O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência nas cidades paraenses de Nova Esperança do Piriá, Novo Repartimento, Acará e Mocajuba, afetadas pela estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Até o momento, o Pará tem 96 reconhecimentos vigentes, dos quais 56 por estiagem, 38 por incêndios florestais, um por chuvas intensas e um por vendaval.
USINA
As obras da Usina da Paz, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará, estão aceleradas. A conclusão e inauguração devem ocorrer até junho de 2025. A informação é do prefeito João Cleber (MDB), que visitou o local nesta semana. O espaço será na avenida Beira Rio. Com isso, o município terá um polo de um dos principais programas do Governo do Estado na promoção de serviços públicos e prevenção da violência. A UsiPaz São Félix do Xingu vai se integrar a outras previstas para as regiões sul e sudeste do estado. A meta do Governo do Pará é entregar 40 usinas até 2026.
PERFIS
Peritos Criminais do Laboratório de Genética Forense, da Polícia Científica do Pará, alcançaram no final de novembro, a meta anual de mil coletas de amostras de DNA de custodiados do sistema prisional. Com 1.054 novos registros, a ação foi feita em parceria com a Secretaria de Assistência Penitenciária (Seap). Com essas amostras, os dados serão enviados para o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). Com mais de 10 anos, desde o início das coletas de DNA para o BNPG, esse ano a meta foi definida em mil perfis inseridos no banco, o que garante um número maior de inclusões de dados genéticos na plataforma nacional.
REFORÇO
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), iniciou sábado o reforço logístico e operacional no combate a incêndios florestais com duas aeronaves no âmbito da operação “Fênix”, na região de Porto de Moz, no Baixo Amazonas. O Graesp empregou nesta etapa da operação, mais uma aeronave de asa rotativa, helicóptero, que reforça o trabalho dos brigadistas na reserva extrativista Verde Para Sempre. Desde o dia 4 as equipes já realizavam o combate a incêndio florestal com uso de uma aeronave. Agora com mais uma, o trabalho deve abranger mais áreas.
IRREGULAR
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Polícia Militar executam desde o final de novembro ações para combater a prática e responsabilizar os líderes de um loteamento irregular que foi identificado dentro de uma área de preservação permanente (APP), em Conceição do Araguaia, no Sul do Pará. A ocupação clandestina está ocorrendo às margens do rio Araguaia. Drones já mapearam a área e várias ações estão sendo executadas para encerrar a ocupação irregular, denominada “Águas do Araguaia”. Ninguém foi preso ainda.
LINHA DIRETA
O Hemopa registrou um aumento expressivo na coleta de bolsas de sangue em novembro de 2024, alcançando 11.231 bolsas coletadas nas unidades de Belém e na Hemorrede Estadual. O número representa crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram coletadas 9.776 bolsas.
Esse resultado é reflexo de estratégias bem-sucedidas, como a ampliação da descentralização dos serviços, que levou campanhas de doação para comunidades e municípios antes desassistidos. Em 2024, o Hemopa inaugurou agências transfusionais em Ourilândia do Norte, Bragança, Portel, Salinópolis e Santana do Araguaia, além de uma unidade em Belém, no hospital Beneficente Portuguesa.
A entrega da Medalha de Direitos Humanos “Paulo Frota”, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), ocorre na quinta-feira em sessão solene no Plenário Newton Miranda. Entre os agraciados, está a defensora pública-geral do Pará Mônica Belém. Além disso, o Projeto Empodera Campo, da Promotoria de Justiça Agrária da 2ª Região, também terá homenagem durante a solenidade. Ambas indicações são do deputado estadual Erick Monteiro.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu sábado uma ação de saúde voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele no Serviço de Referência Especializado em Dermatologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Campus II).
A iniciativa fez parte da campanha Dezembro Laranja, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O câncer de pele é o tipo mais frequente no país, representando 33% de todos os diagnósticos de câncer, com cerca de 185 mil novos casos por ano. o Serviço de Dermatologia da Uepa diagnosticou 92 casos de câncer de pele em 2023. Em 2024, até o meio do ano, foram confirmados 37 novos casos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar