A Justiça Federal aplicou penas que ultrapassam 90 anos de prisão a oito réus denunciados pelo MPF por fraudes na comercialização de madeira descobertas na Operação Ouro Verde II, deflagrada em junho de 2007, no Pará. Na sentença, o juiz Rubens Rollo D’Oliveira, da 3ª Vara, condenou José Roberto Farias da Silva e Alisson Ramos de Moraes à pena de 19 anos e cinco meses cada um. Raphaela Correa dos Santos e Carlos Henrique Oliveira foram punidos, respectivamente, com 16 anos e oito meses e dez anos de reclusão. Outros quatro réus receberam penas menores.

FOGO

O envolvimento da comunidade de Alter do Chão no combate aos focos de queimadas que ocorrem desde o último sábado no interior da área de proteção ambiental, na região do Eixo-Forte, em Santarém, uniu os mais divergentes setores políticos e culturais da vila, sem contar na pronta ação integrada dos órgãos municipais e federais, sob a coordenação do governo do Estado. Alter tem forte presença de Ongs e residência de ambientalistas e foi justamente a brigada de voluntários da vila, um projeto da sociedade civil, quem deu o primeiro combate aos focos de incêndio.

PUBLICAÇÃO

Será lançada hoje, em Brasília, a primeira edição da Revista de Jurisprudência do Colégio Permamente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), que tem como um dos autores o advogado paraense Carlos Kayath. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, será a personalidade jurídica homenageada. A publicação, que será lançada às 18h no salão nobre do TSE, trará os principais julgados relativos ao tema eleitoral.

CLAQUE

Guto Coutinho, irmão de Zenaldo, e Izabela ‘Dinheirinho’ Jatene reuniram no último sábado com meia dúzia de cabos eleitorais do PSDB Mulher, convocando a arregimentação de 200 pessoas para fazer um protesto contra o governador Helder Barbalho na inauguração do hospital Abelardo Santos, no próximo dia 19. Um misto de ócio e inveja move a dupla, que age em nome do pior prefeito que Belém já teve e do governador mais preguiçoso da história do Pará. Sem ter o que fazer na vida, dedicam-se a ruminar o inconformismo com o ritmo de trabalho e a popularidade de Helder.

VEXAME

A questão é que os tucanos ainda não assimilaram a vexatória derrota nas eleições do ano passado, quando foram escorraçados pela população. Izabela, cujo escândalo do ‘dinheirinho’ quase foi engavetado pelo Ministério Público do Estado, devia pedir desculpas públicas pelas obras inacabadas deixadas pelo pai, com direito a um poste deixado dentro de um hospital público. Já Guto devia aconselhar o irmão a criar vergonha e fazer uma administração menos lesiva aos interesses da cidade de Belém.

PREVENÇÃO

O Hospital Metropolitano realiza hoje, às 9h, a simulação de um incêndio no 4º andar, o mais alto da unidade. A ação será realizada pela brigada interna de incêndio em parceria com a Cruz Vermelha. A ação faz parte do treinamento de evacuação de áreas e visa prevenir situações de emergência, além de treinar de forma eficiente e segura a desocupação do prédio, considerando a estabilização de pacientes e a integridade física de usuários. Ao todo estarão envolvidos no teste cerca de 50 voluntários. Pacientes e acompanhantes foram informados previamente sobre a simulação.

LINHA DIRETA

O ex-senador do PT-RJ e ex-presidente da UNE, Lindberg Farias, participará do debate “Desmontes na Universidade Pública e Resistências” que será promovido pelos estudantes do Movimento “Enfrente”, na próxima quinta-feira, às 16h, no auditório do Setorial Básico da UFPA.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região promove hoje, a partir das 9h, leilão unificado no Depósito Público de Ananindeua. Entre os bens a serem leiloados, carros importados, motocicletas, embarcações, imóveis, entre outros.

A Justiça Federal entregou uma tonelada de alimentos a duas entidades filantrópicas de Belém. As doações integram a campanha de solidariedade pela visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ocorrida na segunda-feira (9), com missa celebrada na Seção Judiciária pelo padre Eloi Wayth.

Em recente rega-bofe, o presidente da CMB anunciou publicamente que seu nome já foi ungido por Zenaldo como candidato a prefeito de Belém. Reclamou, porém, da insistência do deputado Cássio Andrade (PSB) que tenta emplacar a esposa como vice na chapa e já ameaça retirar apoio caso não seja atendido.

O Sinduscon-PA prepara-se para apresentar termo de cooperação técnica no workshop a ser promovido em outubro, pela Auditoria Geral do Estado, com foco em compliance e que tem entre os aliados a Fiepa. A meta com a AGE é alinhar os setores público e privado na qualidade de serviços, cumprimento de prazos e melhor aplicação de recursos.

Requerimento do vereador Igor Andrade foi aprovado por unanimidade, na Câmara de Belém, para a realização de uma audiência pública que vai debater a qualidade da prestação dos serviços das operadoras de telefonia celular no município de Belém.

Foto: Agência Pará

MAIS ACESSADAS