Minissérie de Contos Amazônicos
A minissérie ‘5 para 1/2 Noite’, adaptação dos Contos Amazônicos, de Inglês de Sousa, entra nas últimas semanas de gravação. A diretora Jane Covre, da Golgan Filmes, reforçou o time da produção com um trio de atores paraenses de renome nacional: Goretti Ribeiro, Mony Gester e Guto Galvão. Eles participaram de novelas globais e filmes premiados como Eu, Nirvana e Pureza. A minissérie será encerrada trazendo para as telas o conto Acauã, o mais lido da literatura paraense.
Segurança nos shoppings
No dia 13 de fevereiro, a Abrasce-Associação Brasileira de Shopping Centers fará o primeiro encontro regional de 2025, específico para superintendentes e gerentes/coordenadores das áreas de operações e segurança, dos shoppings do Pará. Especialistas em segurança de shoppings e representantes dos principais órgãos de segurança do Estado debaterão ações e protocolos a serem adotados, no período da COP30.
Açaí
A empresa portuguesa Strampower S.A, fornecedora de energia verde em Vilar do Pinheiro, passou a importar, do Pará, toneladas de caroços de açaí para transformar em biocombustível.
Nazaré
O escritório Gama Malcher conseguiu o deferimento da Recuperação Judicial do Grupo Nazaré. O Grupo deixou o setor supermercadista e passou a atuar na administração de bens próprios e desenvolvimento de negócios imobiliários.
Energia
Operando com equipamento BYD, foi energizada parte da usina fotovoltaica da joint venture Raízes/Grupo Gera, no Altiplano de Santarém. Concluída, será repassada para a Brasol, que faz parte do fundo de investimentos Blackrock.
Altamira
Em análise, a licitação da SEOP para a completa reforma do Hospital Regional de Altamira, ao custo de 204 milhões de reais. Na disputa, Paulitec e Emad.
Castanhal
Via Fungetur, o empresário Chico da Pimenta corre para concluir, para a COP30, um hotel com 150 apartamentos, em frente à primeira loja do Líder, em Castanhal. Hasteará a bandeira Ibis, da rede Accor.
Santarém
Terá 134 apartamentos o Hotel Ibis, em construção na Avenida Mendonça Furtado, em Santarém. O empreendimento contará com restaurante, coworking, academia e sala de reunião. Negócio de Roberto Branco, via Fungetur.
Velocity
Inaugura em março a expansão da Velocity, no térreo do sofisticado Connext, na Dom Romualdo de Seixas, com dois novos studios: Vidya e Race Bootcamp.
Ponto
Com 1.700 metros quadrados, a Leal Moreira adquiriu estratégica área na 14 de Março, entre Nazaré e Governador, bem próxima ao Líder.
Monumento
Monumento alusivo à COP 30 será instalado no Portal da Amazônia, com os selos do Governo, Prefeitura e Ministério do Turismo.
Argumento
Hana Ghassan, governadora em exercício e presidente do Comitê Estadual da COP30, estará, nesta segunda, no Argumento. Às 22h45, na RBA.
Macaco
Agora em fevereiro, Arlindo e Caio Guimarães, abrem mais uma unidade do sucesso da Pizza do Macaco, no mix do Pátio Belém. Massas e pizzas servidas no sistema de rodízio são as especialidades da marca.
Princesa
Princesa Louçã em ritmo de COP30. O hotel ganhará uma padaria/boulangerie, ocupando o espaço onde funcionou o caixa eletrônico do Itaú, com frente para a Presidente Vargas. Vai aumentar a capacidade da lavanderia, com duas novas lavadoras-extratoras e duas lavadoras de roupas finas. Inicia a repaginação dos salões Karajás, Muiraquitã e Uyrapurú, além do Foyer. E a reforma dos 363 apartamentos, em andamento. Tudo com recursos próprios.
D’italia
O tema de janeiro do Festival Musical D’italia, no mix do shopping da Doca, é “Tributo a Tim Maia”, interpretado pelo cantor Afonso Cappelo. Vai de 28 de janeiro a 1º de fevereiro. As reservas já iniciaram.
Vista
Acima de 100 metros quadrados, a vista passou a ser o item mais importante na valorização de um apartamento. Adensamento, cercado de prédios por todos os lados com falta de privacidade, caiu de cotação. Sol da tarde e sombra permanente na área de lazer também tiram muitos pontos. O consumidor ficou mais atento.
Criança
Em instalação um Espaço Kids, com playground, na Estação. Ocupará o antigo ponto de Cinthia Charone, no Mezanino.
Hangar
A SEOP investe 49 milhões de reais na revitalização do Hangar: lógica, refrigeração, piso, troca dos vidros trincados, mobiliário e acesso coberto ao estacionamento.
Machida
Será no final de março, a inauguração da quinta unidade da Academia Machida, estrategicamente instalada na esquina da Rui Barbosa com Manoel Barata, em imenso imóvel de Carlos Xerfan, com 2,5 mil metros quadrados, onde funcionou a Unimed.
SKY Fit
Abriu uma imensa unidade da Academia SKY Fit, marca do cantor Lucas Lucco, em Icoaraci, em plena Lopo de Castro.
Selfit
Uma unidade da Selfit, com 1.400 metros quadrados, vai ocupar todo o segundo andar do novo Mall que surge em São Brás, em frente ao Terminal Rodoviário e à Estação Cidadania, na Almirante com Governador, onde funcionou o antigo Supermercado Almirante.
Bluefit
Só este ano serão inauguradas quatro novas unidades da rede Bluefit no Pará: Alcindo Cacela, Formosa Duque (junho) e Humaitá, em frente ao HSM, no dia 10 de novembro, exatamente no dia da abertura da COP30. Além de Marabá.
Alcindo
Burocracia portuária em Santos, já que todo o equipamento Life e Hammer é importado, jogou para 15 de fevereiro, a inauguração da Bluefit-Alcindo Cacela, a maior unidade da rede, no País. A pré-matrícula promocional já iniciou.
Jornaleco
Depois de um mês internado no Hospital Adventista, o jornalista Raymundo Mário Sobral tem alta neste sábado. No próximo final de semana, o Jornaleco retornará às páginas do Diário.
Obras
São 30 obras estruturantes, em andamento, para a COP30. O orçamento é de 4 bilhões, com recursos do Tesouro do Estado, da Itaipu Binacional e financiamento junto ao BNDES.
Parque
Cerca de 73% das obras previstas para a COP30 estão concluídas, na 1ª etapa do Parque da Cidade. A 2ª etapa, pós-COP, contempla o Museu da Aviação e um centro de economia criativa.
Futuro
No Porto Futuro II, cerca de 61% das obras estão concluídas em cinco galpões. Serão mais dois Terminais Hidroviários e três com o Hotel Vila Galé.
Linear
O Parque Linear da Doca, financiado pela Itaipu Binacional, está com 51% das obras concluídas. O da Tamandaré, com recursos de financiamento junto ao BNDES, atingiu 47% de conclusão. Os dois, dentro do cronograma previsto.
Marinha
A obra da Rua da Marinha, que de duas pistas de rolamento ficará com seis, interliga seis bairros, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belém. Ficará concluída para a COP.
Saneamento
São 13 canais na Grande Belém que recebem obras de saneamento, simultaneamente, beneficiando mais de 500 mil pessoas com drenagem pluvial, esgotamento sanitário e paisagismo. Ao todo, foram 59,5 quilômetros de rede de esgoto e mais de 10 mil unidades de ramais domiciliares instalados nas obras das bacias do Tucunduba, Una e Tamandaré.
Verde
O Parque da Cidade será totalmente gradeado. O paisagismo, projetado e executado por experts do setor, contempla, na 1ª etapa, 2.500 árvores plantadas e transplantadas. No momento, 1.400 árvores já estão no parque aproveitando o período chuvoso. Técnicos garantem que terá sombra durante o sol escaldante de novembro.
Gastronomia
O setor curte ansiedade total. Haverá um chamamento da Secretaria Extraordinária da COP, atendendo exigências da ONU, para exploração dos pontos comerciais no Boulevard da Gastronomia na “Cidade da COP”, isto é, o Parque da Cidade. Prioridade para a culinária regional. É bom colocar logo a maniva no fogo.
Internet
O projeto de conectividade em torno da COP, sem dúvida, será o grande legado tecnológico para Belém. Rumo ao futuro.
Estacionamento
Os cinco galpões do Porto Futuro II terão estacionamento na frente, exatamente igual ao sistema da Estação. O Porto Futuro também terá sala de cinema.
Rápido
As opções gastronômicas no Porto Futuro II serão diferentes das oferecidas na Estação. Justamente para não conflitar. Algo parecido com o “Time Out” de Lisboa. Grande variedade de comidas rápidas.
Voluntários
Como todo grande evento, a COP30 fará um chamamento para voluntários que queiram atuar em suas várias frentes.
Imóvel
É imensa a especulação de valores para aluguel de imóveis durante a COP. É melhor baixar a bola para não provocar frustrações. A Secretaria Extraordinária, órgão federal, lançará uma plataforma para cadastro dos interessados.
Flutuante
O plano prevê oito mil leitos flutuantes disponíveis para a COP30. Serão dois grandes navios, com três mil leitos cada, aportados em Outeiro. E mais dois mil, em pequenos navios de expedição, no Porto de Belém.
Píer
Com o uso do píer da Sotave, em Outeiro, será construída uma estação para recepção, com check-in e check-out, além de toda logística de transporte, logo na entrada do porto.
Navio
Ainda este mês, a Secretaria Extraordinária da COP assinará os contratos dos grandes navios que oferecerão leitos flutuantes. O que seriam dois navios da MSC, agora a previsão é que seja um da MSC e outro da Costa Cruzeiros. Apenas para compatibilizar com o início da temporada de cruzeiros no Brasil.
Marajó
Como os pedidos de informações são grandes, há expectativa de uma curiosa revoada para o Marajó, no período da COP. Haverá reforço de transporte fluvial. Os búfalos já estão de molho.
Pátio
O Engenho Comida Brasileira, antigo Engenho do Dedé, ficou com a segunda loja do Espaço Gourmet do Pátio Belém que terá ainda o restaurante Tio Armênio e a cafeteria Havanna. As obras de adequação da área, onde funcionou o segundo piso da Lojas Americanas, já começaram. Em paralelo, a Lojas Americanas já iniciou o retrofit da sua área, de cerca de 2 mil metros quadrados, que ocupa no primeiro piso do shopping.
EM ALTA
Paz
Grande curiosidade dos visitantes pré-COP desperta o projeto das Usinas da Paz. São nove em funcionamento e 26 em construção. Serão feitas visitas guiadas.
Voo
Devidamente homologado, o heliponto instalado no Parque da Cidade, na área do Batalhão da PM.
Emprego
As obras da COP30 geram cinco mil empregos diretos e indiretos na construção civil, segundo dados da Seaster.
EM BAIXA
Esgoto
Santa COP: com quase 400 anos, somente agora a feira do Ver-o-Peso ganha o seu primeiro sistema de esgotamento sanitário. Até aqui, tudo ia direto para a baía. Tudo!
Portal
Grande aposta na sensibilidade de Igor para mandar instalar lombadas no Portal da Amazônia, acabando com a farra das vans.
Peixe
Com 409 anos, Belém merece um terminal pesqueiro condigno.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar