plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

'Bora Belém' sancionado e andamento de obras de supermercado do Portal da Amazônia estão no RD

O Repórter Diário é a coluna do Diário do Pará que traz todos os dias as informações de Belém e do Estado

Imagem ilustrativa da notícia 'Bora Belém' sancionado e andamento de obras de supermercado do Portal da Amazônia estão no RD camera Reprodução

Foi sancionado ontem o programa de renda cidadã Bora Belém. O projeto de lei havia sido enviado à Câmara Municipal logo depois da posse do prefeito Edmilson Rodrigues. A Câmara Municipal de Belém aprovou, na sexta-feira (8), por unanimidade, por força de um forte trabalho entre as bancadas. Transformado em lei municipal, o próximo passo será o convênio com o governo do Estado do Pará, que ocorrerá hoje durante a programação oficial do 405º aniversário de Belém. Após o convênio, haverá a criação do comitê gestor e o processo segue para o cadastramento das famílias que serão beneficiadas.

HERANÇA

Outra herança da gestão tucana em Belém ameaça cair no colo da nova administração, com consequências e prejuízos para os usuários de espaços públicos de Belém. As obras de um supermercado localizado próximo à entrada do Portal da Amazônia, que estavam paralisadas há três anos, voltaram a andar gerando caos para o trânsito e para pedestres, com a concentração de caminhões, carretas, tratores e veículos menores. A liberação da obra teria sido aprovada no apagar das luzes do governo passado. Caberá à nova gestão agir para restabelecer a normalidade no espaço de lazer.

CIDADANIA

Para presentear a população de Belém no dia do aniversário de fundação da capital, o governo do Estado promove hoje a primeira Ação Cidadania do ano. Os atendimentos serão oferecidos das 8 às 14 h, na Aldeia Cabana, bairro da Pedreira. A programação oferece mais de 25 serviços gratuitos, entre eles a emissão de carteira de identidade, 1ª e 2ª via de certidões de nascimento e casamento, atualização de CPF, abertura de empresa, cadastro para doação de sangue e de medula óssea, parcelamentos de débitos, além de serviços de saúde, como testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C.

VACINAÇÃO

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove amanhã, 13, uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e lideranças municipalistas das 27 entidades municipalistas estaduais para tratar do planejamento e da execução da vacinação contra a covid-19. O encontro ocorre por videoconferência e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da entidade no Youtube. Os prefeitos têm dúvidas sobre o calendário e a logística de vacinação e pretendem cobrar de Pazuello os planos para execução do processo de distribuição das vacinas aos municípios.

HOMENAGENS

Onze personalidades da vida de Belém serão distinguidas hoje com a medalha do mérito Francisco Caldeira Castelo Branco. O evento será realizado no Solar da Beira, no Ver-o-Peso, às 19h. Este ano recebem a honraria as personalidades que articulam ações e projetos no âmbito da educação, cultura e serviços sociais. Entre os agraciados, a cantora Cleide Moraes (in memoriam), a erveira Dona Coló, o jornalista (colunista do DIÁRIO) Edgar Augusto Proença, a professora Edilza Fontes, a cantora Joelma, e o professor e reitor da UFPA Emmanuel Zagury Tourinho.

CORRENTE

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Diocese de Abaetetuba, promove uma corrente solidária para ajudar o pároco local, padre Arnaldo De Vidi, que está internado na UTI do Hospital Guadalupe, em Belém, tratando uma infecção nas vias biliares. Ele não tem plano de saúde e as despesas hospitalares são altas, custeadas apenas por um fundo para saúde dos xaverianos, que pedem colaboração, seja em dinheiro ou através de doações de brindes para vendas na cantina paroquial. Contato: padre Ferdinando (99112-8083).

LINHA DIRETA

A Prefeitura de Belém informa que, em função do aniversário da cidade, tornou o expediente facultativo nos órgãos municipais nesta terça-feira, 12. A portaria n°. 07/2021, de 7 de janeiro, informa que o expediente será de atividades para trabalhadores vinculados às unidades e serviços classificados como essenciais.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) funcionará com equipe operacional em regime de escala. O atendimento nos postos Bel Fácil (Parque Shopping) e Estação Cidadania (Pátio Belém) dependem do funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Já o Bosque Rodrigues Alves funcionará das 8h às 14h.

O Movimento Cultural do Carimbó iniciou mobilização para pedir a prorrogação do prazo de inscrição dos editais de Patrimônio Cultural Imaterial e de Culturas Populares, da Lei Aldir Blanc. É que as normas legais praticamente inviabilizam o acesso ao benefício, pois o processo de inscrição é feito pela internet.

O público-alvo, em sua grande maioria, é constituído por pessoas excluídas digitalmente e que moram em áreas de difícil acesso do interior do Estado, sem qualquer suporte para que possa ter o acesso em tempo hábil aos editais exigidos pela Lei Aldir Blanc.

O Governo do Estado entrega hoje (12) a partir de 10h30, os dois primeiros trechos do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba. O projeto de macrodrenagem do canal vai beneficiar cerca de 230 mil moradores de bairros como Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias