O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, cumpre nesta semana uma série de compromissos no Brasil, com destaque para a agenda a ser cumprida em Belém, no sábado (27). Ele estará ao lado do governador Helder Barbalho e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no encontro que avaliará os resultados do primeiro ano do programa Amazônia Sempre, no Centro de Exposições Eduardo Galvão, do Museu Goeldi. Está confirmada também a presença da secretária do Tesouro Americano, Janet Yellen.
GRILAGEM
O novo líder da bancada evangélica no Senado, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), está sob investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta ligação com uma organização criminosa envolvida em grilagem de terras indígenas no Pará. Marinho, cuja nomeação foi oficializada em uma reunião no dia 16 de julho, vai liderar a bancada evangélica no Senado até novembro deste ano. Em 28 de junho, a Justiça Federal do Pará enviou ao STF uma investigação contra o senador por suposto crime de advocacia administrativa em favor de grileiros.
INQUÉRITO
O comandante geral da Polícia Militar, coronel José Dilson de Souza Junior, designou a tenente-coronel Gisely Moraes de Carvalho, subcomandante do Comando de Policiamento Regional, em Santarém, para presidir o inquérito policial militar nº 005/2024, que apura a conduta do major Jair Nunes Alves, ex-subcomandante da 26ª Companhia Independente no município de Alenquer, filmado agredindo um homem na frente da esposa e da filha, no último fim de semana. Alves foi exonerado na segunda-feira (22), após a divulgação das imagens.
EDUCAÇÃO
A Cosanpa encerrará o mês de julho com ações voltadas à promoção da educação ambiental. As ações serão realizadas em terminais de passageiros, pontos turísticos e praias. Segundo o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior, o objetivo é “reforçar práticas sustentáveis neste período de fim das férias escolares e continuidade do verão amazônico”. Equipes da Cosanpa levam orientações sobre meio ambiente aos frequentadores de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro. Hoje (25), as ações serão realizadas nos parques ecológicos, como Utinga e Porto Futuro.
EXTRATIVISMO
A Reserva Extrativista Marinha de Soure, com 29 mil hectares de manguezais, praias e mar, é uma das mais protegidas da Região Norte, graças ao apoio permanente das comunidades de pescadores e catadores de caranguejo, sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. A Resex produz cerca de 3 milhões de crustáceos por ano, que sustentam mais de mil famílias de catadores. A maioria é revendida em Belém e o restante é transformado em polpa pelas mulheres das comunidades pesqueiras.
ILUMINAÇÃO
A Baía do Sol, um dos locais mais movimentados e buscados pelos veranistas na Ilha de Mosqueiro, está jogada às traças, com sujeira nas vias e sem iluminação adequada à noite. Várias luminárias estão apagadas nos postes, desde a orla até a via principal, causando insegurança às pessoas que visitam o local, em número maior nos fins de semana. A reclamação aumenta porque a população tem procurado a empresa responsável pelo fornecimento de energia, mas nenhuma ligação é atendida.
Ontem, 24, durante a convenção do diretório municipal do PL que lançou candidato a prefeito e vereadores realizada em uma agremiação no bairro da Pedreira, foi solenemente ignorada a lei estadual 9.593/22, que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido.
Além do barulho insuportável e que pode ser extremamente nocivo a animais, crianças, idosos e pessoas no espectro autista, o lançamento ocorreu em pleno canteiro da avenida Marquês de Herval, colocando em risco os pedestres e ciclistas que circulavam por ali.
Também durante a convenção do PL de Belém houve momentos de hostilidade com a imprensa que estava cobrindo o evento. A assessoria do diretório municipal inclusive impediu uma equipe da RBATV de ter acesso ao palco para entrevistar o então recém-anunciado candidato a prefeito.
Durante a inauguração da nova enfermaria da Santa Casa do Pará realizada esta semana, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou que sua gestão trabalha para que, até a COP 30, todos os prédios da administração estadual sejam sustentáveis.
Começou ontem, dia 24, a seleção para ocupação do estande da Fundação Cultural do Pará na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Interessados em ocupar o espaço deverão preencher formulário eletrônico que será disponibilizado no site da FCP de 25 de julho a 4 de agosto.
Com 48 metros quadrados, a área terá atividades propostas de modo espontâneo por fazedores de cultura interessados em promover ações como lançamento de livros, tarde de autógrafos e bate-papo com autores.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar