PECUÁRIA
A Expopará 2023, prevista para o período de 10 a 15 de outubro, no Parque de Exposição e Feiras, irá apresentar os avanços da pecuária no Pará, que detém o segundo maior rebanho bovino do Brasil. A Associação Rural da Pecuária, que organiza a feira, avalia que a comercialização de animais, veículos e equipamentos deve superar a casa dos R$ 5 milhões, com a venda de animais de raças consagradas como guzerá, nelore, senepol e bubalina. Haverá também a participação de 120 cavalos mangalarga marchador de diversos Estados em julgamento oficial da raça.
LEIA TAMBÉM:
- Seca muda paisagem de Alter do Chão, o "Caribe amazônico"
- 23 municípios do Amazonas já estão em situação de emergência
FIEPA
Em nota oficial, divulgada ontem, a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) se manifestou sobre a possibilidade de exploração de petróleo na Margem Equatorial, localizada no Rio Grande do Norte, o que relegaria os Estados amazônicos a uma posição secundária. Em função disso, a entidade propõe uma reflexão sobre essa temática. “Iniciamos esse processo com um apelo ao Ministério do Meio Ambiente, para solicitar esclarecimentos à sociedade a respeito do que, efetivamente, constitui uma campanha exploratória de petróleo”, diz a nota, assinada pelo presidente da Fiepa, Alex Dias Carvalho.
Quer ficar por dentro de todas as notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
QUESTIONAMENTOS
Para a Fiepa, “não deveria ser necessário segmentar o projeto em Plano A e Plano B; o plano deve ser único: a exploração e pesquisa abrangendo toda a Margem Equatorial, desde os Estados da Amazônia até o Nordeste”. Acrescenta que a sociedade amazônica não pode continuar a ser tratada como secundária na tomada de decisões que afetam a própria região. “Cabe questionar por que não temos acesso ao que ainda não sabemos. A quem interessa a manutenção da ignorância em relação à distinção profunda entre a fase de exploração e a fase de produção?”.
CONSELHOS
Mais de 30 mil conselheiros tutelares foram eleitos em todo o Brasil, domingo, e tomarão posse em 10 de janeiro de 2024. Nas 21 capitais onde a apuração já foi concluída, 1,6 milhão de votos foram apurados. Houve aumento de 25,8% de votos comparados ao pleito de 2019, que recebeu 1,2 milhão. Os muitos problemas envolvendo a invasão de zonas de votação, propaganda abusiva e panes em algumas urnas eletrônicas causaram o adiamento da eleição em 18 municípios. Nessas localidades, os cidadãos terão o direito de escolher os conselheiros tutelares em data a ser definida.
GEOLOGIA
O geólogo Homero Reis de Melo Júnior assumiu, ontem, a Superintendência Regional de Belém do Serviço Geológico do Brasil, conhecida tradicionalmente por CPRM e vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Empregado da instituição há 20 anos, um dos principais desafios de Homero é formular projetos de pesquisa direcionados ao desenvolvimento regional. Paralelamente, a superintendência estabelece diversas parcerias com o governo estadual para apresentar produtos e projetos ambientais para a COP 30 e integrados ao Plano Pará 50.
PAC
A segunda etapa do Promaben II, que abrange a macrodrenagem e a microdrenagem da Bacia da Estrada Nova, com a duplicação da Bernardo Sayão e o Programa da Bacia do Mata Fome, será incluída entre as obras que serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), retomado pelo governo Lula. São duas obras essenciais para acabar com os alagamentos nessas áreas. A gestão municipal quer aproveitar a janela de oportunidades da COP 30 para deixar um legado para a cidade, especialmente em benefício da periferia.
LINHA DIRETA
Confirmado! A deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA) assumirá na próxima quinta-feira, 5, a primeira vice-presidência nacional do MDB.
O desembargador aposentado Vicente Malheiros da Fonseca foi eleito ontem para a Academia Paraense de Letras, com 30 votos. No início da noite, ele recebeu uma comissão de imortais da APL, que foi comunicar oficialmente sua eleição para ocupar a Cadeira n° 34 da academia.
Sobre a fumaça que cobriu alguns bairros de Belém na segunda-feira, 2 de outubro, a Semas informou que, neste período mais seco, durante algumas noites e madrugadas, é comum a ocorrência de inversão térmica.
O fenômeno meteorológico significa a retenção do ar que se resfriou durante a noite, próximo da superfície, sobreposto por uma camada de ar mais quente, o que pode acabar favorecendo o aprisionamento de fumaça nesses locais.
A pasta do Meio Ambiente estadual, por meio do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, monitora o incidente de ocorrências como está em todos os municípios paraenses.
Uepa, Unifesspa e IFPA realizam nesta quinta-feira, 5, a IV Feira das Profissões, das 9h às 17h, na Estação Conhecimento de Marabá, no sudeste do Estado. A ação vai divulgar os 73 cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e as atividades acadêmicas das três instituições públicas de ensino.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar