REPÓRTER DIÁRIO

Atendimento normal no PSM do Guamá está no RD

Coluna destaca ainda que empresas envasadoras de água terão de se adequar para receber o Selo Fiscal de Controle de Qualidade

quarta-feira, 05/05/2021, 10:38 - Atualizado em 05/05/2021, 10:38 - Autor: Repórter Diário


Hospital foi um dos que ficou fechado para outros atendimentos durante o período mais crítico da pandemia no início do ano
Hospital foi um dos que ficou fechado para outros atendimentos durante o período mais crítico da pandemia no início do ano | Arquivo

A partir de hoje, 05, os hospitais Dom Vicente Zico, PSM do Guamá e PSM da 14 de Março voltam a funcionar com atendimento normal, de portas abertas ao público. A Beneficente Portuguesa passa a ser hospital de retaguarda para covid-19 e o Hospital Redentor torna-se exclusivo para pacientes de covid encaminhados da rede pública municipal de saúde. Além disso, para dar o devido suporte à demanda na capital, as 16 clínicas de campanha seguem atendendo casos leves e moderados.

ÁGUA

A Secretaria da Fazenda e a Ouvidoria Geral do Estado irão convocar para uma reunião o segmento das empresas envasadoras e distribuidoras de água, a fim de facilitar a transição para o uso do Selo Fiscal de Controle de Qualidade da Água, que passa a ser obrigatório no Pará a partir deste mês. O encontro terá também a participação de representantes do Sebrae, Fiepa e Alepa. Segundo o secretário da Fazenda, René Sousa Junior, a ideia é ajustar procedimentos para que as empresas cumpram as obrigações fiscais e sanitárias conforme previsão da lei.

NEGATIVA

A Seção de Direito Penal do TJPA negou por unanimidade pedido de habeas corpus para reconhecimento de prova ilícita à Helga Irmengard Jutta Seibel, diretora da cervejaria Cerpa, em sessão realizada na segunda-feira, 03. A defesa da empresária solicitou que fossem reconhecidos como ilícitos dois relatórios fiscais individualizados, solicitados pela Polícia Civil ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e que os documentos fossem retirados de investigação de crime de lavagem de dinheiro envolvendo a cervejaria.

RESIDENCIAIS

Representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e da Caixa Econômica visitaram os residenciais Paracuri I e Paracuri II, que estão com obras paradas há quase 10 anos, em Icoaraci. Desde o início da atual gestão, a PMB negocia com o banco a retomada do projeto, que prevê 328 apartamentos, além do saneamento e da urbanização da área de entorno. Mesmo inacabados, os apartamentos foram invadidos e seguem ocupados há cinco anos. Desde o início do contrato das obras, em 2008, ocorreram três invasões durante a paralisação dos trabalhos.

LEITOS

Mais 1.152 leitos de UTI adulto e 51 leitos de UTI pediátrica foram autorizados ontem pelo Ministério da Saúde para atendimento de pacientes graves com covid-19 em todo o país. A autorização, em caráter excepcional e temporário, é uma ação da pasta em apoio aos Estados, Distrito Federal e municípios para reforço do SUS no combate à pandemia. Mais 253 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de covid também foram autorizados pelo Ministério da Saúde.

CULTURA

Segue, em ritmo acelerado, a restauração do Palacete Faciola, ao mesmo tempo em que a revitalização do Theatro da Paz tem quase 90% do trabalho concluído. A secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, que presidente o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, também finaliza entendimentos com o Ministério da Infraestrutura para iniciar a segunda fase do Porto Futuro, além de já ter iniciado a contratação dos Projetos Básico e Paisagístico do Parque da Cidade. Ainda neste ano a Secult entregará o Museu do Marajó completamente reformado.

LINHA DIRETA

Após dois meses longe da presidência da OAB/PA para se recuperar de uma grave infecção pela Covid-19, Alberto Campos retomou as atividades em reunião de trabalho no Fórum Cível da Capital, dia 3, com os coordenadores e diretores das Unidades de Processamento Judicial (UPJs).

A família da enfermeira Andrea Leal, que era coordenadora do curso de Enfermagem na Faci, pede ajuda para garantir a readoção de três gatinhos deixados por ela ao falecer de Covid-19, em março. Eles não terão mais onde ficar a partir de 10 de maio. Contatos pelo 91-99601 6800 (Clivia).

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) vota hoje a regulamentação do teletrabalho, proposta faz parte de um conjunto de medidas que visam reduzir a propagação do coronavírus dentre os servidores da casa.

A Câmara Municipal de Belém (CMB) convocará sessão especial para discutir sobre a qualidade dos serviços prestados por parte de empresas prestadoras de serviços na área de infraestrutura contratadas pela Prefeitura.

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de maio, a Estação Cultural de Icoaraci realiza uma programação com feira de artesanato e apresentações musicais. A Feira Criativa das Mães é uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e vai reunir 10 expositores, sendo sete de produtos artesanais e três de comidas típicas.

O Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) prorrogou as inscrições para o II Concurso de Desenho e Astrofotografia Ciência e Arte. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de maio, pelo site oficial do planetário.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS