devido sua postura agroambientalista, o ex-presidente da Abag e ex-Agropalma, Marcello Brito, foi convidado pela nova direção e fará parte do Conselho de Sustentabilidade.

Corrida

Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Corrida do Bem Eco chega pela primeira vez a Belém. Com o patrocínio da Vale, via lei federal de Incentivo ao Esporte, a prova deve reunir mais de 1.500 corredores no Portal da Amazônia.

XP

A Ação Brasil, depois de mudar para nova sede no Umarizal, prepara o início de uma expansão nacional. Começa ainda neste ano por Macapá, Brasília e Rio. Os irmãos Marcely e Márcio Baena têm metas ambiciosas de captar 2 bilhões de reais até 2024.

Logística

Depois de 2020 e 2021 agitados com a chegada do Centro de Distribuições Nacionais, a oferta de galpões na Grande Belém voltou a subir. Ano eleitoral e inflação adiaram os planos de quem estava planejando novas operações até dezembro.

Teatro

O Grupo Xoxos estreia nesta terça, às 20h, no Teatro do Desassossego, na Casa Cuíra, a peça “Fale com estranhos”, com Leoni Medeiros.

Gourmet

O corredor gastronômico planejado por Edmilson para o trecho do Boulevard, em frente à Estação, anda mexendo com o mercado dos velhos casarões na região. Mal conservados, alguns deles entraram na mira da Prefeitura para desapropriação.

Energia

Um Fórum de Energia durante toda esta semana, em comemoração aos 103 anos do Clube de Engenharia do Pará. Na programação de terça, às 9h, palestra de Clovis Luciano Teixeira sobre o setor elétrico e o Pará: desafios e oportunidades.

Chocolate

A loja do Chocolates Gaudens, de Fábio Sicilia, passou a funcionar na Conselheiro, direto das 10h às 22h, mesmo horário da Don Vino. Aliás, a Gaudens abrirá quiosque no mix do Bosque Grão-Pará.

Lançamento

O condomínio residencial Arum Residence será lançado na avenida Independência, próximo ao Hospital Santa Maria. Serão 40 casas estilosas de 150 metros quadrados. Negócio de Sérgio e Bruno Duboc.

Acolhimento

O Castanheira agora conta com um Espaço de Acolhimento Social. O projeto, pioneiro, atuará no acolhimento e atendimento das demandas sociais e pessoais das comunidades existentes no entorno.

Assembleia

A Assembleia de Deus, em sua igreja-mãe, em Belém, comemora 111 anos de fundação em vasta programação com tônica social muito forte. No dia 17, em culto cívico, Bolsonaro estará em Belém, prestígio pessoal do pastor Samuel Câmara. E no sábado, 18, a caminhada da Escadinha à Praça da República.

Pastas

Abriu a cantina Famiglia Pastas, na Presidente Pernambuco. Cardápio assinado pela chef Flávia Soares.

Itália

Amanhã, Raphael Solino inaugura a operação do Lyno Cucina Italiana, na Wandenkolk com Jerônimo Pimentel.

Leite

O Pará tem sido um dos principais destaques no aumento da produção de leite – incremento de 70% na disponibilidade de leite por habitante, atingindo 173 litros/ano. Isso tudo graças ao sucesso de vendas dos queijos do Marajó e pela bacia leiteira do sul do Pará, por meio da capacitação dos produtores pelo Senar no programa ATEg Leite.

Arraial

O Instituto Felipe Smaldone realizará em sua sede na 14 de Março, no Dia dos Namorados, o seu tradicional Arraiá, com um festival de comidas típicas.

Cipó

Mariel Mello abrirá no início de julho, no Small Shopping, na Braz, uma loja Cipó, de velas aromatizadas em design diferenciado.

Combustível

O empresário Júlio Coimbra adquiriu, da Ipiranga, o posto de combustível da Alcindo Cacela com Conselheiro. E firmou parceria com o Grupo G2F para exploração do empreendimento, negócio que também envolve o posto Ipiranga da Centenário.

AP

O muralismo, expressão artística que vem se espalhando pelas cidades mundo afora, será tema de oficinas na AP, voltadas para crianças de 7 a 12 anos. Serão realizadas nos dias 18 e 19, no Muro do Toboágua da sede campestre.

Excelência

A Pollaris Blindagens uniu-se aos maiores blindadores e seguradoras do Brasil para oferecer um serviço de excelência. Com isso, o mercado de veículos blindados em Belém ganha maior qualidade nos quesitos pós-venda e manutenção.

Circular

De 8h às 20h de hoje, o Circular mobiliza 26 parceiros da Cidade Velha, Campina e Reduto com programações voltadas ao Dia do Meio Ambiente. Aliás, a AP da Presidente Vargas funcionará das 10h às 16h, com evento aberto ao público: exposição “A arte e a cidade”, música ao vivo (12h), bar e restaurante.

“Goeldi”

A partir de hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu Goeldi volta a receber visitantes aos finais de semana em seu Parque Zoobotânico - quarta a domingo, das 9h às 15h. O limite diário de visitantes agora é de 600 pessoas e o agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp institucional 91 99235-7842.

Robótica

O professor Rafael Herdy, do Núcleo Tecnológico Educacional, da Seduc, recebeu prêmio nacional do Festival do Sesi de Robótica, em SP, como o 4° melhor técnico destaque. Ele e o professor Petrônio Medeiros foram os técnicos da equipe Pavulagem, formada por alunos das escolas estaduais Albanízia de Oliveira Lima e Jarbas Passarinho.

Trindade

A imagem Peregrina da Santinha estará na missa de abertura da Festividade da Trindade, hoje, às 18h. Na praça, arraial com comidas típicas, jantar temático “Noite Japonesa” e shows da Banda Fruta Quente e Trindade Jovem.

Cerpa

Elias Azevedo, atual CEO da Cerpa, com uma procuração da família Seibel, circula por São Paulo tentando vender a Cerpa. Oferece a marca, os produtos e parte da fábrica ainda não penhorada. A família se contenta em ficar só com a distribuição na Grande Belém. A tarefa é difícil, pois são imensas as dívidas fiscal, trabalhista e com fornecedores. Uma pena!

EM ALTA

Gastronomia

Fábio Sicilia e Bethânia Fidalgo Arroyo estão fundando a Academia Paraense de Gastronomia. Serão 30 cadeiras.

Yamada

Começará ainda este mês, a construção da nova Yamada Express, no Sal, ao lado da Lojas Americanas.

Show

Jantar in Concert com Luiza Possi, nesta sexta, na AP, no Salão Magestic.

EM BAIXA

Fogo

Focos de incêndio na Amazônia crescem 96% em um ano. Foi o maior número de focos em um mês de maio em oito anos. Dados do Inpe.

Água

As chuvas ainda intensas têm atrapalhado bastante as obras de recuperação da ponte de Outeiro.

Saúde

A pandemia provocou uma migração muito grande da Unimed Belém para os seguros-saúde do Bradesco e SulAmérica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias