EMPREGOS
O Pará registrou em maio um saldo positivo de 3.385 novos postos formais de trabalho, resultado de 41,2 mil admissões e 37,8 mil desligamentos. Com isso, apenas nos cinco primeiros meses deste ano, o Estado já registrou a criação de 19,98 mil novas vagas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Marabá foi o município com maior saldo positivo de empregos: 925. Em seguida, Belém (com 894), Castanhal (380) e Oriximiná (366).
MIOU
O casal Jair e Michele Bolsonaro e a cúpula nacional e local do Partido Liberal (PL) ficaram decepcionados com o público “miado” que compareceu à avenida Doca de Souza Franco na manhã de ontem para o lançamento da pré-candidatura do delegado Eder Mauro à prefeitura de Belém. Debaixo de um calor escaldante de domingo, o casal teve que se contentar em falar para algumas dezenas de pessoas. Enquanto isso, a poucos metros da Doca, o Arrastão do Pavulagem arrastava uma multidão de milhares de pessoas na avenida Presidente Vargas e entorno. Com o fiasco do ato político, o casal Bolsonaro dificilmente voltará a Belém até outubro.
AVANÇO
Na última gestão da Defensoria Pública do Estado (2020-2024), houve expansão significativa na interiorização do órgão, que passou de 44 para 107 municípios paraenses, com a marca de mais de dois milhões de atendimentos em 2023. Mônica Belém, empossada como nova Defensora Pública Geral no mês passado e que era sub defensora pública-geral, na gestão de João Paulo Lédo, garante que ampliará ainda mais o atendimento com a criação de núcleos, além da contratação e novos defensores, que somam 287 hoje. A meta é ampliar a atuação para 109 municípios até o final do ano.
RISCO
Moradores vêm denunciando a situação precária de várias árvores que ameaçam cair na capital, colocando em risco imóveis, veículos e a vida de quem circula pelas vias. Proliferam estruturas com troncos e raízes apodrecidas e com galhos secos que podem tombar a qualquer momento. Um morador da Antônio Baena, no Marco, solicitou em setembro passado que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) retirasse uma árvore morta na via e não obteve resposta. Retornou o contato em abril e maio deste ano e foi informado que a secretaria estava sem veículos e no aguardo sem terceirizada para executar o serviço. E lá se vão quase 10 meses. Solicitações semelhantes se acumulam na Semma sem qualquer retorno.
SEM ESTRUTURA
Feirantes transferidos para a feira provisória do Ver-o-Peso estão reclamando da infraestrutura montada pela prefeitura no espaço do entorno da Praça do Relógio, estacionamento da feira e na Praça do Pescador até que o espaço original seja reformado e entregue. Os problemas se concentram principalmente no que se refere ao espaço pequeno para operação de vendas, além de segurança (falta de extintores de incêndio) e conforto de clientes. Segunda-feira passada os permissionários fizeram um protesto e fecharam o Boulevard Castilhos França.
LINHA DIRETA
Durante uma reunião entre a Associação dos Barraqueiros e representantes políticos para discutir o impacto econômico das obras na orla do Atalaia em Salinópolis, o deputado federal Caveira (PL) desviou o foco para temas alheios à pauta, incluindo a PL 1904/24 sobre o aborto.
Quando uma professora, mulher, negra, e filha de donos de barracas, pediu que o deputado retornasse ao tema principal, foi alvo de ataques e acusações infundadas. Ele a chamou de “comunista” e “infiltrada”, entre outras ofensas, menosprezando e acusando uma cidadã que apenas defendia os interesses da comunidade.
Cansados de esperar pela Prefeitura de Belém, moradores do conjunto Maguary botaram a mão na massa: divididos em pequenos grupos e com recursos próprios, passaram a tapar os buracos nas vias do conjunto com pedras, cimento e concreto.
O Poder Judiciário do Pará conta agora com 40 Pontos de Inclusão Digital (PID’s), instalados em áreas que não possuem fórum, levando assim a prestação jurisdicional a comunidades de difícil acesso. Mês passado duas vilas da zona rural de Vigia de Nazaré (Vila de Porto Salvo e Vila do Macapá da Barreta), receberam mais dois pontos.
Quatro trabalhos realizados por médicos pesquisadores que atuam na UTI Pediátrica da Santa Casa foram apresentados este mês no 12th World Congress of the World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies (WFPICCS 2024), realizado em Cancún, no México.
O evento reúne anualmente cientistas e equipes interdisciplinares de todo o mundo, que desenvolvem trabalhos para melhorar os serviços de cuidados intensivos pediátricos, possibilitando que crianças possam sobreviver e ter qualidade de vida após uma doença ou lesão crítica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar