plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Ribeirinhos de Ananindeua sofrem com precariedade de porto

As comunidades ribeirinhas de Ananindeua sofrem com a precariedade do Porto do Surdo, único acesso para escoar seus produtos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ribeirinhos de Ananindeua sofrem com precariedade de porto camera As comunidades ribeirinhas de Ananindeua sofrem com a precariedade do Porto do Surdo, único acesso para escoar seus produtos | Reprodução

As 14 comunidades que habitam as nove ilhas de Ananindeua vivem uma situação dramática, enfrentando as precárias condições do Porto do Surdo, no bairro do Curuçambá. É o único acesso que os ribeirinhos têm para escoar os seus produtos, mas as instalações do porto estão abandonadas, sem dar suporte mínimo para as comunidades das ilhas. O sacrifício diário é denunciado pelos empreendedores, que reclamam da irresponsabilidade e omissão da Prefeitura de Ananindeua, que não providencia alternativas viáveis para o transporte da produção e o acesso para as populações das ilhas.

CAMPANHA

Profissionais da Secretaria de Saúde Pública (Sespa) estarão neste domingo (24) na praça Batista Campos, em Belém, para realizar uma ação referente à campanha Novembro Azul. A programação será das 8h às 13h e vai ofertar orientação de saúde para homens, agendamento para exames e consultas, testagem rápida para ISTs, vacinação, orientação nutricional, verificação de pressão, entrega de kit de saúde bucal. A campanha visa incentivar o cuidado e a atenção do homem com a própria saúde, prevenindo doenças e complicações que podem ser evitadas.

ANGÚSTIA

Depois do verdadeiro terremoto causado pelo indiciamento de 37 pessoas por tentativa de golpe e organização criminosa, Brasília aguarda a possível divulgação de uma nova lista de envolvidos na trama golpista de 2022. Boatos apontam para a inclusão de empresários e parlamentares no segundo pacote. Aliados conhecidos pelo radicalismo em embates na Câmara dos Deputados e com livre acesso ao gabinete do então presidente Jair Bolsonaro estão entre os nomes especulados. Desde já, a angústia frequenta alguns gabinetes – inclusive de deputados paraenses.

QUILOMBOLAS

A Assembleia Legislativa sediará, na segunda-feira (25), uma sessão especial para o lançamento dos protocolos de consulta prévia, livre e informada de quatro comunidades quilombolas de Barcarena. Este marco representa um passo significativo na consolidação dos direitos desses povos tradicionais sobre seus territórios. A sessão é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), em parceria com a Fase - Programa Amazônia e o Grupo de Estudos e Pesquisas “Sociedade, Território e Resistências na Amazônia”.

DEMANDA

A 2ª Vara da Seção Judiciária do Pará homologou, na sexta-feira (22), um acordo que põe fim a uma demanda judicial entre a Imerys Rio Capim Caulim Ltda. e cinco entidades que defendem o direito de comunidades indígenas em face das obras de um mineroduto no município de Tomé-Açu. Pelo acordo, a Imerys comprometeu-se a realizar um conjunto de medidas em benefício das comunidades e os indígenas, assistidos pela Defensoria Pública da União, firmaram compromisso de não criar obstáculos ao acesso da empresa à área onde está instalado o mineroduto.

EMERGÊNCIA

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu na sexta-feira (22) a situação de emergência em 12 cidades afetadas por desastres nos Estados do Pará, Bahia, Pernambuco e Paraíba. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Oeiras do Pará, Capitão Poço, Curralinho e Sapucaia são os municípios paraenses contemplados. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

LINHA DIRETA

  • O programa Minha Casa, Minha Vida pode ser usado como referência na política habitacional da China. A afirmação é do vice-ministro da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, Jiang Wanrong, que se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, nesta sexta-feira (22), em Brasília.
  • Durante o encontro, foi assinado um termo de cooperação voltado para políticas públicas de habitação. “Esse intercâmbio de ideias no setor habitacional é importante, sejam os chineses trazendo novas iniciativas, ou nós, brasileiros, levando até eles”, disse Jader Filho.
  • A família da menina Gabriella Souza, de 13 anos, criou uma vaquinha virtual para pagar pelo uso diário de um pulmão artificial que está sendo usado para manter a criança viva enquanto ela enfrenta uma severa pneumonia bacteriana.
  • Ela foi transferida de UTI aérea para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e toda a arrecadação será usada para custear o uso do equipamento. A meta é R$ 2 milhões. O pix para doações é [email protected], conta do Nubank em nome de Andrezza Campos de Souza, mãe de Gabriella.
  • O nutricionista Daniel Cady, marido da cantora Ivete Sangalo, estará em Belém na próxima quinta-feira, 28, no Theatro da Paz, para uma palestra sobre escola sustentável e aprendizagem infantil integrada à natureza.
  • Defensor do conceito “green school”, com aulas ao ar livre, práticas de plantação e alimentação saudável, o empresário baiano irá participar de evento com educadores e pais focando em temas para potencializar o desenvolvimento infantil em uma abordagem pedagógica baseada na sustentabilidade.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias