Élder Adailson de Paula Parrella, presidente da Área Brasil, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), está em Belém para recepcionar a visitação pública ao Templo da Igreja, em frente ao Condomínio Água Cristal, na Avenida Centenário. A visitação vai deste sábado a 5 de novembro. O Templo será solenemente inaugurado no dia 20 de novembro.
Petróleo
A CDP alugou, por quatro anos, a área 1B-1 do Porto de Belém, para uma empresa que implantará as plantas de fluidos, laboratório e estocagem da logística de exploração de petróleo na Margem Equatorial.
Porto
As operações de fornecedores (supply), da exploração de petróleo, na costa do Pará e Amapá, serão feitas no Porto da Sotave, em Outeiro. Inclusive, o primeiro já está atracado.
Pesquisa
O Brasil destina à Amazônia cerca de 3% do total investido em ciência e tecnologia, para uma área de 60% do território nacional. Pesquisadores da Fiocruz chamam atenção para o aumento de casos de raiva, em humanos na região, altamente correlacionados ao desmatamento da floresta.
Doença
Raiva, malária, dengue, chikungunya, zica, leptospirose, hanseníase, Chagas, filariose. Essas são algumas das doenças que tiveram origem em animais e que já desencadearam casos, surtos e epidemias na Amazônia. Se a biodiversidade da floresta amazônica é potencial fonte de doenças, por outro lado, a floresta em pé impede que elas saiam de controle, diz estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Infecciosas
Cerca de 60% das doenças infecciosas originou-se de patógenos de animais que saltaram para os humanos. O Instituto Evandro Chagas isolou 180 vírus diferentes, na Amazônia, dos quais 116 eram novos para a ciência, 37 associados a doenças em humanos e nove com potencial de surtos e epidemias.
Diluição
Segundo estudo da USP, ambientes com alta biodiversidade e intactos, diluem as espécies de alto risco de zoonoses. Mosquitos, por exemplo, podem ser comidos por uma variedade de predadores nesses ambientes.
Campeonato
O Castanheira vai sediar a final do LPE Magazan, modalidade Free Fire Mobile, com a participação das maiores equipes do Pará, no sábado e domingo. Será o primeiro de Belém, executado totalmente online por meio de aparelhos smartphones, cedidos pela Positivo, sem o uso do computador.
Partilhar
Hoje, a Vale apresenta o Programa Partilhar, na XV FIPA, durante painel. Lançado pela empresa em 2020, o programa desenvolveu metodologia própria e inovadora, que considera a contribuição social e econômica dos prestadores de serviço.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar