plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NÃO VACILE, VACINE-SE!

Sesma confirma morte por Covid de não vacinado em Belém

Sesma reforça a importância da população estar em dia com o calendário vacinal

Imagem ilustrativa da notícia Sesma confirma morte por Covid de não vacinado em Belém camera Vírus que assolou o mundo segue fazendo vítimas e todo cuidado é pouco | Tomaz Silva/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem dois óbitos por covid-19 em Belém – uma das vítimas não estava vacinada. Em função dos riscos decorrentes da falta de imunização que a Sesma vem alertando para a importância de a população estar em dia com o calendário vacinal por meio da Unidade Móvel de Vacinação e das Unidades Básicas de Saúde. As unidades móveis funcionam das 8h às 17h, disponibilizando as vacinas contra influenza (gripe) e bivalente (covid). Hoje, a unidade atende na praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá.

Conteúdo Relacionado:

SINTOMAS

  • As “condições pós-covid”, que apresentam sintomas como perda de memória, paladar e olfato, especialmente em não vacinados, e casos de reinfecção, levaram o Ministério da Saúde a publicar uma nota técnica com as informações mais atualizadas sobre o problema. Ao mesmo tempo, a pasta financia pesquisas para entender melhor o cenário no Brasil pós-pandemia. Basicamente, as pessoas que tiveram covid-19 podem apresentar um conjunto de sinais e sintomas que se prolongam e não têm causa aparente, afetando até outros sistemas, como o respiratório e o mental.

DESMATAMENTO

  • Um levantamento do Instituto Imazon, consolidado a partir de monitoramento por satélite, indica que o desmatamento na Amazônia registrou queda de 62% entre janeiro e novembro. A maior queda ocorreu em novembro. A perda de vegetação foi de 116 quilômetros quadrados, 80% a menos do que a área calculada em 2022, quando atingiu 590 km². No acumulado de janeiro a novembro, o desmatamento teve redução de 62%, passando de 10.286 km² em 2022 para 3.922 km², a menor derrubada para o período desde 2017.

ATUALIZAÇÃO

  • Como parte da programação do Dezembro Vermelho de mobilização nacional na luta contra o vírus da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, a Santa Casa do Pará realiza hoje o Curso de Atualização dos Protocolos de Profilaxia do HIV e Alta Assistida Farmacêutica dos Recém-Nascidos, no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde. A iniciativa, em parceria com a Sespa, busca qualificar profissionais, residentes e estagiários da maternidade e outras instituições de saúde estaduais e municipais, além do Parapaz.

HOMENAGEM

  • Em reconhecimento aos relevantes trabalhos de divulgação da Festividade da Marujada em todas as regiões do Brasil, por vários meios e ações, incluindo a exposição fotográfica “Esmolação - Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”, do fotógrafo Alexandre Baena, a Irmandade de São Benedito prestou homenagem honorífica à secretária de Cultura, Úrsula Vidal, que ontem prestigiou o evento em Bragança. Com mais de 200 anos de tradição, a Marujada é uma manifestação cultural e religiosa que tem um lugar de honra na ancestralidade e espiritualidade do povo paraense.

RISCO

  • As fortes chuvas que têm marcado o mês de dezembro começam a ameaçar o cronograma de reforma do Mercado de São Brás que tem previsão de se transformar num grande centro turístico e gastronômico até maio de 2025, seis meses antes do início da COP30 em Belém. Até o momento, as obras não atingiram sequer 30% do programado inicialmente e a tendência é que o ritmo diminua caso as chuvas se intensifiquem. Há receio de que a obra chegue a 2025 com quase metade ainda por concluir.

LINHA DIRETA:

  • As ações do programa de Estado: “Territórios pela Paz”, que há um ano se tornou política permanente por força de lei, atenderam mais de um milhão de pessoas durante todo o ano de 2023.
  • Segundo as pesquisas do Dieese/PA, o litro do açaí do tipo médio comercializado em Belém apresentou reajuste de quase 6% entre novembro e outubro e 12% nos últimos 12 meses.
  • O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) finaliza o ano de 2023 com o cumprimento de Metas Nacionais do Poder Judiciário brasileiro, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para este ano.
  • A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), informa que está disponibilizando um novo canal de atendimento para solicitações de serviços de iluminação pública, por meio do número 0800 000 3233. As ligações podem ser feitas de celular e telefone fixo.
  • Devido às datas comemorativas do fim do ano, o horário de visitação gratuita ao Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, será, no próximo sábado, 30, das 10h às 18h, e, no domingo, 31, das 10h às 14h. Fecha dia 1º e retorna no dia 2.
  • O Tribunal Regional Eleitoral do Pará lançou edital para o preenchimento de pautas no espaço. O aviso é destinado para o lançamento de livros na galeria do Centro e para exposições. As propostas podem ser apresentadas até 21 de janeiro.
  • O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, abriu processo seletivo para a contratação imediata de artífice e enfermeiro SCIH. Os interessados devem enviar o currículo até amanhã, quinta-feira, 28, para o e-mail: [email protected], informando a vaga almejada no assunto da mensagem eletrônica.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias