Convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) vai garantir o diagnóstico dos lagos Bolonha e Água Preta, localizados no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, responsáveis pelo abastecimento de água de mais de 70% dos habitantes da Região Metropolitana de Belém (RMB) - cerca de 1,7 milhão de pessoas. As análises vão direcionar políticas públicas para melhoria da qualidade dos recursos hídricos fundamentais para a população.
Água
A Secretaria também está finalizando outro convênio, que deverá ser assinado no início de 2023 com o Instituto Evandro Chagas, para realizar o monitoramento de todos os rios que abastecem a RMB. Serão mais de 600 pontos de acompanhamento.
Costeando Alambrado
Zequinha Marinho (PL) já está pulando de galho novamente. Ontem, na votação da chamada PEC Fura Teto, foi o único senador auto-declarado bolsonarista que votou a favor da proposta. Flavio Bolsonaro, Eduardo Girão, Marcos Rogério e Romário foram algumas das estrelas do time de Bolsonaro nas últimas eleições que cravaram não.
WARAO
Indígenas da etnia Warao, que vivem em Belém e em Ananindeua, vão realizar nos dias 10 e 12 de dezembro, o I Encontro de Cultura Warao. O evento, além de celebrar a resistência indígena na América Latina, também vai lançar o Conselho Warao Ojiduna, organização que está sendo fundada para representar e fortalecer politicamente os indígenas dessa etnia que vivem nos dois municípios. Outras lideranças indígenas, organizações da sociedade civil, instituições públicas e órgãos de governo também devem participar do encontro.
VIAGENS
Cerca de oito mil usuários devem passar pelo Terminal Hidroviário de Belém (THB) durante o feriado prolongado que começou ontem (08), segundo estimativas da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o espaço. Os destinos mais procurados devem ser municípios do arquipélago do Marajó como Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari. Atualmente, 21 embarcações atendem as linhas no Terminal Hidroviário de Belém, que são oferecidas por 13 empresas de navegação autorizadas a operar pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon).
PRÊMIO
O coronel Sandoval Bittencourt de Oliveira Neto, membro da reserva remunerada da Polícia Militar do Pará, ganhou o 1º lugar no Prêmio UnB de Tese na área de Ciências Humanas. A cerimônia de entrega de certificados aos vencedores ocorreu na última terça-feira (6), no auditório da Faculdade de Tecnologia, em Brasília. O trabalho avaliado foi “Sangue nos olhos: sociologia da letalidade policial no estado do Pará”, publicado em 2020 e apresentado ao Departamento de Sociologia da UnB como requisito para a obtenção do título de Doutor. A tese concorreu com outros 12 trabalhos de doutorado envolvendo diversos campos das Ciências Humanas.
A Unifesspa divulgou comunicado ontem confirmando que, com os cortes recentes de recursos feitos pelo governo federal, a instituição não tem orçamento para manutenção neste mês de dezembro.
No dia 12, segunda-feira, o PSM Guamá inaugura espaço de acolhimento aos pacientes internados que precisam realizar hemodiálise de urgência na Unidade. O novo espaço visa atender o paciente com privacidade e mais conforto.
Na última segunda-feira, 5, a ministra do STF, Carmen Lúcia, recebeu as integrantes da Campanha Permanente de Combate à Violência Política e Institucional de Gênero nas Defensorias e declarou apoio à pauta da igualdade na participação política de mulheres dentro das Instituições do Sistema de Justiça.
Dentre as integrantes da Campanha estão as defensoras públicas paraenses Jeniffer Rodrigues, que foi inclusive titular da DGE, e Symonne Filocreão.
O Batalhão de Cães da PM-PA identificou uma mochila com 5kg de maconha dentro de uma embarcação vinda do Amapá na noite de quarta, 7. Como o dono da droga não foi identificado, o responsável pelo barco foi levado à seccional de São Brás para esclarecimentos.
De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line neste Natal, principalmente nas lojas de departamento e em shopping centers.
Levantamento feito pela VarejOnline apontou que o varejo físico, na semana que antecede a Black Friday deste ano, teve crescimento de 20% no faturamento e aumento de 6% nas vendas.
Ao todo, foram registradas 1.142.709 de vendas na semana da data comemorativa. Em 2021, esse número foi de 867.974 mil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar