Rentabilidade
Modelo da bioeconomia na Amazônia, a CAMTA, em Tomé-Açu, produtora de mais de uma centena de itens, tem rentabilidade de mil dólares por hectare ao ano. O retorno com criação de gado gira em torno de 100 dólares por hectare/ ano.
Tecnologia
O Projeto Amazônia 4.0 tem entre suas metas a criação de um instituto de tecnologia, nos moldes do americano Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com investimentos de 1 bilhão destinados a formar especialistas em bioeconomia.
Bioeconomia
Estudo do BID estimou em 30 bilhões de dólares a receita do estado do Pará, até 2040, com bioeconomia. O potencial para exportação de 43 produtos compatíveis com a floresta chega a 120 bilhões de dólares.
A médica Caroline Palheta inaugura oficialmente, hoje, a sua clínica boutique de Dermatologia Avançada, no sofisticado Quadra Corporate, no início da Doca. Reúne o que existe de mais moderno em tecnologia, com uma equipe altamente especializada. Belém Up To Date no setor.
Produtos
Potencial é o que não falta para os produtos da bioeconomia amazônica, como cacau, açaí, pimenta-do-reino, frutas tropicais e peixes nativos. De uma lista de 64 itens já exportados atinge, atualmente, 176 bilhões de dólares.
Ensino
Hoje, a rica Prefeitura de Canaã dos Carajás tem quatro mil funcionários. Quem trabalha no serviço público não tem do que reclamar. Um professor municipal, com horário em dois turnos, tem salário de 10 mil reais.
Turismo
O próprio município de Canaã dos Carajás vai construir o aeroporto da cidade. Existe foco no turismo ecológico. Começou a construção de uma passarela de vidro na entrada da cidade e de um bondinho ligando o seu ponto mais alto a um parque.
Vale
Na Assembleia Geral Ordinária, prevista para 28 de abril, a Vale vai promover mudanças em seu conselho de administração. São 13 integrantes, dos quais, 12 eleitos por seus investidores e um pelos empregados. O colegiado é responsável por definir os rumos da Companhia a curto, médio e longo prazos.
Minério
Atualmente, a Vale tem seis operações no Pará: projeto S11D, em Canaã; minas menores em Parauapebas e Curionópolis; Cobre (Sossego), em Canaã; (Salobo), em Marabá; e níquel em Ourilândia (Mina Onça Puma). Ainda há previsão de expansão no Estado.
Marajó
A nova embarcação Campeão 9, que entrou na concorrida linha para Salvaterra e Soure, recebeu muitas críticas. Poltronas estreitas e sem acessibilidade nos corredores.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar