Diário Online
REPÓRTER DIÁRIO

Pará pode entrar no mapa do Rally dos Sertões 2022

A coluna Repórter Diário desta quarta-feira (9) ainda traz informações sobre uma comenda dada ao governador Helder Barbalho pelo Sindifisco, a obrigatoriedade sobre o uso de máscaras em Belém e outros destaques

quarta-feira, 09/03/2022, 08:45 - Atualizado em 09/03/2022, 08:45 - Autor: Repórter Diário

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Pará pode entrar no mapa do Rally dos Sertões 2022
| Divulgação

Para comemorar 30 anos de fundação, o Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual (Sindifisco-PA) instituiu a “Comenda Pelo Fisco, Pelo Pará”. O governador Helder Barbalho será o primeiro a receber a homenagem, em almoço comemorativo marcado para 31 de março, na Assembleia Paraense. A distinção ao governador foi decidida pela diretoria, excepcionalmente. Nas próximas edições, a escolha será em assembleia geral, com entrega a cada ciclo de gestão sindical. Os contemplados devem ter ações, “opiniões ou decisões que resultaram em conquistas organizativas, reais e simbólicas ao Fisco e ao Estado do Pará”.

PATRIMÔNIO

O cuidado com o patrimônio histórico tem sido uma das marcas da gestão cultural no governo Helder Barbalho. As obras no Cemitério da Soledade e no Palacete Faciola seguem como uma das prioridades da Secretaria de Estado de Cultura, que tem Úrsula Vidal à frente. Na segunda-feira (7), a secretária, acompanhada do seu corpo técnico, acompanhou visita do Ministério Público do Estado (MPPA) para acompanhamento das obras e para avaliar o trabalho realizado nos dois espaços, que têm previsão de entrega para junho deste ano.

MÁSCARA

Enquanto Rio de Janeiro e Manaus iniciam o processo de relaxamento no uso da máscara de proteção, Belém deve demorar mais um pouco, aguardando a estabilização do quadro da covid-19. Um dado preocupa as autoridades da capital. Desde o início da pandemia, 21.392 crianças menores de cinco anos já foram hospitalizadas no país com síndrome respiratória relacionada à covid-19 e 1.335 morreram, sendo que 875 tinham menos de um ano de vida. A estatística não deixa dúvidas sobre o grande risco que o SARS-CoV-2 representa para crianças.

PAVÃO

A Vara da Justiça Federal, em Santarém, concedeu seis mandados de busca e apreensão a serem cumpridos pela Polícia Federal, além de bloquear mais de R$ 6 milhões das contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas em crimes de extração ilegal de madeira, associação criminosa, falsidade e uso de documentos falsos e obstrução de justiça. Na manhã de ontem (8), a PF em Santarém deflagrou a operação Pavão Misterioso para combater esses crimes ambientais na região. Se confirmadas as denúncias, os investigados podem ser condenados a mais de 15 anos de prisão.

VIOLÊNCIA

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou ontem um estudo inédito sobre violência de gênero contra jornalistas, realizado com apoio do Global Media Defence Fund, da Unesco, em 2021. Segundo o levantamento, 127 jornalistas e veículos foram alvos de 119 casos de violência de gênero, dos quais mulheres jornalistas (cis e trans) representam 91,3% das vítimas. O relatório “Violência de gênero contra jornalistas” aponta ainda que, em 2021, profissionais da imprensa e veículos foram alvos de 45 ataques direcionados.

DECLARAÇÃO

A Receita Federal recebeu até ontem 3.928 contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021, em todo o Pará. Na 2ª Região Fiscal, composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 8.353 contribuintes cumpriram a obrigação com a RF. O prazo de entrega da declaração começou ontem, 7, e terminará em 29 de abril. A expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam entregues em todo o país.

MADEIRA

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) anunciou o novo leilão de lote de madeira extraída ilegalmente e apreendida pelo órgão ambiental, no valor orçado em R$ 267.543,65. O certame será no dia 21 de março, às 10h, no prédio da Sefa, localizado à travessa Lomas Valentinas, em Belém. A madeira a ser leiloada foi apreendida em operações de fiscalização realizadas pela Diretoria de Fiscalização (Difisc) em 2018 e 2019 nos municípios de Marituba, Capanema e Santa Maria do Pará.

LINHA DIRETA

O Pará pode entrar no mapa do badalado Rally dos Sertões neste ano. Os organizadores da prova estiveram reunidos ontem com o governador Helder Barbalho para apresentar um projeto que incluiria Paragominas e Salinópolis no roteiro. A competição teria seu ponto de chegada em Salinas.

A Promotoria de Justiça de Abaetetuba recomendou o retorno presencial das aulas nas escolas municipais e estaduais na cidade. Os números que comprovam a redução da contaminação, busca por leitos e por atendimentos, aliado ao quantitativo de pessoas vacinadas, fundamentam a recomendação expedida esta semana.

O Almoço de Negócios da ADVB reúne hoje (9), às 12h, no Café Santo, o superintendente do Sebrae, Rubens Magno, e o professor, jornalista e consultor, Guarany Júnior, para falarem sobre o tema “Empreendedorismo e Marketing: uma visão estratégica”. O evento é exclusivo para associados ADVB e convidados.

Já estão abertas as inscrições para a Beach Run Brasil Salinas, confirmada para os dias 28 e 29 de maio. É a primeira vez do evento esportivo no Pará, oferecendo as distâncias de 5 km, 12 km e 21 km, divididos nos dois dias e para um número de 600 atletas.

Como parte da programação de 8 de Março, a Coordenadoria Municipal de Belém (Combel) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) lançaram a campanha permanente “Não é Não”, de combate ao assédio às mulheres e importunação sexual no transporte coletivo.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, gerenciado pela Pró-Saúde, recebeu nesta semana o selo “Green Pin 3”, do Programa Nacional Green Kitchen (em português, Cozinha Verde). Com 39 pontos, ficou em primeiro colocado na categoria 3, na frente de 15 outras instituições de todas as regiões do Brasil.

Aprovado em 1º turno na Alepa um projeto, de autoria do deputado Raimundo Santos (Patriota), declara Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado a Luta Marajoara, apontada como a menos violenta dentre as artes marciais e já vista em eventos como o UFC.

Uma caravana do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-PA) está desde domingo, dia 6, na capital federal para participar da mobilização nacional pela votação do projeto de lei que institui o piso salarial dos profissionais da Enfermagem.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS