plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Belém tem ato no dia da abolição da escravatura; leia o RD!

Data que marcou a assinatura da Lei Áurea é de lutas para movimentos em defesa dos direitos em todo o Brasil

Imagem ilustrativa da notícia Belém tem ato no dia da abolição da escravatura; leia o RD! camera Atos ocorrem em todo o Brasil. Leia a essas e outras na coluna de hoje | Divulgação

O emblemático 13 de maio, que marcaria a abolição da escravatura ocorrida em 1888, também é um dia de luta para o movimento negro no Brasil. A Organização Não-Governamental ‘Coalizão Negra por Direitos’ programou atos em série em diversas cidades do País para esta quinta-feira, 13. Em Belém, a manifestação terá como palco a Praça da República a partir de 18h. O grupo pedirá justiça às vítimas do massacre na Favela do Jacarezinho (RJ), que vitimou 27 pessoas na semana passada em uma operação policial apontada como a mais letal de toda a história fluminense.

MAIS VACINAS

Pará deverá receber nesta quinta-feira, 13, mais 355.250 doses de vacinas contra a Covid-19. São 285.250 doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 70 mil da Coronavac, do Instituto Butantan. Os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. Segundo o Ministério da Saúde, a nova remessa é destinada para segunda dose de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 69 anos e entre 85 e 89 anos, povos indígenas, ribeirinhas e quilombolas, e para continuidade do esquema vacinal de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.

SEM VACINA

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) comunicou ontem que, por falta de vacinas suficientes, suspendeu o calendário de vacinação contra a Covid-19 no município. A Secretaria esclarece que sempre que recebe novas doses do Ministério da Saúde (MS) avança na campanha de vacinação do público-alvo. No total, já foram aplicadas 122.944 doses (1ª e 2ª doses) em Ananindeua. A Secretaria reforça que assim que novas doses forem enviadas, um novo cronograma de vacinação será divulgado.

SERVIÇOS

O setor de serviços no Pará teve alta de 0,6% em março, de acordo com o IBGE. Entre as 27 unidades da federação, 14 tiveram resultados negativos, enquanto o Pará teve o 10º melhor crescimento em relação a outros 13 estados que apresentaram alta no volume de serviços. Os ganhos obtidos em março superaram as perdas, apesar do lockdown que durou duas semanas, implicando na interrupção de várias atividades presenciais. Entre as atividades que puxaram o índice para cima estão as de transportes de cargas, os serviços de manutenção e os serviços de telecomunicações.

EMPILHADEIRAS

De autoria do vereador Igor Andrade (Solidariedade), foi aprovado ontem um Projeto de Lei que proíbe o uso de máquinas empilhadeiras, remanejamento de cargas e descargas internas, em supermercados, hipermercados, varejistas e atacadistas ou similares, durante o horário de expediente em Belém. A motivação do projeto foi um acidente registrado numa unidade do Mix Mateus em São Luís (MA) no ano passado. Uma pessoa morreu. A vítima era paraense.

VOA, ÁGUIA!

Como fênix, a Tuna ressurgiu das cinzas e, após 33 anos, pode voltar a ser campeã paraense coroando um início de ano mágico depois de passar muitas temporadas num perrengue brabo, inclusive sem poder disputar a fase principal do Parazão. Ao bater o Remo na semifinal ontem, o clube volta a disputar uma final de Estadual desde 2007 e ainda carimbou vaga na Copa do Brasil de 2022. A última vez em que levantou o caneco do Parazão foi em 1988, numa final contra o Papão, seu adversário nos próximos dois domingos.

LINHA DIRETA

Levantamento inédito da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) coloca o Pará como destaque no Norte do Brasil em vários cenários analíticos que levam em consideração a década entre 2009 e 2019.

Das 130 concessionárias em funcionamento na região, 48 estão aqui. As vendas de motos no varejo representam 5,11% dos 11,07% registrados em todos os sete estados. A maioria, mais de 30 mil, das que circulam são “flex”, rodam com gasolina ou álcool. E há apenas uma elétrica rodando por aí.

O projeto “Restituição Prioritária”, da Delegacia da Receita Federal em Belém, está analisando declarações de idosos e portadores de doenças graves retidas em malha fiscal para devolvê-las ao processamento. A expectativa é de liberação de R$ 54 milhões em restituições já nos próximos três meses.

Para entender os sustos a cada ida recente ao posto para abastecer o carro, e o expressivo aumento de tarifa das corridas de aplicativo: o Pará teve a terceira e a segunda gasolina mais cara de todo o Norte do Brasil em março e abril, respectivamente, segundo levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

De volta à rotina de trabalho, o presidente da OAB/PA, Alberto Campos, esteve à frente do IV Colégio de Presidentes de Comissões da Ordem, realizado por videoconferência na sexta, 7, abordando a atuação das comissões temáticas na pandemia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias