A tradicional praça do Carmo foi reinaugurada, há uma semana, após penosa revitalização que durou nove meses e custou quase R$ 1,5 milhão. Como de hábito, a Prefeitura de Belém fez o serviço e pulou fora, como se nada tivesse a ver com a manutenção do logradouro. Não foi providenciada nenhuma vigilância e em poucos dias a praça voltou a ser terra de ninguém, com os vândalos dominando a cena. Delinquentes agem impunemente. Azar dos moradores e dos incautos que ainda se arriscam a estacionar no entorno.
DANOS
Os antigos bancos, afinal toda praça precisa ter bancos, não foram recolocados. Balizadores foram instalados para evitar que os clientes incivis da rua Siqueira Mendes estacionem no meio da praça do Carmo. Os danos que a falta de fiscalização provoca diariamente logo estarão acarretando custos que as verbas públicas não conseguirão cobrir. Bares espalham cadeiras pelas calçadas, atrapalhando os pedestres.
DECRETO
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de ontem, o decreto de nomeação de Cesar Mattar Jr. para o cargo de procurador geral do Estado. Com isso, o governador Helder Barbalho cumpriu a promessa de respeitar a tradição de escolha da lista tríplice do Ministério Público. Apesar da nomeação, Cesar Mattar só assume o cargo em abril do próximo ano por força de mais uma manobra casuística do atual procurador, Gilberto Martins, que em 2018 conseguiu aprovar na Alepa, com apoio de Márcio Miranda e Simão Jatene, lei antecipando a eleição no MPPA para dezembro daquele ano.
TRAMOIA
Com a jogada, Gilberto Martins, apaniguado de Jatene, garantiu que fosse nomeado ainda pelo governador tucano. Antes, a eleição no MPPA era realizada em março, com a posse no mês de abril. Graças a esse conluio espúrio, arquitetado nos gabinetes do PSDB, partido ao qual Gilberto sempre esteve umbilicalmente atrelado, todo o calendário interno da instituição foi redesenhado. O mais absurdo de tudo isso é que a transição do MPPA tem hoje o maior tempo de duração de todos os órgãos públicos brasileiros, superando inclusive a do presidente da República.
VACINA
Nas redes sociais, o clima é de entusiasmo após a comunicação feita pelo governador Helder Barbalho revelando que irá procurar o governador de S. Paulo, João Dória (PSDB), e que vai assinar protocolo de intenções com o Instituto Butantan, de forma a garantir aos paraenses a vacina contra a covid-19. Revelou também a preocupação com o plano de vacinação no Estado. Helder viaja hoje para Brasília, onde terá audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discussão do plano nacional de imunização da covid.
ARTISTAS
A Secult publicou 9 editais, que contemplarão quase 1.000 artistas pela Lei Aldir Blanc. As inscrições foram abertas e depois prorrogadas, dando oportunidade para que todos se inscrevam. O Pará é o único Estado do país a realizar a busca ativa, que mapeia fazedores de arte e cultura de comunidades distantes dos centros, alcançando inclusive indígenas e quilombolas. Até agora receberam auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc 520 artistas que passaram na rigorosa triagem do governo federal.
LINHA DIRETA
Doze municípios do Pará serão anunciados hoje como ganhadores do Selo Unicef. A certificação premia avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todo o mundo. O anúncio será feito às 9h45, no canal do Unicef no YouTube.
Serão suspensos hoje o atendimento e serviços da UPA de Icoaraci e do Centro de Controle de Zoonoses, localizados na avenida Augusto Montenegro, para que seja ligada a nova subestação da concessionária de energia Equatorial e pelo Núcleo de Engenharia da Sesma.
Medida cautelar homologada pelo TCMPA sustou as nomeações, bem como as posses nos cargos, de servidores aprovados nos concursos públicos nº 01, 02 e 03 de 2019 e 2020 da Prefeitura de Maracanã, na fase em que se encontram, até nova deliberação.
A cautelar determina que a prefeita Raimunda Araújo (PSDB) encaminhe ao tribunal a comprovação da sustação dos concursos. O descumprimento da cautelar implica em multa diária de R$17.875,50. Raimunda não conseguiu se reeleger na eleição municipal deste ano.
O Sebrae no Pará, em parceria com empresários e prefeitura municipal de Bragança, realizará o V Circuito Gastronômico Sabores do Caeté, no período de 11 a 31 de dezembro de 2020. O evento terá a participação de restaurantes e bares de Bragança.
O festival tem o objetivo de promover o turismo gastronômico na região, assim como, a geração de novos negócios e aumento no faturamento das empresas participantes. Nesta edição, nove restaurantes participarão do circuito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar