Hoje, Dia Mundial do Chocolate. O chocolatier Fábio Sicilia, usando a amêndoa premiada do produtor Ivan Dantas, de Medicilândia, curte o sucesso de sua marca Gaudens, que agora começará a ser exportada para Dubai
Cacau
O Pará já responde por 50,69% da produção nacional de cacau, segundo o IBGE. O estado também ganha em produtividade. O rendimento médio é de 948 quilos por hectare, enquanto a média nacional estaciona nos 469 quilos por hectare.
Nativo
Nativo da Amazônia, o cacau encontra no Pará as condições ideais, calor o ano todo e umidade altíssima. Também em seu ambiente natural o cacau resiste melhor às pragas. A colheita de 2022, no Pará, ocorrida em abril, rendeu 233 mil toneladas, diz o Ministério da Agricultura. Em 2010, eram apenas 67 mil toneladas.
Capital
Medicilândia, que desde 2021 ostenta o título de Capital Nacional do Cacau, encabeça a lista de municípios campeões no estado. Atrás vêm Uruará, Anapu, Brasil Novo, Placas, Altamira e Vitória do Xingu.
Fino
O Sítio Ascurra, de Robson e Sarah Brogni, às margens da Transamazônica, colhe 200 toneladas de cacau a cada safra anual. Cerca de 5% é cacau fino, preferido pelos chocolateiros artesanais adeptos da cultura “bean to bar”. Os frutos demandam cuidados especiais desde o cultivo até à secagem e chegam a valer o dobro no mercado.
Festival
Foi um sucesso o primeiro Chocolat Festival Xingu, em Altamira, reunindo cem expositores de toda a cadeia, de agricultores e chocolateiros. O Chocolat Xingu veio para ficar e promete um crescimento rápido.
Turismo
O Chocolat Xingu planeja estimular o turismo de experiência. Porém, por enquanto, o único com porteiras abertas para visitantes, o médico Antônio Pantoja, titular da Fazenda Abelha Cacau, nos arredores de Altamira já recebe grupos interessados em conhecer seus 25 mil pés de cacau, além do meliponário, com dezenas de espécies de abelhas nativas.
Argumento
A pauta do Argumento desta segunda: o empresário Samuel Carvalho, titular do Armazém25, e o médico especializado em sono, Diogo Vaz. Às 22h30, na RBA.
Lagosta
O verão na costa nordestina atendeu ao pedido dos gourmets do Bistrô Grand Cru. As enormes lagostas braseadas estão de volta ao menu da vinheria da Braz, em harmonizações refrescantes.
Di Vino
É divino o que o restaurante Famiglia D’Italia, no shopping da Doca, vai realizar no próximo dia 14. O restaurante irá selecionar rótulos e um cardápio exclusivo para quem quiser aprender e apreciar mais sobre a harmonização de vinhos. Esta edição do Di Vino terá como tema o verão e ocorrerá às 20h, com reservas feitas de modo antecipado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar