plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Pará tem queda de 100% de latrocínios no Carnaval

A coluna Repórter Diário desta sexta-feira (4) ainda traz informações sobre as medalhas recebidas pelos bombeiros que realizaram um resgate em um naufrágio, oportunidades de trabalho para jovens aprendizes e outros destaques

Imagem ilustrativa da notícia Pará tem queda de 100% de latrocínios no Carnaval camera Bruno Cecim

Os cartórios do Pará tiveram aumento de 67% nos inventários em 2021, comparados a 2020. Um recorde desde que o ato, obrigatório para a partilha de bens do falecido entre os herdeiros, passou a ser feito em tabelionatos de forma mais rápida e simplificada em 2007. O alto número de óbitos durante a pandemia e a facilidade do sistema on-line explicam o crescimento. O ato fechou 2021 com 694 escrituras lavradas no Estado, frente a 414 realizadas em 2020. O registro de atos em 2021 foi 182% maior que a média de atos praticados entre 2007 a 2020.

CARNAVAL

O balanço final da Operação Carnaval 2022 mostrou queda de 100% nos casos de latrocínios no Pará. O balanço da Segup aponta ainda redução de outros crimes em mais de 50 localidades do Estado. As ações foram iniciadas na sexta-feira (25) e finalizadas ontem, com um efetivo de 2 mil agentes de segurança. Segundo o relatório, houve queda significativa dos crimes de furtos, roubos e latrocínios. Os dados mostram 816 furtos registrados, apontando queda de 24% em relação ao mesmo período de 2021, que computou 1.079 ocorrências.

AVALIAÇÃO

A Santa Casa do Pará recebeu, na quarta-feira (02), a confirmação que alcançou o Nível 3 “Acreditado com Excelência”, o mais alto de avaliação concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Conforme a ONA, para alcançar esse patamar é necessário cumprir ou superar os padrões de qualidade e segurança (em 90%), gestão integrada (80%) e os padrões ONA de Excelência em Gestão (70%), demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado é válido por três anos.

MEDALHA

O resgate de três vítimas de naufrágio, com vida, em acidente na Baia do Guajará, motivou a concessão da medalha Paulo Frota aos soldados bombeiros Marlon Ribeiro Cardoso e Fábio Moraes dos Santos pelo ato de bravura. A honraria foi proposta pelo deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor da Alepa. O fato ocorreu no último dia 22 de fevereiro. Os bombeiros Marlon e Fábio, em viagem de Belém para Abaetetuba, contribuíram decisivamente para salvar três pessoas que caíram da embarcação.

TOUR

A assessoria do PT confirma que a Caravana da Esperança começa a percorrer hoje 19 cidades de todas as regiões do Pará para apresentar as pré-candidaturas de Lula à Presidência e do deputado federal Beto Faro ao Senado, mas sem a presença de Lula, que deve vir ao Pará ainda no primeiro semestre. Além do presidente estadual do PT, Beto Faro, devem compor a caravana outras lideranças, como o senador Paulo Rocha e o vice-presidente nacional, Zé Geraldo. A agenda terá plenárias com filiados e lideranças nas cidades visitadas.

APRENDIZ

Para promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho, a Hidrovias do Brasil inscreve até hoje (4) para o Programa Jovem Aprendiz 2022 para moradores de Barcarena. O processo seletivo ofertará vagas para aprender um ofício e atuar em uma grande empresa de soluções logísticas integradas da América Latina. Para participar do processo, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, morar no município e estar matriculado na escola ou já ter concluído o ensino médio. Além disso, é preciso apresentar boletim escolar com média mínima de 6,0.

LINHA DIRETA

ONGs de proteção animal apresentaram representação pedindo que o MPF fiscalize o Mawashi Express, com capacidade de carga total de 46.265 toneladas e pode levar mais de 30 mil bovinos.

Dentre os motivos, estão o alto risco para o bem-estar dos animais, submetidos a uma viagem longa em uma embarcação bastante antiga e que a operação ocorrerá em período de intenso calor.

A Sesma informa que o ponto de vacinação da UFPA, localizado no Mirante do Rio no campus Guamá, não está mais funcionando para a vacinação contra a covid-19.

De acordo com dados do Impostômetro, de 1º de janeiro até às 20h30 de ontem, 3 de março, o Estado do Pará arrecadou mais de R$ 8.152 bilhões em taxações diversas.

Apesar de uma discreta melhora em 2019, com a modernização da plataforma, o sistema de emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFSe) da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) segue com muitas instabilidades.

O ambiente eletrônico vive dando problema e por vezes impede que pessoas jurídicas consigam obter o documento sempre exigido para pagamento de serviços prestados. A reportagem do DIÁRIO pediu no dia 2, por e-mail, esclarecimentos à prefeitura de Belém sobre a situação e aguarda resposta.

Segundo o INSS, o município de Altamira está inscrito na dívida ativa por débitos com o Instituto e por isso foi bloqueado para receber repasses de recursos do governo federal. O prazo para renegociação de dívidas vai até 30 de junho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias