plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Mulheres são a maioria entre os casos de Covid-19 no Pará

Balanço da Sespa indica que mais de 55% dos casos de Covid-19 registrados no estado são em mulheres. Taxa de mortalidade, no entanto, é maior em homens. Veja este e outros destaques da Coluna RD desta segunda-feira (23).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mulheres são a maioria entre os casos de Covid-19 no Pará camera Dos casos de Covid-19 registrados no Pará, 55,6% foram em mulheres | Wagner Almeida/Diário do Pará

NÚMEROS

No Pará, as mulheres lideram o número de casos de Covid-19, desde o início da pandemia, em 2020. O mais recente balanço da Secretaria de Saúde (Sespa) mostra que 864.552 pessoas foram contaminadas pelo coronavírus e 55,6%, ou 480.305 pessoas do sexo feminino estão entre os positivados. Outros 44,4%, que representam 384.247 pessoas, são homens. Quando o recorte vai para o número de óbitos os papéis se invertem: são 18.999 mortes em decorrência da Covid-19 e 58,7% (11.156) são homens, e 41,3% (7.843) mulheres.

CIDADES

Belém lidera o ranking de municípios com mais casos. São 156 mil ocorrências na capital, que é seguida por Parauapebas (66.133), Santarém (44.126) e Ananindeua (33.833). Os adultos entre 30 a 39 anos são os maiores infectados e os idosos entre 70 e 79 anos são as principais vítimas fatais da Covid-19 no Pará. Bannach desponta como o município com menos óbitos até então, 3 ocorrências. Já a cidade com menos casos confirmados é São João da Ponta, com 95 registros.

BÚFALOS

O Pará já detém o segundo maior rebanho bovino do País, 26.754.388 animais, o que representa um crescimento superior a 6.062.288 bovídeos em um período de quatro anos. A informação é da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O primeiro colocado ainda é o Mato Grosso, com 32.788.192 animais. No ranking de rebanho de búfalos, o Pará permanece na liderança, com 750.301 animais. O principal centro de produção bubalina é o Arquipélago do Marajó.

OPERAÇÃO

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) realizou, nesta sexta-feira (20), a operação “Parada Obrigatória”, para dar cumprimento a vários mandados de busca e apreensão e prisão temporária contra suspeitos de crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro praticados em Marabá. A operação mirou fiscais da Sefa responsáveis pela arrecadação de tributos na região.

CONCURSO

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) divulgou, no Diário Oficial desta sexta-feira (20), a portaria que homologa o resultado final do VI Concurso Público para o provimento de vagas para cargos efetivos, de nível médio e superior, do quadro de servidores da instituição e cadastro de reserva. A homologação autoriza a nomeação dos aprovados, respeitando a lista de classificação. Mais de 62 mil candidatos fizeram provas em agosto do ano passado.

CURSOS

O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, lançou Processo Seletivo Especial (PSE) para preencher as 130 vagas disponíveis nos Cursos Técnicos em Agropecuária, Florestas e Meio Ambiente. Os cursos são ofertados na Modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma de Oferta Integrada - Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT), com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2023, turno integral e modalidade presencial.

BLOQUINHOS

O pré-carnaval da Cidade Velha não será realizado neste ano por falta de verba. Para entender o silêncio nas ruas do bairro nos finais de semana, a Liga dos Blocos do pré-carnaval da Cidade Velha afirma que não consegue arcar sozinha com os custos estruturais da rua, já que o festejo não tem fins lucrativos, contava com o apoio da Prefeitura para realizá-lo. O que não ocorreu. Os blocos tradicionais agora reúnem os foliões em espaços privados, a um custo médio de R$ 100 por um abadá no local mais simples.

ASSISTÊNCIA

O presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador John Wayne, manteve reunião na quarta-feira (18) com o novo secretário municipal de Saúde, médico Pedro Anaisse. Os assuntos discutidos durante o encontro dizem respeito à busca de soluções para vários problemas da saúde na capital paraense, cujo enfrentamento é uma das prioridades da CMB. Além disso, Wayne e Anaisse trataram de parcerias para o Setor de Assistência Médica e Social, que é oferecido pela Câmara aos servidores e à população.

Linha Direta

- O Censo 2022 do IBGE já foi concluído em dezenas de cidades do Pará, mas empacou em alguns municípios, de acordo com os dados atualizados pelo Instituto até este final de semana. Em São Domingo do Capim, só 49,1% da população foi recenseada completamente.

- Em Jacundá, a situação é pior: só 8,9% da população respondeu às perguntas dos recenseadores. Em Belém, o Censo ouviu 80,9% da população.

- Como parte dos preparativos para as eleições suplementares do município de Viseu, no nordeste paraense, marcadas para o próximo dia 5 de fevereiro, quando serão escolhidos o novo prefeito e vice-prefeito, foi instalada a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave).

- De acordo com o TRE do Pará, o propósito é demonstrar que o funcionamento da urna eletrônica é correto, seguro e auditável, comprovando que o voto registrado pelo equipamento corresponde àquele dado pelo eleitor. A auditoria é realizada desde 2002 e, no ano passado, ampliou a amostragem de urnas auditadas de três para 23 equipamentos.

- Apenas 34% dos brasileiros acreditam que as empresas do país vão adotar uma jornada de trabalho de quatro dias em 2023. É o que mostra a pesquisa “Global Advisor – Predictions 2023”, feita pela Ipsos em 36 países.

- O número do Brasil vai de encontro com a média global, que é de 37%. Os moradores dos Emirados Árabes Unidos, com 68%, são os que mais acreditam em uma redução da jornada de trabalho. Índia, com 63%, e Indonésia, com 54%, completam o topo da lista.

- A Fundação Cultural do Pará (FCP) informa que as atividades do Cine Líbero Luxardo ficarão temporariamente suspensas. O espaço vai passar por obras de manutenção. Durante este período, a programação seguirá, exclusivamente, na sala virtual.

- O Cine Líbero Virtual possui diversos títulos nacionais e internacionais, além de títulos do cinema autoral e independente. Para acessar, basta fazer um rápido cadastro e escolher a sessão. Para conferir a agenda de filmes, acesse www.cineliberovirtual.com.br.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias