
Bispo
Dom Alberto Taveira renunciará à Arquidiocese de Belém, no próximo dia 26, quando completará 75 anos de idade. No Rio, Dom Orani renunciará em junho. Em novembro, será a vez de Dom Leonardo, em Manaus.
Exposição
Walda Marques marca destacada presença na exposição coletiva, com fotógrafas paraenses, que percorre São Paulo, Rio, BH e Brasília. Com curadoria de Sissa Aneleh, a mostra ocupa espaço itinerante nas galerias do CCBB nas quatro capitais.
Açaí
Um batedor de açaí portátil será fabricado e comercializado por empresa chinesa. Criado no Pará, por Rui Hildebrando, a máquina deve levar mais controle para o processo de produção. Permitirá que o consumidor bata o açaí em casa, de forma prática, utilizando apenas água e cápsula com o fruto.
Portátil
Automatizado, o batedor portátil de açaí possui uma bomba de água que tem um temporizador, programado para começar a funcionar em 30 segundos, após o início do processamento. A repetição por minuto (RPM) gira entre 900 e 1.700, dependendo da configuração. Segundo o inventor, Rui Hildebrando, o equipamento chegará ao mercado com preço em torno de 2.200 reais. Dependendo da demanda, o preço deverá cair bastante.
Vinho
Professora de Gastronomia da Unama BR, a sommelière da Grand Cru, Tatiany Falcão, tem sido requisitada para ministrar cursos especiais de vinhos. Ela ensina como harmonizar a bebida com os mais diferentes pratos e sabores da culinária paraense.
Dólares
O Banco Industrial do Brasil captou 593 milhões de reais, junto ao Banco Mundial, para conceder crédito a empresas brasileiras de menor porte, sobretudo lideradas por mulheres. Cerca de 30% destes recursos serão destinados a famílias, além de pequenas e médias empresas da Amazônia Legal.
Intercâmbio
Nesta quarta e quinta, o STB Belém irá receber recrutadores de universidades americanas para dois momentos: um exclusivo para alunos de Medicina e outro para os alunos que pretendem fazer universidade nos Estados Unidos.
Santarém
Depois de muitas escavações e pesquisas, a antropóloga Denise Cavalcante Gomes (UFRJ) defende em publicação científica que o espaço onde, hoje, existe a cidade de Santarém, antes da chegada dos europeus era ocupado por um sofisticado centro cerimonial, uma Meca ou Jerusalém amazônica, liderado por poderosos xamãs indígenas.
Equilíbrio
Nesta quarta, haverá almoço empresarial na ACP, com o tema “Alta Performance com Equilíbrio: uma nova perspectiva sobre sucesso e bem-estar”. Felipe Frazão e Rebeca Barbosa são os palestrantes, tendo a mediação de Izabela Araújo.
São João
Os armarinhos Arte&Costura, de Paula Brasil Rocha, já estão com novidades em looks para a quadra junina. Ela prepara, como todos os anos, uma exposição no térreo do Pátio Belém, em meio às tradicionais barracas de comidas típicas da época.
EM ALTA
COP
“COP na Amazônia não faz sentido sem amazônidas”, diz ao Valor, o reitor da UFPA.
Amazônia
A UFPA é, hoje, a universidade do mundo que mais estuda o dia a dia da Amazônia. Superou a USP.
Grande
A UFPA tem, atualmente, 50 mil alunos. É a segunda maior do País, só perde para a UFRJ. Oferece 150 cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
EM BAIXA
Internet
A retirada dos cabos mortos dos postes acabou cortando muita internet viva, na cidade. Transtorno.
Obra
Vai ser preciso muita calma. Com a diminuição das chuvas, as obras para a COP devem revirar de ponta-cabeça o trânsito na cidade. Ainda mais.
Treinamento
Com carência de mão de obra treinada, começou o rouba-rouba de garçons e profissionais de hotelaria. Gente que já entra jogando. COP à vista.*
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar