plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BELÉM 405 ANOS

Exposição no Castanheira Shopping homenageia praças e monumentos da cidade

A exposição foi aberta no último dia 12 de janeiro, com programação paralela que envolve palestras virtuais, via redes sociais do shopping, e apresentações musicais para celebrar a cidade.

Imagem ilustrativa da notícia Exposição no Castanheira Shopping homenageia praças e monumentos da cidade camera Cartão postal da exposição “Belém Viva Belém 405 anos: Praças e Monumentos”. | Reprodução

Depois do enorme sucesso da exposição “Belém, Viva Belém” no ano passado, o Castanheira Shopping realiza a segunda edição da grande mostra para comemorar em alto estilo o aniversário da capital paraense. Intitulada “Belém Viva Belém 405 anos: Praças e Monumentos”, a exposição foi aberta no último dia 12 de janeiro, com programação paralela que envolve palestras virtuais, via redes sociais do shopping, e apresentações musicais para celebrar a cidade.

A curadoria é da Profa. Dra. Rosa Arraes, que há mais de 30 anos realiza trabalhos voltados para a valorização do patrimônio histórico de Belém. Ela explica que a escolha por destacar praças e monumentos deve-se ao fato de que Belém tem uma vocação especial que, ao longo dos anos, foi consolidada como a Cidade das Praças. “Talvez porque as praças representam um ideal urbano de melhor qualidade de vida, um espaço democrático de convivência, sendo referências coletivas e lugares de trocas simbólicas da população”, ressalta.

A exposição está sendo realizada nos quatro pisos do shopping e o destaque é a cenografia de uma praça contemplando um belo coreto na Praça Central do Shopping, onde os músicos convidados farão suas apresentações. Também no primeiro piso há uma sala com projeção audiovisual, onde os visitantes fazem um passeio virtual por diversas praças de Belém.

E quem passar pelos corredores do shopping, vai se deparar com belas imagens de praças de Belém, registradas pelo fotógrafo Fernando Sette e com réplicas de alguns dos mais famosos monumentos presentes em logradouros da cidade, como os coretos da Praça Batista Campos e da Praça da República; do General Gurjão (Praça D. Pedro II); Vênus (Praça da República); Pedro Teixeira (Escadinha do Porto); Monumento ao Jornaleiro (na Rua 25 de Setembro); entre outros.

Rosa Arraes explica que os coretos tradicionais de Belém, também chamados de pavilhões harmônicos ou pavilhões de música, em estilo art nouveau, são lembranças de um passado em que a música estava muito presente na vida social da população. Já as esculturas, localizadas nas praças e logradouros da cidade, segundo a curadora, são hoje chamadas de “Arte Urbana” e representam momentos marcantes da história brasileira.

“Observamos tanto o caráter cívico de se homenagear alguns heróis, como General Gurjão e Pedro Teixeira, como também homenagens a marcos importantes da história do Brasil, como a imagem de Marianne, na Praça da República, que homenageia a República Brasileira em 1889, e o “Chafariz da Sereia”, no Largo das Sereias, cuja história está ligada à política de abastecimento de água da cidade em 1876”, conta.

A exposição “Belém, Viva Belém 405 anos: Praças e Monumentos” é uma grande oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre a história e peculiaridades da capital paraense, por meio das esculturas e dos espaços públicos de lazer que tanto contribuem para a interação e qualidade de vida da população, bem como para o embelezamento da cidade.

PALESTRAS VIRTUAIS E MÚSICA

Durante o período da exposição, que vai até o final de janeiro, haverá palestras virtuais e apresentações musicais sempre às terças-feiras. As palestras virtuais serão transmitidas pelas redes sociais do Castanheira Shopping (YouTube, Instagram e Facebook) e serão ministradas por professores estudiosos da história de Belém em seus diversos aspectos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/01

17h -

Palestra virtual “Praças e Espaços Públicos Urbanos” (via YouTube, Instagram e Facebook)

Palestrante: Profa. Dra. Goretti Tavares

18h -

Música ao vivo na Praça Central – 1º piso

·Atração: Alba Mariah

SERVIÇO

Exposição “Belém, Viva Belém 405 anos: Praças e Monumentos”, de 12 a 31 de janeiro, no Castanheira Shopping (BR-316 – Km01 –S/N). Visitação das 10h às 22h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias