A partir desta sexta-feira (5), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), dá início ao “Preamar Cabano: Aniversário de Belém 408 anos”. A programação será diversificada e destinada a atender todos os públicos. Serão exposições, rodas de conversas, apresentações musicais, oficinas e shows em vários espaços culturais, com entrada gratuita. Como sinalização visual da data histórica, o Memorial da Cabanagem ganha uma iluminação especial neste período, estendendo-se até o dia 12 de janeiro, data do aniversário de fundação da capital.
ROSÁRIO
- Os frequentadores da Igreja do Rosário, no bairro da Campina, reclamam das dificuldades para ter acesso ao templo. Localizada na esquina das ruas Padre Prudêncio e Aristides Lobo, a igreja tem o entorno tomado por grande quantidade de lixo, despejado diariamente pelos moradores. Além disso, fios elétricos arrebentados atrapalham os pedestres. Projetada pelo arquiteto Antônio Landi, a igreja erguida na segunda metade do século XVII merece mais cuidado, pois sempre foi um ponto de visitação de turistas que passam por Belém.
DOENÇAS
- Depois de 24 anos de implementação, a lista de doenças ocupacionais, instrumento para a identificação e reconhecimento de enfermidades decorrentes das atividades de trabalho, passou por ajustes para refletir com precisão os riscos no ambiente profissional. O Ministério da Saúde incorporou 165 novas patologias na lista de doenças ocupacionais por meio da portaria GM/MS nº 1.999, de 27 de novembro de 2023. Entre elas, estão a Covid-19 e doenças de saúde mental (burnout, ansiedade, depressão). A quantidade de códigos de diagnósticos passou de 182 para 347.
FOLIA
- O processo de construção de um carnaval sustentável em 2025, ano da COP-30, está sendo planejado desde já pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Cultural de Belém e Secretaria Municipal de Administração junto com o Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas e a Liga das Escolas de Samba. A ideia é organizar o carnaval através de oficinas, eventos e outras atividades conjuntas. O setor cultural do samba vai reunir experiências, como ações de cooperativas, para reaproveitamento de materiais e de tecidos, para criar peças do carnaval.
JUSTIÇA
- A fachada do edifício-sede da Seção Judiciária, no bairro do Umarizal, vai passar por obras de atualização, que pretendem eliminar desgastes na estrutura do prédio, inaugurado há 30 anos. Em comunicado divulgado ontem (4), a Diretoria do Foro informa que os trabalhos irão durar seis meses, encerrando-se em junho. A partir de segunda-feira, 8, quando recomeça o expediente normal na Justiça Federal, após o recesso forense 2023/2024, já estarão instalados tapumes de isolamento nos corredores frontais aos elevadores e na área de estacionamento.
TURISMO
- Mais 13 municípios foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo. Salinópolis, Salvaterra, Itaituba, Trairão, Aveiro, Maracanã, Tucuruí, Cametá, Rio Maria, Piçarra, Tucumã, Água Azul do Norte e Portel passam a integrar o Sistema de Informações do Mapa. Com essa nova rodada de inclusões, o Estado alcança a marca de 50 municípios, de todas as 14 Regiões Turísticas, compondo o sistema, que é a mais importante ferramenta para definição de políticas públicas no setor.
LINHA DIRETA
- Chaves, no Marajó, é um dos 22 municípios brasileiros que tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional por conta do período de estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 2.
- A Prefeitura de Belém inicia hoje, 5, a partir das 9h, na Aldeia Cabana, a operação “Limpezão Emergencial”, com o objetivo de fazer uma grande limpeza na cidade com foco nos pontos críticos de descarte irregular de lixo.
- A ação emergencial deve durar até que seja finalizado o processo de concorrência do novo sistema de coleta e tratamento de lixo de Belém, e vai contemplar todos os distritos da cidade com um efetivo de 1.403 agentes de limpeza, 11 pás escavadeiras, 12 retroescavadeiras, 121 caçambas e 21 roçadeiras.
- Por conta do período de festas de final de ano, o Banco de Leite Humano da Santa Casa sofreu uma redução considerável no número de doadoras ativas e precisa retomar com urgência a captação de leite humano para poder atender da melhor forma os recém-nascidos internados nas unidades neonatais da Santa Casa.
- Para ser uma doadora de leite, a mulher precisa estar amamentando, possuir excedente de leite e ter bom estado de saúde. O cadastro de doadoras conta agora com novos telefones de contato: Banco de Leite Humano (BLH) 3251-7311 e 3251-7318; e projeto Bombeiros da Vida 3251-7212 e 3251- 7445.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar