plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Criação de perfil falso da Prefeitura de Belém acende alerta

Em um ano, julho foi o único mês que registrou queda na média de preços na Região Metropolitana de Belém. Veja este e outros destaques na coluna Repórter Diário desta quinta-feira (28).

Imagem ilustrativa da notícia Criação de perfil falso da Prefeitura de Belém acende alerta camera Reprodução

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado na última quarta-feira (27) pelo IBGE, revela que a região metropolitana de Belém teve queda na média de preços de julho de 2022, indo de 0,18% em junho para -0,31% em julho. Julho foi o único mês que teve queda no período de 1 ano, ficando abaixo de meses como junho/22 (0,18%), dezembro/21 (0,32%), outubro/21 (0,51%) e maio/22 (0,54%). Dentre as categorias que tiveram mais redução em julho estão: transportes (-0,81), habitação (-0,68%), Comunicação (-0,68%) e alimentação e bebidas (-0,50%).

ACUMULADO

Quanto ao acumulado do ano, o IPCA-15 na Região Metropolitana de Belém ficou em 5,08%. Já a variação acumulada nos últimos 12 meses atingiu 9,10%. No que se refere ao Brasil, a taxa de IPCA foi de 0,13% em julho no país, 0,56 ponto percentual abaixo da taxa registrada em junho (0,69%). É a menor variação mensal desde junho de 2020 (0,02%). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,79% no Brasil e, em 12 meses, de 11,39%, abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2021, a taxa nacional foi de 0,72%.

FAKE

O surgimento de um perfil fake da PMB no Instagram acendeu o alerta para uma prática nociva: perfis criados por larápios buscando obter vantagem de pessoas, que não sabem estar sendo vítimas de um farsante. Com nomes e logomarcas semelhantes às das contas oficiais, os perfis fakes não apresentam padronização nas artes gráficas e vídeos, além de exibirem erros grosseiros de português. Como forma de evitar os perfis oportunistas, é necessário observar o selo de verificação, um pequeno ícone azul com o símbolo de “visto” ao lado do nome do perfil oficial da PMB.

FÓRUM

A Cáritas Regional Norte II realizará o lançamento do “Protocolo Comunitário-Autônomo de Consulta e Consentimento do Território Quilombola do Rio Itacuruçá Alto - Abaetetuba/PA”, durante o Fórum Pan-Amazônico (Fospa), que começa hoje e encerra domingo. O documento produzido pela comunidade define as regras de consulta que devem ser cumpridas pelo poder público, antes da execução de um projeto no território ou aplicação de leis e normativas que afetem a vida nessas áreas.

JORNALISTAS

Desde terça-feira, 26, jornalistas de todo o país participam das eleições diretas para a nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Comissão Nacional de Ética (CNE). A votação, que é totalmente eletrônica e on-line, estende-se até hoje, 28. Podem votar todos os jornalistas sindicalizados e em dia com seus sindicatos. Uma única chapa está na disputa e é encabeçada pela jornalista Samira de Castro, do Ceará. Denominada “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”, a chapa tem representantes de todas as regiões.

RACISMO

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com duas ações contra o radialista Hélio Nogueira Alves pela prática de discurso de ódio e racismo contra indígenas e quilombolas de Santarém, no oeste paraense. Hélio disse no ar, repetidas vezes, que indígenas têm que ser “extirpados” da região. A narrativa propagada por ele é a de que indígenas e quilombolas teriam sido “inventados”. A “invenção” seria uma manobra para dificultar o desenvolvimento da região. O crime de racismo pode acarretar punição de até cinco anos de reclusão e multa.

MATRÍCULA

A Justiça Federal confirmou liminar concedida anteriormente em mandado de segurança e manteve, agora através de sentença, a determinação para que a UFPA matricule uma estudante no segundo semestre letivo do curso de Medicina em Belém. A banca não validou a sua autodeclaração, apesar de ter encaminhado todos os documentos necessários.

EMPRÉSTIMO

Já é possível pedir emprestado itens da coleção zoológica didático-científica da Uepa, que hoje reúne cerca de 150 mil espécimes e têm onze mil catalogadas, junto ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), contanto que preencha os requisitos para empréstimo. O acervo também recebe doações.

POSSE

O Tribunal de Justiça do Pará promove a posse de mais 24 magistrados, aprovados em concurso público realizado em 2019, durante cerimônia realizada de forma híbrida nesta quinta-feira, 28, a partir das 10h.

VISITA INTERNACIONAL

O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) recebe hoje, quinta, 28, às 15h, na Alepa, representantes de esquerda do Parlamento Europeu para uma reunião sobre conflitos e impactos socioambientais na Amazônia Paraense. O grupo está na capital paraense participando do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa).

VARÍOLA DOS MACACOS

O Instituto Evandro Chagas informa que, por ora, não está analisando casos suspeitos de varíola dos macacos. Os laboratórios de referência para essas análises no momento são a Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Ezequiel Dias, o Instituto Adolfo Lutz e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias