PROTEÇÃO
A Comissão de Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa realizou, ontem (2), com especialistas e autoridades, uma reunião que debateu a ocorrência de exploração sexual de um adolescente de 12 anos nas dependências de um shopping em Belém. Para a deputada Ana Cunha (PSDB), presidente da Comissão, o encontro busca fomentar ações conjuntas que impeçam a ocorrência de crimes como esse. “É um assunto extremamente delicado. O local que você frequenta deve ser responsável pela sua segurança”, afirmou.
FLAGRANTE
Na madrugada de ontem (2), a Polícia Federal prendeu no aeroporto de Val-de-Cans um passageiro acusado de estupro de vulnerável durante um voo entre São Paulo e Belém. Ele foi preso assim que o avião pousou e foi autuado em flagrante. A vítima viajava com os pais, mas estava sentado ao lado de desconhecidos. Um deles partiu para a importunação sexual - quando a vítima é menor de idade, o crime se enquadra como estupro de vulnerável. Ainda no voo, o adolescente contou ao pai, que interpelou o suspeito. Para evitar que o homem fosse linchado pelos passageiros, ele teve que ser recolhido a um dos banheiros.
AUTUAÇÃO
Depois da aterrissagem, por volta de 1h da madrugada, plantonistas da Polícia Federal em Val-de-Cans entraram na aeronave para prender e retirar o passageiro acusado do crime de estupro. Os agentes foram informados da ocorrência pela equipe de tripulantes do voo e ficaram a postos, aguardando o pouso da aeronave. A ação foi rápida e sem incomodar os demais passageiros. Depois de autuado e preso, o acusado foi encaminhado de imediato às autoridades do sistema prisional do Estado.
COP30
A Cosanpa recebeu ontem representantes de empresas de saneamento da Região Norte e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em encontro voltado para o debate sobre a integração das instituições para a COP30 e o enfrentamento a desafios climáticos no contexto amazônico. Foi a primeira reunião promovida pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento para discussão de temas de forma regionalizada. O presidente da Cosanpa, José Gomes Júnior, destacou a importância do diálogo entre as empresas na busca pela melhoria da qualidade de vida da população.
EDUCAÇÃO
O programa Pé-de-Meia está beneficiando 275,7 mil estudantes do Pará desde que foi ampliado para também beneficiar estudantes com CadÚnico e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Antes da ampliação, a poupança do ensino médio chegava a 208,7 mil estudantes com Bolsa Família. O MEC está investindo R$ 741,2 milhões no Estado, somente no primeiro ano do programa. O Pé-de-Meia paga parcelas mensais de R$ 200,00 a estudantes que cumprem 80% de frequência, valor que pode ser sacado a qualquer momento.
ARBOVIROSES
A Sespa realiza, desde ontem (2) até o dia 6 de dezembro, a Semana de Combate às Arboviroses, quando o Estado do Pará intensificará as ações de prevenção e combate às arboviroses, doenças transmitidas principalmente pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A iniciativa vai capacitar profissionais de saúde, promover a conscientização da população e fortalecer o controle do vetor responsável pela disseminação de doenças como dengue, chikungunya, zika e outras. As arboviroses mais comuns em áreas urbanas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
LINHA DIRETA
A Ouvidoria Geral do Estado, que tem à frente o advogado Luiz Reimão, promove hoje, 3, no auditório do TJPA, o II Encontro Estadual de Ouvidorias Públicas do Estado do Pará.
O objetivo é promover a capacitação das ouvidorias, buscando estratégias para as atividades da Rede Estadual de Ouvidorias, que atua como instrumento de Governança do Estado.
Ativista dos direitos humanos e das mulheres, Lourdes Barreto, uma das fundadoras do Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará (Gempac), será a entrevistada desta quinta-feira, 5, às 23h30, no programa Conversa com Bial, transmitido pelo canal GNT, para falar sobre sua autobiografia, lançada em 2023, quando completou 80 anos.
A marajoara Tayres Pacheco, moradora ribeirinha do rio Sacajos, foi à Brasília receber o Prêmio Periferia Viva do Ministério das Cidades com o projeto “Cine Clube Ribeirinho Marajoara”.
A iniciativa cultural pioneira funciona no quilombo do Arirá, na Ilha do Marajó, e tem o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e promover a valorização da cultura amazônida com exibições de filmes, debates e oficinas audiovisuais, especialmente em áreas ribeirinhas.
O Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Pará finaliza nesta quinta-feira, 5 de dezembro, a realização, em Belém, de cerca de 250 audiências de conciliação em processos de poupança (expurgos econômicos dos Planos Bresser, Verão e Collor I e II) indicados pela Caixa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar