POLUIÇÃO
A Câmara Técnica de Prevenção do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) de Belém se reuniu na última terça-feira (17) para elaborar ações de combate a um velho e insolúvel problema de poluição sonora na capital. Na reunião, realizada na sede da Guarda Municipal, todos os secretários e diretores admitiram que a situação vem se agravando, com a grande contribuição de bares, boates, sons automotivos e carros de publicidade, gerando um clima de perturbação do sossego público em quase todos os bairros da capital. No ano passado, 47% das denúncias endereçadas ao Ciop se referiam a casos de poluição sonora.
PREVENÇÃO
A direção do Ciop informa que ações de combate a esse crime são feitas quase diariamente. Apesar disso, a problemática permanece, com grande incidência de conflitos entre vizinhos, principalmente em condomínios e edifícios, onde a polícia não pode entrar sem autorização. Outra ocorrência rotineira é o descumprimento das recomendações para diminuir o volume de som assim que os agentes deixam o local. A reunião da Câmara Técnica decidiu pela adoção de campanhas de conscientização e estratégias preventivas para evitar os abusos.
TERRORISTA
Dados da Polícia Legislativa do Senado enviados à Procuradoria-Geral da República mostram gênero e origem dos 39 denunciados pelos atos de terrorismo contra os Três Poderes, em Brasília. Pelo menos um deles é paraense, de Redenção, mas sua identidade, como a dos demais, não foi divulgada. A maioria dos acusados são homens e oriundos de São Paulo e DF. Podem responder por vários crimes, entre os quais associação criminosa armada, abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado. As penas podem somar até 35 anos.
ATAQUE
Peritos criminais da Gerência de Perícias de Informática da Polícia Científica (PCEPA) investigam o ataque cibernético ao sistema do Tribunal de Justiça do Pará, ocorrido na quarta-feira (11), provocando a paralisação das atividades do órgão até segunda-feira. O trabalho inicial dos peritos envolveu a análise do ambiente dos computadores na sede do tribunal, em Belém, e nas instalações do órgão em Santa Izabel do Pará. Os computadores também serão periciados, visto que o autor do ataque teria usado a senha de um servidor para acessar o sistema do TJPA.
RECURSOS
O Ministério Público do Trabalho reverteu mais de R$ 400 mil em favor de projetos de atenção à saúde feminina da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Os recursos possibilitaram a implantação de ambulatório de mastologia, para diagnóstico do câncer de mama, além de serviços ginecológicos. Implantado em 2020, durante a pandemia, já contabiliza mais de 60 diagnósticos de câncer de mama, a partir do seu serviço de core biopsy (biópsia por agulha grossa). Com a quantia destinada pelo MPT, foi possível adquirir equipamentos para outras áreas da ginecologia.
CONCURSO
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) anunciou ontem a prorrogação do prazo de inscrição de seus concursos públicos até o dia 31 de janeiro. Com isso, as datas das provas também sofreram mudanças. No edital para Técnico de Controle Externo (nível médio) e Auditor de Controle Externo (nível superior), a prova objetiva ocorrerá dia 2 de abril e a discursiva no dia 7 de maio, pela manhã e de tarde, respectivamente. Já para o edital Conselheiro Substituto (nível superior), a prova objetiva acontecerá dia 26 de março e a discursiva 30 de abril.
Linha Direta
- No Dia Internacional do Riso, celebrado hoje, 18 de janeiro, o Departamento de Documentação e Informação do Judiciário paraense homenageia o juiz Cláudio Rendeiro, conhecido pelo personagem Epaminondas Gustavo, falecido há dois anos vítima da Covid-19, em programação no Museu Judiciário Estadual, a partir das 15h.
- O evento prevê assinatura do Termo de Doação de Acervo de mais de 1,5 mil áudios pertencentes ao juiz e artista, além de roupas e objetos das suas apresentações, que passarão a fazer parte da memória do Judiciário, bem como apresentação dos “causos” e músicas de Epaminondas Gustavo.
- Criado há dez anos pelo advogado paraense Jânio Siqueira, o projeto “Júri Solidário” chegou a marca de defesa em tribunal de júri de 200 réus ou acusados sem condição financeira. A iniciativa já percorreu todo o Estado com índice de sucesso que chega a cerca de 80% das intervenções.
- Foi sancionada a Lei 9.762, de 22 de dezembro de 2022, que institui o Programa Estadual de Formação de Campeões do Breaking para as Olimpíadas de 2024 na França e Jogos Olímpicos seguintes, considerado uma conquista da comunidade hip hop.
- O autor do projeto de lei para se tornar política pública foi o deputado estadual Raimundo Santos (PSD), eleito para assumir uma vaga na Câmara Federal em fevereiro.
- Começa às 8h de hoje, 18, o Amazon Connections, com o objetivo de unir o ecossistema de inovação da Amazônia com o ecossistema global de inovação de Taiwan, na Ásia Oriental. O evento será transmitido gratuitamente pelo canal https://www.youtube.com/@innovationstudio_1 até às 19h30.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar