SUDAM
A nova gestão da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizará amanhã a 26ª reunião do Conselho Deliberativo (Condel), com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do superintendente Paulo Rocha. Em discussão, o planejamento para 2024 do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e dos incentivos fiscais. A primeira reunião da nova gestão ocorreu em 14 de julho, quando foi aprovado o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) para o período de 2024/2027.
SÍNDICOS
No transcurso do Dia do Síndico, que será comemorado na quinta-feira, (30), a Câmara Setorial dos Condomínios da CDL realiza uma confraternização com os associados, na Estação das Docas. A entidade foi criada em 2012 com o objetivo de valorizar e capacitar síndicos de todo o Estado, através de cursos em convênios com diversos parceiros. A festa será em ritmo de happy hour, durante o qual será lançada a segunda edição da revista “O Síndico”, publicação voltada para o segmento com informações destinadas a ajudar na gestão dos condomínios.
Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.
BRAZ
No fim de semana, quem passou pela rua Braz de Aguiar, à altura da travessa Benjamin Constant, point tradicional de bares, restaurantes, cafés, hotéis e lojas, se deparou com uma cena deplorável: uma árvore que desabou há dias estava exposta na calçada, impedindo a passagem das pessoas. Para piorar, tábuas improvisadas cobrem os bueiros sem tampa para que ninguém caia. Uma atenção maior dos órgãos responsáveis ajudaria a melhorar a imagem do centro da capital paraense, que já se prepara para os visitantes que estarão aqui para a COP30, em 2025.
SEGURANÇA
A fim de ampliar a participação da população na investigação de crimes e acesso aos canais de denúncia, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) vai ampliar a divulgação dos canais, em especial o Disque Denúncia 181, em duas cidades polos do sudeste paraense, Marabá e Parauapebas, nos dias 28 e 29 de novembro. O Disque Denúncia é um serviço disponível em tempo integral, para receber informações de fatos ou crimes que ocorreram ou estão acontecendo, preservando o sigilo da fonte. Além de chamadas convencionais pelo número 181, a população pode acionar o WhatsApp (91) 98115-9181,
CONFERÊNCIA
De 28 a 30 de novembro, a Secult e o Conselho de Cultura promovem debates, plenárias e apresentações culturais na Fundação Cultural do Pará, durante a Conferência Estadual de Cultura. É um encontro das vozes, identidades, potências e demandas de todos os municípios para construir o Plano Estadual de Cultura, como explica a secretária estadual Úrsula Vidal. Para quem quiser participar como observador, a inscrição é pelo site da Secult (www.secult.pa.gov.br). Haverá transmissão ao vivo que acontecerá no YouTube.
RIBEIRINHOS
Com lançamento previsto para quinta-feira, 30, o documentário “Reconstruindo a Comunidade: O Fenômeno das Terras Caídas e as Memórias Ribeirinhas”, da diretora Anna Karla Lima, expõe a realidade impactante das comunidades que vivem à beira do rio, diante do fenômeno das terras caídas – erosão causada por fatores naturais ou desmatamento. O filme retrata a realidade das comunidades Fátima de Urucurituba e Quilombo Arapemã, em Santarém. O projeto recebeu apoio do Edital da FCP de Incentivo à Arte e à Cultura do Governo do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar