CRIMES CIBERNÉTICOS
O governador Helder Barbalho sancionou a lei estadual que cria a Campanha de Combate aos Crimes Cibernéticos Financeiros e “golpes” praticados no Estado do Pará. A campanha, que será realizada anualmente no mês de setembro, destina-se ao desenvolvimento de ações educativas e informativas, objetivando proteger potenciais vítimas e conscientizá-las, além de encorajar a sociedade a participar do enfrentamento aos crimes financeiros, que fazem milhares de vítimas no País diariamente.
CALOTE
Daniel Santos, prefeito de Ananindeua, esteve ontem na mira de um protesto logo cedo que parou a BR-316, em frente à Prefeitura. O motivo foi mais que justo: o Hospital de Clínicas do município acusa dívidas que passam de R$ 6,6 milhões desde 2021. Sem ver a cor do dinheiro, a direção do Hospital decidiu suspender o atendimento gratuito à população. E, revoltados, os moradores que não têm dinheiro suficiente para buscar atendimento, por exemplo, no Santa Maria, hospital moderno que até pouco tempo fazia parte do patrimônio do prefeito, protestaram implorando pelo pagamento dos serviços e a retomada do atendimento.
SIAMESES
Já em Belém, a situação não é tão diferente em relação ao município vizinho na área de saúde. O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) recebeu denúncias sobre os atrasos no pagamento de plantões aos médicos do setor de Urgência, da Unidade Municipal de Saúde do bairro do Jurunas, contratados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O atraso nos pagamentos estaria se estendendo para dois meses fixos desde o ano passado, quando deveriam ser feitos a cada 45 dias. O caso seria discutido, sem garantia de resolução, entre o Sindicato e representantes da Sesma nesta semana.
MATEMÁTICA
Em alusão ao Dia da Matemática, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará o evento “Matemática para a Vida”, na quarta-feira (8), das 14h30 às 17h30, no CCPPA. O objetivo é expandir o conhecimento matemático existente no dia a dia. A programação, gratuita e aberta ao público em geral, será composta por exposição de jogos, dinâmicas, experimentos matemáticos, oficinas, apresentação de projetos e palestras.
CURURU
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) recomendaram a suspensão do leilão da área conhecida como Ponta do Cururu, no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), até que seja concluída investigação para verificar se a matrícula do imóvel é ou não resultado de grilagem – apropriação de terras públicas. Apesar de a Justiça ter suspendido o leilão da área em 2022, uma plataforma de leilões on-line lançou um novo leilão com a propriedade no final do mês passado.
INCINERAÇÃO
A Polícia Federal incinerou 810 quilos de droga nesta terça-feira, 7, fruto de 29 procedimentos de flagrante, a maior parte dos últimos quatro anos. A incineração foi feita em uma cerâmica no município de Santa Izabel. Entre o material havia maconha, skunk, cocaína, crack, remédios e outros produtos inservíveis para o processo criminal. A maior apreensão, entre o material incinerado, foi de 230 quilos de skunk, no dia 10 de fevereiro deste ano.
LINHA DIRETA
Neste 8 de maio, Dia Mundial do Câncer de Ovário, o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos faz um alerta: uma em cada quatro mulheres com a doença apresentam mutação hereditária - o que torna o rastreamento uma importante medida para evitar o diagnóstico tardio.
Os deputados estaduais de extrema-direita, como sempre, aproveitam os momentos mais inoportunos para perder a oportunidade de calarem-se. Ontem, na tribuna, um deles resolveu falar sobre o caos que assola o sul do país quase que em tom de deboche, se endereçando aos “alarmistas de plantão”.
Ao falar que é normal a turma do “ambientalismo” dizer que a solução é floresta em pé, e depois fazer uma vinculação grotesca do desenvolvimento dos países europeus à opção pelo completo desmatamento, desejou que o governo federal do Brasil direcione mais recursos às cidades afetadas do que ao show da Madonna no RJ. Nível de vergonha alheia ultrapassou o do rio Guaíba.
Outro da mesma corrente fez um discurso um pouco menos aguerrido, dizendo que apenas achava errado o concerto não ter classificação etária, visto que houve cenas de erotização em diversos momentos. Aí no final parabenizou Madonna por doar R$ 10 milhões às vítimas das enchentes.
O presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes, parabenizou os organizadores de mais uma Cerimônia do Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDV) da empresa, pelo trabalho “com extrema delicadeza e sensibilidade em cada momento”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar