Não será por falta de iniciativa do governador que a população paraense ficará sem vacinação. O governador Helder Barbalho, que participou da reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o plano nacional de imunização contra a covid-19, enfatizou a necessidade, junto com outros governadores, de que o governo federal lidere o processo de vacinação, para garantir que toda a população seja imunizada. “Não se pode ter disputa entre os Estados por uma vacina liberada pela Anvisa. Ela deve chegar de maneira igual a todos os brasileiros. É prioridade a igualdade de oportunidade de vacinação”, disse Helder.
CARESTIA
Quem mora em Ponta de Pedras, um dos municípios que mais produz carne bovina, anda estranhando a escalada de preços nos mercados e açougues. Os consumidores denunciam a alta inflacionária e tentam entender os motivos. Há algum tempo, pessoas de Belém iam à cidade comprar carne para aproveitar o preço vantajoso. Hoje a situação se inverteu: muita gente viaja até a capital e a cidades próximas, como Cachoeira do Arari e Abaetetuba, para driblar a carestia. O preço, em média, do quilo de carne de primeira já ultrapassa R$ 40,00.
ODORICO
A derrota política no pleito do Ministério Público parece ter subido à cabeça do tucano Gilberto Martins. No melhor estilo Odorico Paraguassu, ele assinou portaria dispensando a procuradora Maria Célia Filocreão Gonçalves da função de representante do MPPA no Conselho Penitenciário do Estado (Copen). Na mesma canetada, se autonomeou novo representante do MPPA no Conselho, designando a recém-dispensada Maria Célia para a vaga de suplente. Nos corredores do órgão, a pergunta é se ele, antes de deixar o cargo de procurador geral, vai se “autodesnomear”.
NAVIO
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente autorizou a empresa Superpesa Cia Transportes Especiais e Intermodais a realizar operação de reflutuação, retirada e varação do navio MV Haidar, que se encontra afundado no Berço 302 do Píer 300. De bandeira libanesa, o navio naufragou no dia 6 de outubro de 2015, no porto de Vila do Conde, em Barcarena, com cinco mil bois vivos e 700 toneladas de óleo destinados à Venezuela. O acidente causou sérios impactos ambientais e sociais à população do município. Os animais morreram afogados, muitos presos ao navio.
HOMENAGENS
Durante a cerimônia de abertura da VIII Conferência Estadual da Advocacia, hoje, a OAB Pará prestará duas importantes homenagens. Ubirajara Bentes de Souza Filho, presidente da OAB em Santarém, receberá (in memoriam) o Prêmio Ubirajara Bentes de Souza Filho, reconhecendo os relevantes serviços prestados na defesa das prerrogativas e atuação em prol do livre exercício da advocacia. O advogado, professor e jurista Zeno Veloso será agraciado com a Medalha Daniel Coelho de Souza, reinstituído pela atual gestão da OAB.
BÚFALOS
Nos dias 10 e 11 de dezembro o Sebrae vai promover, em Almeirim, o Bufal – Encontro de Criadores de Búfalos do Baixo Amazonas. Com o tema “Meu queijo, meu ouro”, o encontro pretende alavancar a atividade de produção de queijos artesanais de leite de búfala de Almeirim e do Baixo Amazonas, buscando a legalidade e aprimorando as técnicas de gestão, manejo, fabricação e comercialização, com a finalidade de torná-la competitiva no mercado. O produto já é comercializado e com excelente aceitação pelos consumidores finais.
LINHA DIRETA
O TRE deu parecer favorável à condenação, através de multa, de um militante bolsonarista, morador do Rio de Janeiro, que atacou com insultos nas redes sociais a candidata Maria do Carmo (PT), derrotada na recente eleição para a prefeitura de Santarém.
No próximo dia 15, data da eleição da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas, as principais redações de Belém e Santarém receberão urna eleitoral. Na RBATV, funcionará uma urna no prédio para receber os votos de jornalistas que trabalham nos veículos do grupo.
Em aparente retaliação à nota publicada pelo RD na segunda-feira, 7, sobre churrasco promovido por uma das chapas concorrentes, a presidente da comissão eleitoral do Sinjor tenta impedir a instalação da seção eleitoral no grupo RBA, que tem uma das maiores redações do Estado.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) realiza hoje assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira com o IFPA e a Fadesp, para iniciativas voltadas à formação e qualificação de profissionais pelo Programa Forma Pará.
Alter do Chão, em Santarém, será palco a partir de hoje da segunda edição do festival de cinema em sua homenagem. O evento, on-line, terá abertura oficial hoje com transmissão através do site oficial (festivaldealterdochao.com.br), com acesso liberado ao público.
O Fest Alter 2020 será realizado de 9 a 13 de dezembro, com a presença de apoiadores e patrocinadores, como o Sebrae no Pará, que aposta no audiovisual como gerador de emprego e renda. A mostra competitiva terá a exibição de 121 filmes via plataforma digital.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar