plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Garimpos na Amazônia já abrangem 241 mil hectares

O aumento alarmante de garimpos em terras indígenas na Amazônia preocupa. E mais: DJ Alok é embaixador da COP 30.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Garimpos na Amazônia já abrangem 241 mil hectares camera Cerca de 241 mil hectares - uma área equivalente a duas vezes a cidade de Belém, capital do Pará - é o tamanho das ocupações feitas por garimpos | Foto: Polícia Federal/divulgação

As ocupações por garimpos na Amazônia abrangem 241 mil hectares, equivalente a duas vezes o tamanho da cidade de Belém. Dessa extensão, 25 mil hectares correspondem a áreas de 17 terras indígenas (TIs), segundo estudo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), divulgado na sexta-feira (26). O período de 2016 a 2022 foi o de maior impacto, com aumento de 361% na presença de garimpos em terras indígenas. A maioria (78%) das atividades mineradoras que afetam os povos originários da Amazônia (78%) teve início nesse período.

TERRA INDÍGENA

A Polícia Federal, em conjunto com a Força Nacional e a Funai, conseguiu uma importante vitória sobre a exploração ilegal na Terra Indígena de Apyterewa, em S. Félix do Xingu. Uma ponte clandestina foi destruída em duas etapas, na quinta (25) e na sexta-feira (26). A estrutura tinha 61 metros de comprimento e 4,6 metros de largura, sustentada por oito pilares de concreto. A ponte, na região do Paredão, era conhecida como Bucha do Natanael e funcionava como principal acesso à área. A ação faz parte da operação de desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá.

REGRESSIVA

O anúncio do nome do DJ goiano Alok como embaixador da COP 30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Belém, em 2025, marca o início de uma contagem regressiva para o evento. O primeiro show da nova turnê de Alok será realizado no estádio Mangueirão, em novembro. O convite oficial foi feito pelo governador Helder Barbalho em vídeo postado nas redes sociais na quinta-feira, 25. O DJ foi escolhido, segundo o governador, por ser “um dos artistas brasileiros mais respeitados no mundo, e que tem se engajado bastante na causa ambiental”.

MORADIA

O ministro das Cidades, Jader Filho, participou na sexta-feira (26) do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, em Rio Branco (AC). Em palestra por videoconferência, de Brasília, com o tema “O Programa Habitacional Federal e seus avanços para o Norte e Nordeste”, o ministro ressaltou a importância do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para a realização do sonho da casa própria de milhares de famílias brasileiras. Jader destacou as medidas adotadas para fortalecer o programa, como o aumento do subsídio e a redução da taxa de juros.

ARTICULAÇÃO

O presidente da Câmara de Belém, John Wayne (MDB) tem articulado com a Secretaria de Obras Públicas o trabalho das 700 ruas que serão asfaltadas pelo Governo do Estado nos próximos 18 meses. A ação visa deixar a cidade mais preparada para a COP 30. Dentro do Programa Asfalto Por Todo Pará, o governador Helder Barbalho entregou esta semana várias ruas asfaltadas nos bairros do Tapanã e Terra-Firme e assinou ordens de serviço para levar moradia para os moradores dessas comunidades.

DESPEDIDA

O cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, informou em nota que encerrou o ciclo na função, após três anos atuando na capital paraense. Ele vai assumir, em maio próximo, a Embaixada do Japão na Cidade do México. Por coincidência, todas as transferências de Morita ocorreram em anos de Olimpíadas. Ele agradeceu à população de Belém pelo apoio que recebeu. Observa que sua missão foi a de estreitar e fortalecer as relações institucionais, bem como entre as organizações nikkeis e empresas japonesas.

LINHA DIRETA

  • O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, esta semana, o repasse de R$ 9,3 milhões a 17 cidades de oito Estados. No Pará, a cidade de Rio Maria vai contar com o recurso para restabelecimento de rodovia, enquanto Santa Luzia do Pará para compra de cestas básicas.
  • A Alepa está entre as redes sociais que melhor trabalharam a Inclusão e a Diversidade no país em 2023. O reconhecimento nacional foi anunciado durante o evento #redeswegov, que reuniu profissionais da comunicação pública de todo o país em Florianópolis (SC) esta semana.
  • A premiação foi oferecida pela Social Media Gov, a principal plataforma de monitoramento das redes sociais de todos os órgãos públicos brasileiros. Entre as onze categorias do prêmio, a Alepa foi a única assembleia do país finalista na categoria.
  • O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, no Norte do país, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em 2023, 61,3% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do vencimento. O Pará teve o terceiro melhor resultado: 63,5%, acima da média da região.
  • A vencedora do Grammy Latino 2023, Gaby Amarantos, aceitou o convite da Banda Uó para uma releitura de um dos grandes clássicos do tecnomelody: “Me Libera”, hit que ficou conhecido em 2009 na gravação da banda Djavú.
  • No Pará, após pedido do Ministério Público, a Justiça Eleitoral decidiu manter, nas eleições deste ano, o local de votação tradicionalmente usado pelos habitantes da Terra Indígena (TI) Sororó, para evitar graves prejuízos à população.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias