O fim do primeiro semestre deve ser de bonança para o Comércio da capital paraense, segundo as análises do Dieese/PA, principalmente por conta do Dia das Mães e do período junino. Apesar de não ser um momento de expectativa de formalização de emprego, visto que as contratações para esta época são principalmente de temporários, o otimismo do setor é de crescimento entre 10% e 20% nas vendas. O bom momento também tem a ver com o pagamento do 13º salário dos aposentados, que começou na semana passada e deve injetar mais de R$ 660 milhões na economia.
INAUGURAL
Hoje, quinta-feira, dia 2, às 18h30, será realizada a aula inaugural da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Canaã dos Carajás. O evento ocorrerá na prefeitura municipal e contará com a presença do reitor Clay Chagas, professores da instituição e autoridades locais. Os cursos de graduação em Fisioterapia, Biomedicina, Secretariado Executivo Trilíngue e Gastronomia, oferecidos através do convênio entre a Uepa e a prefeitura de Canaã dos Carajás, têm como objetivo proporcionar educação superior profissional à comunidade.
ENERGIA
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) avalia um plano de descarbonização, proposto pela Equatorial Energia, que visa desmobilizar 14 usinas termelétricas entre 2024 e 2026. Com o licenciamento de novas linhas de distribuição de energia e a desmobilização das UTEs, estima-se que em torno de 240 mil toneladas de CO2 por ano deixarão de ser emitidos pelo setor de distribuição de energia no estado do Pará. O plano de descarbonização das operações inclui os municípios de Afuá, Anajás, Aveiro, Chaves, Faro, Gurupá, Muaná, Oeiras do Pará, Porto de Moz, Prainha, Santa Cruz do Arari, São Sebastião Boa Vista e Terra Santa, além da Ilha de Cotijuba, pertencente ao município de Belém.
PARADA
A Latam expandiu de seu programa de stopover - parada voluntária superior a 24 horas em voos internacionais ou 4 horas em domésticos antes de chegar ao destino final - no Brasil, agora incluindo Belém, Curitiba, Fortaleza, Manaus e Recife como novos destinos para conexões prolongadas de 1 a 3 dias. O serviço, que já era disponível para paradas em São Paulo e Brasília, permite aos viajantes aproveitar um destino intermediário sem custos adicionais em suas passagens aéreas.
PLANEJAMENTO
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), entregou na terça-feira, 30 de abril, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2025, à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), cumprindo o prazo legal estabelecido no artigo 204 da Constituição do Estado. A LDO define metas e prioridades da administração pública para o próximo exercício, bem como orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e disciplina o equilíbrio entre receitas e despesas.
METAS
Das prioridades do governo incluídas no projeto de lei destacam-se a Implantação do Parque da Cidade, em Belém, na Região de Integração Guajará; Conclusão da Reforma e Ampliação do Hospital Municipal de São Caetano de Odivelas, na Região de Integração Guamá; Conclusão do Hospital Materno-Infantil de Breves, na Região de Integração Marajó, e a Construção do Terminal Hidroviário de Carga e Passageiro no Município de Cametá (Vila de Carapajó), na Região de Integração Tocantins.
A Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e Minorias aprovou a criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar a crise do açaí, ocasionada pela alta de preço durante a entressafra.
E as coisas seguem animadas em Ananindeua na área da saúde. Um parlamentar que é unha e carne do prefeito da cidade também seria proprietário de um hospital que se beneficiou do balcão de negócios que virou a gestão municipal.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Os demais donos de hospitais, sobretudo os parças do prefeito, nunca faturaram tanto nos últimos anos em meio ao caos na saúde pública por lá. Ruim mesmo só deu para os donos do Anita Gerosa e Camilo Salgado, que tomaram calote.
Hoje, 2 de maio, a Agência-Barco Caixa vai estar ancorada em Ponta de Pedras, no Marajó. A população de Limoeiro do Ajuru receberá os atendimentos no dia 6. Entre os dias 7 e 8 será a vez de Oeiras do Pará. Já nos dias 9 e 10, os moradores de Curralinho receberão o serviço.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) repassou mais de R$ 484 mil para o município de Mojuí dos Campos para a compra de cestas básicas, colchões, redes, combustível, kits dormitório, de higiene pessoal e limpeza de residência, além de aluguel de veículos. A cidade foi afetada por chuvas intensas.
Conteúdos relacionados:
- Pará encerra hoje campanha de vacinação contra febre aftosa
- Garimpos na Amazônia já abrangem 241 mil hectares
Desembargadoras da Seção de Direito Penal, por unanimidade dos votos, negaram habeas corpus ao réu Felipe Lira e Silva, acusado de integrar a organização criminosa Comando Vermelho. A sessão ocorreu na última segunda-feira, 29, sob a presidência da desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar