Um incidente envolvendo a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Ministério da Cultura é revelador da importância que o governo federal dá a projetos culturais fora do eixo Sul-Sudeste. A revisão de um edital da agência, que ignorou a região Norte, ocorreu na quarta-feira (18) após intervenção direta da ministra Margareth Menezes. Ela havia se reunido com o diretor-presidente da Ancine, Alex Braga, em Brasília, e um dos temas da conversa teria sido justamente a importância de fomentar projetos de amplitude nacional, item prioritário na pauta do ministério.
REVISÃO
Ocorre que, um dia após o encontro, a Ancine publicou o resultado do edital para novos realizadores sem contemplar o Norte. A decisão desagradou o segmento de audiovisual. Margareth então ligou para Alex Braga cobrando solução imediata. Na quinta-feira (19), a Ancine emitiu nota recuando na decisão: “Com o compromisso de manter a equidade da política pública e o consequente desenvolvimento de todas as regiões do país, o Ministério da Cultura e a Ancine irão adotar, em regime de urgência, providências para atender também aos realizadores da região Norte”.
TERRORISTAS
Circulam em Brasília informações de que a Polícia Federal está perto de desvendar a participação de empresários de Marabá no esquema de financiamento dos atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília. Os depoimentos de alguns terroristas presos teriam revelado a ação direta de pelo menos cinco empresários do município, mas as pessoas citadas só serão investigadas a partir da apreensão de provas materiais. Marabá e Xinguara são os municípios paraenses que mais arregimentaram bolsonaristas para acampamentos e bloqueios de estradas.
COOPERATIVA
A Unimed Belém realiza hoje, a partir das 7h, no Hangar, assembleia geral extraordinária com uma pauta que promete debates acalorados sobre a situação da cooperativa. A primeira convocação acontece às 7h, a segunda às 8h e a terceira às 9h. Após decididas as pautas referentes à legitimidade do edital de convocação, com concessão de prazo para defesa e contraditório, anteriores, será votada a destituição da Diretoria Executiva (Direx), “pelos motivos contidos no relatório de motivos graves considerando direta e imediata relação com a pauta da AGE”.
MÁGICA
Belém completou 407 anos com festejos que não conseguem ocultar seus muitos problemas. Acumulam-se queixas da população sobre transporte público, saneamento, lixo e estado das ruas. Todos exigem soluções rápidas para problemas que estão aí há pelo menos 20 anos, agravados pelos oito anos da desastrosa gestão de Zenaldo Coutinho, um marco na escalada de abandono e sucateamento da capital. Nada disso, porém, parece importar aos que pregam o fim de mazelas decorrentes de um abandono que vem de longe. Nem com varinha mágica seria possível.
INVESTIGAÇÃO
O prefeito Edmilson Rodrigues determinou ao comando da Guarda Municipal de Belém (GMB) que investigue o episódio da detenção e condução de um cidadão, em abordagem feita por guardas municipais na Praça Santuário, na tarde de quinta-feira, 19. Os guardas investigavam denúncias de uso de entorpecentes. A orientação é para que seja instaurado processo administrativo para checar os fatos e apurar possíveis excessos. A PMB reitera que prima pela responsabilidade, justiça e respeito aos direitos humanos, em todas as áreas da administração.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar