
Museu
O MAZ- Museu das Amazônias, no Armazém 4 do Porto Futuro, abrirá na semana do Círio com a exposição de Sebastião Salgado. O projeto contempla espaços ao ar livre, estruturas interativas e imersivas, mesclando cultura, ciência, tecnologia e arte.
Temas
O MAZ terá quatro temas: Amazônia Milenar (saberes ancestrais indígenas), Amazônia Secular (histórias de ribeirinhos, extrativistas, quilombolas e seringueiros), Amazônia Degradada (impactos ambientais, riscos e crises ecológicas) e Amazônias Possíveis (cenários e caminhos para o futuro).
Amazônia
Os Anijar, aqui representados por Meg, lançaram a linha “Amazônia”, da Tidelli. Móveis outdoor feitos em alumínio e corda náutica, próprios para resistir ao tempo e manter o conforto e beleza. Compõem o novo Espaço COP30, na loja da Marmobraz.
Puba
O espaço de gastronomia no Porto Futuro II abrigará 15 operações, entre elas, a segunda unidade do gastrobar Puba, com assinatura do chef Thiago Castanho.
Supermercado
Helder sancionou a lei que torna a Aspas- Associação Paraense de Supermercados em Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.
Educação
A Câmara Setorial de Educação da ACP agendou, para o próximo dia 23, a solene entrega do Mérito Educacional à professora Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama e presidente do Conselho Estadual de Educação.
Diálogos
Entre os dias 27 e 29 de agosto, o Cesupa promove o evento Diálogos Amazônia e Clima, com três dias de atividades. A programação inclui conferências, grupos de trabalho, oficinas e feiras temáticas sobre saúde, bioeconomia, políticas públicas e inovação na região amazônica.
Arte
A Exposição Cidade-Floresta será realizada de forma integrada ao I Congresso Internacional Stricto Sensu Unama - COP Universitária, na Galeria Graça Landeira. Objetiva reunir obras de artistas e estudantes do Pará, Rio e da França em torno das relações entre paisagem, cidade e arquitetura na região amazônica. De 28 de outubro de 2025 a 13 de março de 2026.
Bienal
Atravessando fronteiras internacionais, a Bienal das Amazônias chega à Colômbia. Com curadoria de Keyna Eleison e Vânia Leal, a mostra “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos” estará no Museo de Arte Moderno de Medellín (MAMM), até fevereiro de 2026. Em Belém a segunda edição da Bienal abre em agosto, com artistas de 11 países e o tema ‘Verde-Distância’, baseada em Verde Vagomundo, de Benedito Monteiro.
Gastronomia
O chef francês Claude Troisgros lembrou do chef paraense Paulo Martins durante a premiação Melhores da Gastronomia 2025, em São Paulo. Claude disse que Paulo fez muito pela gastronomia do Brasil e afirmou que o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é um dos maiores do País.
EM ALTA
Tinta
A Sé ganha uma providencial revitalização cromática. Santa COP.
Frio
A nova refrigeração da Estação tem suportado tranquilamente o calor escaldante do verão. Santa COP.
Beleza
A revitalização externa do Complexo dos Mercedários permitiu que muitos notassem a beleza do patrimônio histórico. Santa COP.
EM BAIXA
Abandono
A UFPA precisa acompanhar melhor a chegada e saída de seus alunos. Os abrigos de ônibus no campus do Guamá são sujos, quebrados e inseguros.
Praça
A esquecida praça Waldemar Henrique merece um banho de loja para enfrentar a COP. Entre hotéis de luxo e em frente ao Porto Futuro II. Merece mesmo.
Peixe
Um terminal pesqueiro na cidade acabaria com o triste movimento predador que todas as noites toma conta do entorno da Praça do Relógio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar