plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Ofensas políticas a gays e servidores públicos estão no RD

Coluna mostra que além do deputado estadual, uma vereadora de Paragominas divulgou nota sobre sua fala intolerante e preconceituosa à comunidade LGBTQIA+

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ofensas políticas a gays e servidores públicos estão no RD camera Leia mais na coluna do Diário do Pará de hoje | Reprodução

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Delegado Caveira (PP), ao falar de um projeto de sua autoria sobre a implantação de áudio e vídeo nas viaturas automotivas e uniformes de agentes públicos da Polícia Rodoviária Estadual, do Detran e da Sefa, disparou comentários ofensivos e caluniosos contra os servidores. “(…) E este projeto alcança também policiais rodoviários estaduais, a maioria são (sic) bandidos; agentes do Detran, a maioria são (sic) bandidos; agentes da Sefa, a maioria são (sic) bandidos…”, vociferou Caveira.

EMBUSTEIRO

Caveira não apresentou nenhuma prova das acusações feitas aos servidores de PRE, Detran e Sefa. “Sabedor da conduta histriônica do ‘Delegado’, conhecido pelas reiteradas bravatas e desempenho sofrível como parlamentar, lastimo que o Legislativo do Estado tenha entre os seus quadros uma figura desse jaez, o que prova o quanto precisamos evoluir como sociedade”, escreveu o presidente do Sindifisco-PA, Charles Alcantara, em artigo intitulado “Todo moralista é embusteiro”. Charles encerra o texto com um conselho: “Tente ser útil, deputado!”.

EMPREGOS

A Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) iniciou tratativas com o Grupo Ibrap sobre investimento na cadeia produtiva do alumínio no Pará. A empresa agendou visitas técnicas às áreas disponíveis para receber o empreendimento no Distrito Industrial de Barcarena. O objetivo do grupo é, a partir do alumínio líquido, verticalizar a produção, com a manufatura de tarugos, corte, laminação e têmpera de vidro, beneficiamento de perfis de alumínio e montagem de esquadrias. A previsão é que o processo resulte na geração de mais de 700 empregos.

MENOR

Um exemplo de zelo por crianças e adolescentes vem de Terra Santa. Recomendação da Promotoria de Justiça proíbe a venda ou entrega, ainda que gratuita, de bebidas alcoólicas a menores. O promotor Guilherme Lima Carvalho solicitou que a PM intensifique o policiamento ostensivo em todo o município, promovendo inclusive diligências. A orientação aos policiais em serviço é a de que podem efetuar a prisão em flagrante de comerciantes ou pessoas que venderem ou oferecerem bebidas alcoólicas para menores de idades.

COOPERAÇÃO

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Tribunal Regional Eleitoral assinam hoje, 30, acordo de cooperação técnico-científica e cultural, intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências que visa o desenvolvimento institucional através de ações, programas e projetos de promoção dos direitos das crianças e adolescentes. A solenidade, virtual, será pelo YouTube do TRE, às 11h30, com a presença da desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do tribunal, e Anyoli Sanabria, coordenadora do Unicef na Amazônia.

CONSCIÊNCIA

O incentivo ao alistamento eleitoral e ao voto consciente dos adolescentes entre 15 e 17 anos; a reafirmação da segurança das urnas eletrônicas e o combate à desinformação ao processo eleitoral são algumas das bandeiras conjuntas que o TRE e o Unicef irão desenvolver. O acordo será de dois anos e integrará iniciativas já existentes, como o Programa Eleitor do Futuro, Pacto pela Cidadania, Urna Pai d’Égua e Escola de Formação Política, do TRE, e Selo Unicef Edição 2021-2024.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho fechou com o Sindicato dos Jornalistas em abril e é um do sete Estados do Brasil – junto com Maranhão, Bahia, Piauí, Goiás, Roraima e Mato Grosso – a realizar a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da categoria, em data a ser anunciada em breve.

Cinco réus, incluindo um servidor que foi lotado na Delegacia Federal de Agricultura em Belém, foram condenados pela Justiça Federal por falsificação de certificado do Ministério da Agricultura. Raimundo Aranha recebeu propina entre 2004 e 2007 para pegar arquivos de computador com layouts e carimbos utilizados no esquema por outros

três envolvidos.

A Câmara Municipal de Belém adiou de ontem para hoje o encerramento do semestre, com a votação da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO 2022), além de três pedidos de autorização de empréstimo solicitados pela Prefeitura de Belém.

A mensagem “Sinta orgulho de quem você é!” postada no Facebook da Prefeitura de Paragominas em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi motivo de orgulho a vários moradores da cidade, que aplaudiram o posicionamento, mas causou tremenda revolta na vice-prefeita do município - que nunca deve ter ouvido falar em estado laico.

Em “nota de esclarecimento” de tom homofóbico, Vera Lúcia Flores, a Irmã Vera (PSC), assinando como governante eleita, postou que, por ser cristã, é contra “dar publicidade” ao que “incentive a prática contrária à bandeira que defendo junto aqueles que primam pela família e aos princípios bíblicos!”. Com a palavra, o Ministério Público do Estado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias