plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Terrorista esteve no gabinete do deputado Joaquim Passarinho

Dados levantados pelo site "O Antagonista" mostram que George Washington de Sousa, preso após tentar explodir uma bomba nos arredores do Aeroporto de Brasília, esteve no gabinete do parlamentar bolsonarista paraense, que alegou não conhecer o terrorista.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Terrorista esteve no gabinete do deputado Joaquim Passarinho camera George Sousa visitou o gabinete do deputado federal paraense Joaquim Passarinho (PL) em novembro de 2022 | Reprodução/Redes Sociais e Câmara dos Deputados

DESTAQUE

O Pará é o Estado que mais se destaca no país em cinco cadeias produtivas: mandioca, dendê, cacau, açaí e abacaxi, segundo dados atualizados e sistematizados pelo Núcleo de Planejamento e Estatísticas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O levantamento é relativo ao ano-base de 2021. Com exceção do cacau, produzido em maior escala no oeste paraense, e do abacaxi, cuja produção maciça é oriunda de Floresta do Araguaia, na região Sudeste, as demais culturas são cultivadas em abundância no nordeste do Pará, mostra a Pesquisa Agrícola Municipal.

LIDERANÇA

Segundo o levantamento, quase 100% do dendê cultivado no Brasil estão em território paraense. O Pará produziu 98,56% do dendê nacional, totalizando 2.846.023 toneladas – um crescimento de 0,6%. O município de Tailândia, no Sudeste, é o maior produtor, com 942,1 mil toneladas. A produção de açaí foi de 1.388.116 toneladas, com liderança do município de Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins. A cultura da mandioca produziu 4.053.932 toneladas, com destaque para o município do Acará, com 319,3 mil toneladas. Quanto ao abacaxi, o Pará produziu 23,37% de todo o fruto cultivado no Brasil - 361 mil unidades.

DENÚNCIAS

A deputada Vivi Reis (PSOL) encaminhou ofício à procuradora Manoela Lamenha, solicitando providências do Ministério Público Federal quanto às ações da reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima. O documento relata denúncias de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. Eles alegam que, desde sua posse (em julho de 2021), Herdjania não convocou eleições para as diretorias das unidades acadêmicas e tem mantido Conselhos Superiores com nomeações pró-tempore, sem a legitimidade das categorias, em flagrante desrespeito ao regimento e ao estatuto da Ufra.

TERRORISTAS

Os dois presos pela Polícia Federal sob a acusação de planejar um ataque a bomba em Brasília, o paraense George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego Rodrigues visitaram gabinetes de parlamentares bolsonaristas na Câmara de Deputados no período em que articulavam o atentado, entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro. O caso foi revelado pelo portal “O Antagonista”, que obteve a lista de visitas à Câmara através da Lei de Acesso à Informação. George Washington esteve no gabinete do deputado Joaquim Passarinho (PL-PA) no dia 23 de novembro, às 12h04. Passarinho disse não conhecer “esse senhor”.

SEGURANÇA

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, promoveu ontem o primeiro encontro com secretários de Segurança de todo o país. O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, participou da reunião, abordando ações importantes para o Pará, como o Programa TerPaz e as operações “Guardiões do Bioma”. O encontro foi aberto pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, seguido de pronunciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

TRABALHO

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, será realizado hoje em Belém o Seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo: Liberdade sob o prisma da dignidade”, organizado pelo TRT/8ª Região. O presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, fará a conferência de abertura. O evento reunirá também outros nomes de destaque no combate ao trabalho escravo, como o padre e professor Ricardo Rezende, militante histórico de combate ao trabalho degradante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias