Janeiro 2024 registrou 148 crimes violentos. Em janeiro de 2023 foram 155 delitos, e esse era até então o melhor mês na linha histórica. O trabalho consolidado na Segurança Pública pelo Governo do Pará garantiu que o primeiro mês de 2024 seja apontado como o melhor entre todos na linha histórica na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, desde 2010. O estudo será apresentado hoje pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, destaca ainda janeiro de 2024 como o melhor janeiro dentre todos, desde 2010.

REDUÇÃO

No comparativo com 2019, início da atual gestão em que janeiro registrou 284 crimes violentos, a redução em CVLI chega a 48% e representa 136 vidas preservadas. Na comparação com 2018, em que o Pará teve 404 CVLIs, a redução alcança 63%, o que aponta a preservação de 256 vidas paraenses. O crime de homicídio também queda no Pará em janeiro de 2024: de 1º a 31 houve 143 homicídios, reduzindo a 4% em relação ao mesmo período de 2023, mas reduzindo também 46% no comparativo com 2019 e 63% quando comparado com 2018.

QUEDA

Em janeiro de 2019 foram 267 homicídios e 386 em janeiro de 2018. Já o crime de roubo em 2024 janeiro computou 3.161 ocorrências, reduzindo em 20,62% em relação a janeiro de 2023, que fechou com 3.982 delitos. Em números absolutos foram 821 roubos a menos entre janeiro de 2024 e 2023. No comparativo com janeiro de 2018, que teve 10.779 delitos deste tipo, a redução atinge 71%, representando 7.618 delitos a menos, mais que o dobro do registrado somente em janeiro de 2024.

INSEGURANÇA

Um barco de remo olímpico do Paysandu com 8 atletas foi abalroado na manhã do último sábado por uma lancha com cerca de 10 passageiros, que fazia a travessia para a ilha do Combu, em frente ao antigo Novotel. Um dos atletas percebeu a aproximação da lancha em alta velocidade e ainda gritou e gesticulou, mas sem sucesso. A lancha bateu e passou por cima do barco. O barco de remo começou a emborcar e felizmente apenas 2 atletas se feriram sem gravidade. O fato mostra a urgência das autoridades busquem formas seguras de fazer a travessia para todos que usam o rio, seja para lazer, esporte e trabalho antes que algo de mais grave ocorra.

Conteúdos relacionados:

PROTEÇÃO

Em meio ao clássico entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club realizado ontem, o governador Helder Barbalho entregou oficialmente a Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher no Estádio Olímpico do Pará “Jornalista Edgar Proença”, o Novo Mangueirão. A DPTGE, voltada para investigar crimes e contravenções penais, especialmente aqueles previstos na Lei Geral do Esporte, terá foco em ocorrências envolvendo torcidas organizadas e eventos com mais de 10 mil pessoas.

TRÂNSITO

O governo do Estado inaugura hoje o novo prédio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Parauapebas. O prédio ganhou móveis novos e os espaços se tornaram mais amplos. O bloco dos exames de moto e legislação estão mais confortáveis aos usuários e o setor dos agentes de fiscalização de trânsito foi revitalizado. A área de vistoria está mais ampla e segura. A grande novidade é um novo parque gráfico, que passa a atender o setor de emissão de documentos. As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) antes emitidas na gráfica de Marabá, passam a ser impressas na própria Ciretran de Parauapebas.

CONCURSO

Ao todo, 693 escolas estaduais em 144 municípios participaram do concurso de Redação promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado com o tema “Tribunal de Justiça do Pará: 150 anos garantindo acesso à justiça no Ano de Sesquicentenário do Tribunal de Justiça do Pará”. Os estudantes que conquistaram os três primeiros lugares são, pela ordem, de escolas estaduais de Limoeiro do Juru, Belém e Santarém e cada um recebeu um notebook. A premiação ocorreu sábado na solenidade comemorativa pelos 150 anos de instalação do Tribunal, no Theatro da Paz.

LINHA DIRETA

- O livro “Tão Longe e Tão Distante” que conta a história das vivências do maestro Carlos Gomes, em Belém, desde da década de 1870 a 1896, será lançado no próximo dia 15, no Salão Nobre do Theatro da Paz e no dia 16, no Museu de Arte em Belém (Mabe), pelo professor e membro da Academia Paraense de Música, maestro Jonas Arraes.

- O Ministério Público do Estado realiza nos dias 7 e 8 de março, na Estação das Docas, em parceria com a AMPEP, o seminário “Ministério Público e a COP30: Perspectivas e desafios”. No mesmo evento ocorre a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp 

- As Diretorias de Foro das Seções Judiciárias da 1ª Região (que abrange 12 unidades federativas, entre as quais o Pará) agora podem adotar medidas no caso de descumprimento de cartas precatórias, solicitação em que um juiz solicita a outro em estado diferente a realização de algum ato processual.

- A nova competência atribuída aos diretores de Foro vai ajudar a acelerar a tramitação dos processos nos quais são expedidas as cartas precatórias e decorre de alterações em dispositivos do Provimento Coger 10126799.

- As carretas de atendimento do CNH Pai D’égua para os públicos em Belém, Outeiro e Mosqueiro seguem funcionando até quarta-feira, no horário de 8h às 18h. O resultado final dos selecionados sai em 23 de fevereiro no site do Detran.

MAIS ACESSADAS