As eleições em Belém já contabilizam dois perdedores, antes mesmo da abertura das urnas. O mais notório deles é o deputado federal Éder Mauro, cujo estilo raivoso sem causa não seduziu os convencionais do PSD. Por tabela, a derrota alija o bolsonarismo do pleito, pois o delegado se intitula “o homem do presidente” no Pará. Considerado nome certo na eleição, Éder não teve topete para superar Gustavo Sefer e foi fragorosamente goleado por 10 votos a 1 na convenção realizada ontem. Sefer, de perfil agregador, já costura alianças para encorpar a chapa.

MICO

A outra fragorosa derrota pré-eleitoral tem bico e plumagem. A convenção tucana consagrou o baixo astral. Desidratado, o PSDB expõe publicamente o seu desmantelamento no Estado, sem nome qualificado para viabilizar candidatura própria à sucessão de Zenaldo Coutinho. O fato em si constitui um vexame histórico. Agarrou-se ao imberbe Thiago Araújo (Cidadania), cujo único atributo é ser herdeiro de antigo cacique tucano hoje entrincheirado na corte de contas municipal. A convenção foi marcada pelo desânimo, prestigiada apenas por aspones e DAS.

ACLAMAÇÃO

A convenção do MDB aclamou o nome do deputado federal José Priante para concorrer à Prefeitura de Belém. Em clima festivo, ele foi recepcionado pelos convencionais, ao lado da candidata a vice, Patrícia Queiroz (PSC), conhecida cantora gospel da Igreja Quadrangular. O evento realizado reuniu lideranças e parlamentares do partido, com destaque para a participação do governador Helder Barbalho.

UTINGA

Na aguardada sessão do Conselho Superior do Ministério Público, ontem, o conselheiro Hamilton Salame não aceitou o pedido de arquivamento do inquérito civil referente a irregularidades nas obras do Parque do Utinga durante o governo Jatene. Ele determinou que o promotor encarregado do caso, Daniel Azevedo, realize novas diligências. Em nota, anteontem, o RD chamou atenção para a importância dessa decisão. Azevedo, o mesmo que enterrou o rumoroso caso Dinheirinho, é conhecido nos corredores do MPPA como “coveiro” das mazelas tucanas.

GAVETA

Os demais procedimentos envolvendo ilícitos na Sespa, Cosanpa, Detran, Seduc, Sema e outros órgãos, tanto na capital quanto no interior, durante a cavernosa gestão de Simão Jatene, foram todos olimpicamente arquivados. São processos que estavam emperrados há quase uma década e que, a partir de agora, repousam em sono eterno nas gavetas do esquecimento, sem que os responsáveis sejam sequer advertidos pelas falcatruas perpetradas contra o erário. Faltou coragem e espírito público aos ditos fiscais da Lei.

HOMICÍDIO

Hilton Soares Souza Filho, apontado como assassino do ator Ricardo Sena de Macedo, conhecido como Ricardo Bomba, será julgado hoje, a partir das 8h, no Fórum de Belém, em sessão presidida pelo juiz Raimundo Moisés Alves Flexa com restrição de público por causa da pandemia. O crime ocorreu no dia 1º de maio de 2019, no conjunto Pedro Teixeira, no bairro do Coqueiro. Imagens de vídeo mostram que Hilton esmurrou o humorista, que caiu e bateu a cabeça na calçada. Em seguida, o agressor ainda chutou a cabeça da vítima já desfalecida no chão.

LINHA DIRETA

O pré-candidato Dr. Daniel Santos (MDB) à prefeitura de Ananindeua terá Erick Monteiro (PSDB) como vice. A parceria é inédita entre os partidos na disputa pela prefeitura da segunda maior cidade do Estado. A costura política envolveu o deputado Nilson Pinto e o prefeito Manoel Pioneiro.

Na festiva convenção do PSOL, ontem, no hotel Sagres, que lançou Edmilson Rodrigues para disputar pela quinta vez a Prefeitura de Belém, a novidade foi o anúncio da proposta de renda mínima para famílias pobres e o financiamento para micro e pequenas empresas.

A frente de esquerda encabeçada por Edmilson é composta, além de PSOL e PT, por PCdoB, PCB, Rede, PDT e UP. A convenção do PT, que confirmou Edilson Moura como vice na chapa, foi realizada no começo da tarde, no mesmo local, reunindo dezenas de convencionais.

A figura mais surpreendente desta eleição vem de Abaetetuba: é The Lithos Show, candidato a vereador. Sua proposta é simples: não fazer nada. Pautou sua plataforma no exemplo de outros vereadores que, segundo ele, são absolutamente inúteis e têm casa, carro e um bom salário.

O principal apelo da campanha de The Lithos é fazer farra todos os dias, agitando a vida cultural da cidade. Ninguém trabalha, todo mundo engana, diz ele. Por isso, resolveu apelar para a sinceridade: se eleito, Abaetetuba vai virar um local de festas, música e alegria.

Pesquisadores do cooperativismo realizam, hoje e amanhã (18), o 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo. O evento on-line tenta estimular a produção de conhecimento científico sobre o sistema cooperativista. A transmissão será feita pela plataforma Microsoft Teams.

Veja mais no Repórter Diário desta quinta-feira Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS