Poucos setores foram tão impactos com a pandemia quanto o mercado fitness. Em 2020, em Belém, academias e studios foram fechados por quase 100 dias no início da pandemia. O fechamento trouxe reflexos negativos como perda de alunos, cancelamento de planos, além das incertezas sobre o retorno das atividades normais que obrigaram o segmento a encontrar novos meios de sobreviver. Para o Studio Mormaii, que tem a frente o empresário, Estélio Risuenho, vice-presidente da ADVB, a crise também foi sentida, mas com menos impacto do que as academias convencionais.
“ Somos um studio totalmente diferente de uma academia convencional e por isso, a nossa adaptação ao novo cenário da pandemia, foi relativamente mais fácil e rápida pois sempre trabalhamos com um número reduzido de alunos por professor. As turmas são de no máximo seis alunos, por hora, por professor, e essas aulas são realizadas em estações, que proporcionam o distanciamento. Com a pandemia, além do afastamento por estações, adotamos a utilização de máscaras, álcool em gel, além de seguirmos mais de 20 protocolos de prevenção e higiene para que o aluno faça atividade física com o máximo de segurança”, explica Estélio.
Este modelo de negócio cresceu bastante no mercado a partir de 2010, onde os studios trazem o que há de melhor da estrutura do mundo fitness agregado com o melhor do serviço do Personal Trainner, em um ambiente mais intimista para treinar com mais foco, qualidade, tranquilidade, privacidade, saúde e segurança.
“Na Mormaii, as aulas são personalizadas de acordo com cada objetivo do aluno. Temos uma metodologia que promove os exercícios que vão do cardio ao funcional, passando pelo pilates e o Five Konzept, que é uma modalidade alemã, isso tudo de forma integrada. Em uma hora de treino, o aluno passa por todos esses exercícios possibilitando um ganho maior de mobilidade, flexibilidade, força e resistência, de acordo com o objetivo previamente definido com cada cliente. Aqui as aulas são com os pés descalços porque ajuda na postura, fortalece os músculos dos pés, melhora o equilíbrio dentre outros benefícios. Em tempos de pandemia, as aulas com pés descalços também colaboraram para manter a limpeza do Studio. Esses são alguns diferenciais do Studio Mormaii dentro do segmento fitness", destaca Risuenho.
O empresário e vice-presidente da ADVB, Estélio Risuenho, também detalha as habilidades da empresa para encarar os desafios ocasionados pela pandemia e como conseguiram evitar grandes perdas. De acordo com o empresário, o planejamento do negócio, antes a curto, médio e longo prazo, precisou ser feito semanalmente para garantir a sustentabilidade e empregabilidade de seus colaboradores.
“Transformar nossa metodologia, antes presencial, para que ela funcionasse também online foi um de nossos principais desafios e isso a Mormaii fez de forma brilhante e super rápida. Disponibilizamos aulas online para nossos alunos, no mesmo horário dos existentes no Studio. Aulas ao vivo realizadas pelos nossos professores, com oportunidade de comentar, corrigir e incentivar os alunos. Isso possibilitou que não tivéssemos tantas perdas de alunos porque eles sentiram que estavam realizando suas atividades físicas, no novo modelo, além de perceberem nosso cuidado com eles. Outro desafio foi o processo de convencimento junto a esses alunos de que os exercícios realizados on-line, também promoviam bons resultados e benefícios e que eles seriam acompanhados da mesma forma como se estivessem dentro do Studio, a diferença era a tela. Mas, como nossos professores são muito bem capacitados e a Mormaii com seus instrutores masters desenvolveram e adaptaram a metodologia com muito sucesso. A confiança foi logo percebida", ressalta.
Segundo o gestor da Mormaii, a pandemia também possibilitou que a empresa pudesse aprimorar técnicas que já eram utilizadas, mas que a crise revelou ainda mais sua importância como as técnicas de CRM, que significa Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. De acordo com ele, o uso de estratégias como essa ajudaram a empresa a atravessar a pandemia.
“Quando a pandemia começou o uso dessa estratégia foi potencializada, pois o relacionamento com nossos alunos foi um diferencial importante. Todos os clientes são tratados pelo nome, comemoramos datas de aniversários, nossos professores sabem os objetivos dos alunos e do que eles precisam com a prática do exercício físico. Esses pontos fazem o nosso diferencial e isso trouxe reflexos positivos. No auge da pandemia, os alunos fizeram questão de honrar e manter seus contratos, fato que aumentou muito mais a nossa responsabilidade e a vontade de aprimorar esse relacionamento de uma forma não invasiva com o cliente, mas passando o sentimento de que ele estava sendo cuidado” comenta o empresário.
O Studio Mormaii Fitness está localizado em frente à Praça Brasil, no bairro do Umarizal em Belém e atende públicos de diferentes faixas etárias, prepara atletas nas suas modalidades esportivas e cuida de todos aqueles que tem um objetivo específico para praticar uma atividade física transformando-a num hábito importante para longevidade.
A coluna TransformAÇÃO é uma parceria da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil seção Pará (ADVB-PA) e DOL com o objetivo de reforçar o setor de marketing e vendas do Estado, que estimula e reconhece as ações do empresariado local que se reinventaram na pandemia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar