plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Parcerias internacionais vão fortalecer bioeconomia no Pará

Veja os destaques da coluna Repórter Diário!

Imagem ilustrativa da notícia Parcerias internacionais vão fortalecer bioeconomia no Pará camera Divulgação

Com a meta de capacitar a próxima geração para compreender, mitigar e adaptar-se às alterações climáticas, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) firmou parceria com o instituto britânico British Council. O programa é o Climate Skills - Seeds for Transition, que visa melhorar a educação climática e a empregabilidade na economia verde, especialmente entre comunidades jovens vulneráveis no Brasil, México, Vietnã, Indonésia, Índia e o Reino Unido. Ontem, as instituições selecionaram projetos que serão financiados pelo instituto.

PROJETOS

A proposta prevê a colaboração entre o British Council e a Fapespa, que resulta em chamadas para financiar projetos de organizações da sociedade civil e de pesquisadores de ICTs sediadas no Pará, alinhados ao plano estadual de bioeconomia e ao arcabouço de políticas setoriais do Estado em temas de mudanças climáticas. A parceria prioriza o aproveitamento de recursos e conhecimentos especializados para enfrentar os desafios climáticos locais e promover o empoderamento dos jovens.

TURISMO

A presença de municípios paraenses continua a aumentar no Mapa do Turismo Brasileiro. Em janeiro, o Ministério do Turismo (MTur) reconheceu mais duas cidades que atendem o caderno exigências para compor o Mapa: Anapu, da Região Turística do Xingu, e Oriximiná, da Região do Rio Amazonas. Agora, ao todo, o Pará tem 52 municípios das 14 regiões turísticas integrando o Mapa, que é uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) para definir as prioridades territoriais de políticas públicas do MTur.

Conteúdos relacionados:

FILIAÇÃO

O prefeito de Belterra, Ulisses Medeiros, assinou na segunda-feira (29) a ficha de filiação ao MDB. O ato aconteceu em Brasília. Candidato à reeleição, Ulisses teve o ingresso no partido avalizado pelo ministro Jader Filho, das Cidades, principal dirigente do MDB no Estado. O prefeito foi eleito em 2020 como vice na chapa encabeçada por Dr. Macedo (DEM). No início de 2022, com a renúncia do prefeito, ele assumiu a Prefeitura de Belterra. Ulisses José Medeiros Alves já exerceu o cargo de vereador e também teve passagem pelo PSD.

TÍTULOS

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem) encerrou janeiro com balanço positivo, em particular, de regularização fundiária, que garantiu títulos entregues à Arquidiocese de Belém de três imóveis católicos: Paróquia de S. Sebastião (Sacramenta), Igreja Santuário Fátima (Fátima) e Paróquia Santuário S. Judas Tadeu (Condor). Foram entregues títulos de propriedade a 210 famílias de Fátima e Pedreira. Outras 800 famílias do bairro Curió-Utinga e 111 da Pedreira foram cadastradas no programa Terra da Gente.

MUTIRÃO

Será hoje, 1º, a segunda edição do programa “Viradão da Saúde”, uma ação noturna de atendimentos gratuitos em diversas especialidades médicas à população de Belém e Ananindeua. A ação vai contar com a presença do secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando. Nesta etapa, o mutirão de saúde vai acontecer de forma simultânea nas Usinas da Paz Cabanagem, Bengui e Icuí-Guajará, de 18h às 22h. Os atendimentos serão oferecidos a pacientes com o devido encaminhamento para as especialidades disponibilizadas durante a ação.

Linha direta

O Comando Militar do Norte deu continuidade às atividades preparatórias para a Operação Acolhida. No total, 136 homens e mulheres militares chegaram em Belém para a primeira etapa de instruções específicas.

Este será o 18º Contingente da Força Tarefa Logística Humanitária que será composto por militares vindos dos municípios de Altamira, Marabá, Tucuruí, Itaituba e Belém; e ainda dos estados do Amapá e Maranhão. Além disso, o Comando Militar do Oeste (CMO) também enviará 207 militares.

O porta-voz da Frente de Oceanos do Greenpeace Brasil, Marcelo Laterman, emitiu nota sobre os dados do Ibama que prevê impacto ambiental máximo em possível exploração de petróleo na Foz do Amazonas alertando que a prática na região fere o princípio da precaução.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“O fato de todos os parâmetros de avaliação de impacto atingirem o grau máximo deveria orientar, para além de um alto valor de compensação financeira, a inviabilidade socioambiental do empreendimento”, posicionou-se.

As análises do Dieese/PA mostram que o reajuste acumulado de 19,43% registrado no preço da farinha de mandioca comercializada na capital em 2023 supera em mais de cinco vezes a inflação acumulada em 3,71% (INPC/IBGE) para o mesmo período.

A Agência Espacial Europeia, a partir do uso do satélite Sentinel-2, atestou que a cor média territorial predominante do estado do Pará é o verde.

Parceria entre a Cultura Rede de Comunicação, o Hemopa e os clubes paraenses, será lançada no sábado a campanha Doadores Futebol Clube, alusiva ao Parazão Banpará 2024.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias