JORNALISMO
Será na próxima terça-feira (23), às 14h, no auditório do Naea/UFPA, o lançamento do documento “Fronteiras da Informação - Relatório sobre jornalismo e violência na Amazônia”. Produzido pelo Instituto Vladimir Herzog, o relatório mapeia a situação de jornalistas e comunicadores em território amazônico, ao relatar crimes e ameaças de garimpeiros contra profissionais de comunicação. O evento terá a participação do coordenador do projeto, Hyury Potter, e do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Sadi Machado.
PRISÃO
Dizem que foi um verdadeiro pandemônio. Com o isolamento político do prefeito e o crescente desgaste por conta dos graves problemas de gestão, a prisão do ex-deputado Wladimir Costa caiu como bomba no gabinete do prefeito Dr. Daniel. A notícia fez esgotar o estoque de Rivotril no pomposo hospital de Ananindeua pertencente a ele. Wlad, que já foi cassado por fraude na prestação de contas dos gastos eleitorais, virou aliado ocasional do prefeito, encarregado de atacar desafetos pelas redes sociais. Com a prisão, o investimento de milhões vai retornar agora na forma de filme queimado.
DEFENSORES
A Defensoria Pública do Estado tem 18 novos defensores, empossados durante cerimônia realizada na quarta-feira (17) à noite, no Salão de Atos do Palácio do Governo, em Belém. A solenidade foi prestigiada pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hana Ghassan. Os novos integrantes do quadro da Defensoria foram aprovados no mais recente concurso público da instituição. Eles agora terão a missão constitucional de garantir o acesso à justiça e à cidadania para as pessoas vulnerabilizadas.
FISCO
Em palestra sobre a reforma tributária, proferida no 2º Congresso do Fisco Estadual, o secretário da Fazenda, René Sousa Jr., alertou para o risco de federalização dos impostos no Brasil. “O momento requer muita atenção no Congresso para que se preserve o que sobrou da autonomia dos Estados e dos Fiscos estaduais”, disse. Revelou ainda não acreditar que o novo imposto criado, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), venha a acabar com a sonegação. “A fiscalização tem que continuar e com papel significativo”, destacou.
CULTURA
A secretária de Cultura, Úrsula Vidal, vem acompanhando de perto as obras do Porto Futuro II e do Parque da Cidade. Na quarta-feira, ela visitou o espaço Porto Futuro II, que abrigará a primeira unidade da Caixa Cultural, o Parque de Bioeconomia e Inovação e o Museu das Amazônias. A obra se divide em duas etapas e a primeira será entregue em outubro de 2025, como parte das entregas para a COP30. A segunda está prevista para 2026. Ontem (18), Úrsula participou de reunião de alinhamento sobre as obras do Parque da Cidade.
SAÚDE
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado (Uepa) é sede do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, hoje (18) e amanhã (19), no auditório do CCBS no Campus II. O Fórum é o primeiro dessa natureza realizado na região Norte e tem como meta promover a reflexão e compartilhamento de experiências e demandas relativas à formação de profissionais de saúde. A Uepa é uma das apoiadoras do evento promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
LINHA DIRETA
Seis anos após a CPI da Alepa que investigou os danos ambientais na Bacia do Rio Pará, bem como o vazamento de rejeitos de bauxitas da barragem da mineradora Hydro/Alunorte, instalada em Barcarena, o Estado recebeu o valor de R$ 35 milhões referente à multas ambientais das empresas.
O valor será destinado a financiar projetos socioeconômicos às comunidades de Barcarena e Abaetetuba, e foi inicialmente depositado no Fundo Estadual de Meio Ambiente, gerido pela Semas, que optou por transferir o recurso para o Fundo Amazônia Oriental (FAO).
Na semana do Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária (17 de abril), o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Incra a tomada de medidas para avaliação da viabilidade de um imóvel rural em Tailândia ser destinado ao Programa Nacional de Reforma Agrária.
A fazenda São Thomaz tem 2,5 mil hectares, dos quais 1,5 mil têm possibilidade de serem destinados à reforma agrária. O MPF recomenda que a avaliação do Incra considere aspectos agronômicos sobre a qualidade das terras, mercado regional, recursos hídricos, florestais e ambientais.
Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, o TRE do Pará lança hoje (19), às 14h, os guias “Originários: Sua língua, seu voto, sua representatividade”, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém. O lançamento integra a programação da Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Governo do Pará.
Serão lançados cinco guias nas línguas indígenas faladas no Pará: Mebêngokrê (tronco linguístico Jê), Munduruku e Nheengatu (tronco linguístico Tupi), Wai-Wai (tronco linguístico Karib) e Tenetehara (tronco linguístico Tupi). As publicações estarão disponíveis em um estande para distribuição aos indígenas presentes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar