plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Prodepa inicia programa para elevar Pará a novo patamar 

Denominado de “Pará Mais Conectado” o projeto vai preparar o Estado para a conexão a “backbones” internacionais, que darão ao Estado autonomia total no âmbito tecnológico.

Imagem ilustrativa da notícia Prodepa inicia programa para elevar Pará a novo patamar  camera ( Divulgação )

Em reunião em Brasília semana passada com Jader Filho, Ministro das Cidades, o presidente da Prodepa, Carlos Maneschy, apresentou o programa de Expansão e Modernização da Infraestrutura da Rede Estadual de Comunicação, que levará o Pará a um novo padrão tecnológico e de desenvolvimento. Denominado de “Pará Mais Conectado” o projeto vai preparar o Estado para a conexão a “backbones” internacionais, que darão ao Estado autonomia total no âmbito tecnológico. O custo aproximado para viabilizar a expansão da rede de telecomunicações da Prodepa é de R$ 600 milhões, que deverão ser captados junto a bancos públicos e de fomento, nacionais e internacionais.

AVANÇO

Na busca de parceria com o Ministério das Cidades, Maneschy mostrou a Jader que, com o investimento, a Prodepa se tornará apta a receber internet de alta capacidade oriunda de um cabo submarino de fibra óptica, que funcionará como um instrumento efetivo de inclusão digital e redução e desigualdades regionais e sociais, que poderá atender com qualidade as 12 regiões do Estado. A primeira parte do programa é dividida em 3 fases previstas para serem concluídas em 3 anos, e encontra-se em fase de planejamento e estudos técnicos preliminares que vão subsidiar a elaboração e documentos técnicos para compor o edital de licitação.

PIONEIRO

A secretária de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Clima, Carina Pimenta, destacou durante reunião com gestores paraenses na última quinta-feira, na sede do Ministério, em Brasília, que “o Pará tem uma excelente contribuição ao liderar o processo de construção do Plano de Bioeconomia. É o primeiro que nós temos no Brasil, e dialoga muito com o que nós estamos pensando a nível federal”. O Pará foi o primeiro estado brasileiro a construir um Plano de Bioeconomia (com 92 ações e 3 eixos principais) junto com as comunidades tradicionais que trabalham com os ativos naturais e protegem a natureza.

DESTAQUE

Após o reprocessamento das remessas do ano de 2022, o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST) apontou o TRT-8 (PA/AP) como o 3º melhor Tribunal do Trabalho do Brasil. O TRT-8 assume a posição com mais de 60% das Varas do Trabalho (VT’s) da 8ª Região entre as que obtiveram melhores resultados na gestão de processos. O IGEST Nacional apontou que 35, das 56 Varas do Trabalho do TRT-8 se encontram entre as 25% melhores do país, incluindo varas de Parauapebas, Belém, Santarém, São Félix do Xingu, Xinguara, Redenção, Paragominas, Marabá, Óbidos, Castanhal, Macapá, Ananindeua, Breves, Abaetetuba e Altamira. O destaque é a 4ª VT de Parauapebas, posicionada em 10º lugar nacionalmente, e em 1º lugar no âmbito do TRT-8.

CUIDADOS

A experiência de Belém para a construção de um Sistema Municipal de Cuidados será apresentada em Brasília hoje no lançamento do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para a elaboração da Política Nacional de Cuidados do Governo Federal. O convite foi feito após visita de comitiva interministerial em abril, quando representantes do Ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome conheceram o modelo do projeto Ver-o-Cuidado, realizado em parceria pela ONU Mulheres e pela prefeitura de Belém, com o apoio da Open Society Foundations.

Moradores de um edifício, na avenida Conselheiro Furtado, próximo da Alcindo Cacela, estão bastante apreensivos com a situação das sacadas do prédio: são visíveis o limo e as infiltrações acumuladas nas estruturas de todos os andares.

Um dos moradores, assustado, afirmou à coluna que o risco de desabamento é iminente e solicita uma vistoria urgente de órgãos técnicos como Crea-PA, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. “Não queremos repetir aqui o que ocorreu nas sacadas do prédio da Mundurucus a pouco mais de uma semana. Pessoas podem morrer”, disse.

A Assembleia Paraense, um dos clubes mais tradicionais do Pará, passou por auditoria e receberá em breve os ISO’s 9001 e14001. O primeiro diz respeito à qualidade dos serviços e o segundo atesta a boa gestão ambiental do clube.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Execução Penal (Nudep), ofereceu semana passada mamografias para 40 mulheres privadas de liberdade, no Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua.

A doação de leite materno é fundamental para salvar vidas conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que coleta o leite na residência das doadoras, como parte do Projeto “Bombeiros da Vida”, que ajuda a garantir leite para recém-nascidos na Santa Casa e no Hospital Materno-Infantil de Barcarena.

O cadastro é feito de modo virtual, pela internet ou telefone, e a doadora não precisa sair de casa. Os bombeiros vão à residência retirar o leite. O contato pode ser feito pelos telefones 4009-2311 /2212 /0375; pelo WhatsApp (91) 98899-6326 e pelo site www.santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou e-mail projetobombeirosd [email protected].

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias