plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Pará marca presença em Congresso Internacional do Alumínio

Promovido pela Abal, o evento ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril em São Paulo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará marca presença em Congresso Internacional do Alumínio camera Divulgação

ALUMÍNIO

Na condição de grande player do alumínio de alta qualidade, o Pará vai marcar presença ao 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal), nos dias 9 e 10 de abril, em São Paulo. É o maior evento da América Latina do setor, reunindo cerca de 500 participantes, entre autoridades, lideranças empresariais e especialistas para debaterem temas relevantes da atualidade. Serão realizados painéis com sobre perspectivas, desafios e oportunidades para alavancar a competitividade, novas tecnologias e elementos da indústria 4.0.

ANANINDEUA

O plenário do TCMPA homologou voto-resposta a uma consulta da Prefeitura de Ananindeua sobre a possibilidade de aplicação da contribuição social “quota salário-educação municipal” (QSE) para pagar despesas com alimentação e uniforme escolar. O tribunal decidiu que os municípios podem usar o salário-educação na compra de merenda e uniforme escolar, entendendo que tais ações ou políticas públicas concorrem positivamente para o fomento do desenvolvimento educacional, na forma prevista pela Constituição federal.

PERCENTUAL

Quanto à consulta sobre a contabilização das receitas e despesas no atendimento do percentual mínimo de 25% da receita dos impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino, o TCMPA decidiu pela impossibilidade de contabilizar recursos e despesas, para atender o percentual previsto pela Constituição. A decisão foi tomada na 17ª Sessão Ordinária do Pleno, ontem, sob a condução do conselheiro Antonio José Guimarães, presidente da Corte de Contas, e do conselheiro Lúcio Vale, vice-presidente do TCMPA.

UNIFICADO

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), novo modelo de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, está na reta final. As provas acontecem a 5 de maio em 228 municípios do país. No Pará, será aplicado em 17 municípios. Belém lidera em inscrições – 57.315 candidatos dos 118.876 inscritos no Estado. Ananindeua, com 15.439, é o 2º em inscritos, seguido de Santarém (7.996) e Marabá (7.136). Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil.

CASARÃO

O prefeito de Baião, Lourival Menezes Filho, entrega hoje (5), às 9h, aos moradores da cidade o prédio da Casa de Cultura, um marco histórico do patrimônio público e arquitetônico totalmente revitalizado e pronto para atender a comunidade. Construído em 1888 para ser moradia do tenente Antônio José Seixas, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O novo Centro Administrativo de Baião preserva as suas linhas barrocas, góticas e os traços coloniais que marcaram a transição para o período republicano brasileiro.

PROMOTORES

O Ministério Público do Estado (MPPA), em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realiza hoje a posse de 65 novos Promotores de Justiça, aprovados no 13º Concurso Público para Ingresso na Carreira no MPPA. A cerimônia, presidida pelo procurador-geral César Mattar Jr., acontece a partir das 17h, no Theatro da Paz, em Belém. A nomeação dos novos promotores ocorreu no dia 20 de março pela Procuradoria-Geral. Um dos destaques deste concurso público foi a inédita reserva de vagas para candidatos indígenas e quilombolas.

LINHA DIRETA

O rompimento dos cabos de fibra óptica de duas operadoras de internet banda larga ocorrido no dia 3 afetou não só a rotina de milhares de usuários em Belém, mas também o funcionamento das comarcas da capital e do interior do Poder Judiciário do Pará, que tiveram o expediente afetado pela instabilidade de sinal.

As regiões Nordeste (-6,7%) e Norte (-3,8%) tiveram os maiores recuos na taxa de natalidade, de acordo com estatísticas do Registro Civil 2023 (IBGE). No Pará, a redução foi de -3,5%, a terceira menor de toda a região.

A rede pública de ensino de Ulianópolis alcançou o melhor resultado na avaliação de fluência do programa Alfabetiza Pará, com um aumento significativo de 51% entre a avaliação diagnóstica e a somativa. Com essa melhora, agora a rede possui 75,8% dos estudantes do 2° ano no nível leitor.

O saldo positivo é um reflexo direto da implementação do Programa Municipal de Alfabetização na Idade Certa “Sementes de Leitura”, lançado na rede em novembro de 2022, com o apoio do Programa Plantar, da ONG Motriz, que ajudou na implementação priorizando as frentes de avaliação, acompanhamento pedagógico e formação.

Criado pela pesquisadora da UFPA e bióloga Iara Ramos, o projeto Fauna Sustentável é o primeiro que aborda e promove ações sobre a coexistência gente-fauna no estado com foco na conservação de felinos de grande porte.

A iniciativa está sendo colocada em prática pela primeira vez em Paragominas, no sudeste paraense. Desde o início das ações do projeto, em parceria com os produtores, não houve registros de ataques de onças à gado na região - o que posteriormente resultou nas mortes dos felinos para proteção do rebanho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias