plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Oeste paraense se destaca na produção de castanha-do-Pará

Veja esse e outros estaques na Coluna Repórter Diário desta terça-feira (23)

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Oeste paraense se destaca na produção de castanha-do-Pará camera Reprodução

Óbidos, Oriximiná e Alenquer são os municípios do oeste paraense que registram os maiores índices de produção de castanha-do-pará no Estado, considerado o terceiro maior produtor da semente no Brasil pelo IBGE, em 2022. Com mais de 8,8 mil toneladas, que representa R$ 31 milhões em faturamento, a produção de castanha-do-pará em florestas estaduais teve coleta antecipada nas florestas estaduais do Trombetas e do Paru, sob supervisão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e apoio da Emater.

DIREITOS

Em recomendação encaminhada ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), em Santarém, o MPF apontou a necessidade de adoção de medidas que garantam o direito à jornada especial e horário reduzido aos servidores civis com deficiência em exercício no órgão militar. A medida foi causada pela recusa de carga horária reduzida a um servidor com diagnóstico de espectro autista. O MPF ressalta que a Lei nº 8.112/93 garante horário especial ao servidor com deficiência, após comprovada a necessidade por junta médica oficial.

EDUCAÇÃO

O Projeto TEA da Ufra e o Grupo Mundo Azul, em parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado, promovem hoje audiência pública sobre educação inclusiva das escolas particulares de Belém, no auditório do MPPA, das 8h às 14h. Na presença do presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi, serão debatidos os direitos dos estudantes com deficiência ao acesso, permanência, participação e aprendizagem. Os presentes poderão apresentar demandas sobre o tema para possível implementação de direitos.

OFICIAL

Já distinguido com a Ordem do Mérito Militar, no grau de Comendador, o desembargador Milton Nobre foi promovido na semana passada ao grau de Grande Oficial da Ordem Militar. Nobre, além de jurista e escritor renomado, é oficial da Infantaria da Reserva do Exército. A honraria a ele outorgada é um reconhecimento do Exército Brasileiro a um dos mais ilustres membros do Judiciário do Brasil, com relevantes serviços prestados às Forças Armadas e à magistratura paraense.

POESIA

Sob a direção de Edyr Augusto Proença, o Theatro da Paz promove hoje, a partir das 18h, a 3ª edição do Sarau Chuva de Poesia. O sarau será no Foyer do teatro e homenageia o escritor Alonso Rocha, conhecido como o “príncipe dos poetas paraenses”. Alonso, falecido em 2010, foi membro da Academia Paraense de Letras e intelectual de grande prestígio. Seus poemas serão declamados pelo também poeta Antônio Juraci Siqueira. O sarau ressalta o papel do Theatro da Paz como um dos mais emblemáticos espaços culturais de Belém.

APLICATIVO

Lideranças em enfermagem da Santa Casa de Misericórdia estão sendo treinadas para utilização do aplicativo Passagem de Plantão. A ferramenta será implantada nas áreas de internação do hospital a partir de maio deste ano, para agilizar e garantir mais precisão na troca de informações sobre os cuidados hospitalares com os pacientes. O software foi elaborado pelas gerências de tecnologia da informação e redes e infraestrutura da Santa Casa, e será usado pelos enfermeiros diariamente e em todos os turnos de trabalho.

Entra em pauta hoje na Alepa o projeto que cria o Programa de Incentivo à Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Pará (Programa IG e Marcas Pará), vinculado à Sedap, que pretende estimular a eficiência extrativa, produtiva, comercialização e prestação de serviços, visando incrementar sustentabilidade e competitividade.

A Secretaria de Educação de Barcarena, município da Região Metropolitana de Belém, é a primeira a integrar 100% da rede de ensino ao programa Escola Azul, coordenado pela iniciativa Maré de Ciência, realizada pela Unifesp Baixada Santista, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Unesco.

O projeto Escola Azul trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo para engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica, incentivando estudantes a terem uma maior consciência sobre o oceano em prol da sustentabilidade.

Apesar do recorde de novas empresas abertas em 2023, também o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, aponta que em fevereiro o Pará foi o Estado do Norte com o maior número de negócios inadimplentes: 152.716.

A Superintendência Regional da Polícia Federal informa que, por motivos de segurança e manutenção, os formulários do serviço “Obter passaporte” no site do órgão estão temporariamente indisponíveis. A medida não afeta os agendamentos feitos previamente.

Aqueles que comprovadamente não podem aguardar esta previsão inicial devem se deslocar aos postos de atendimento da PF/PA com a documentação probatória de emergência.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias