plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO DE MARCA

Basa realiza série de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré

Apoiando a decisão da Diretoria da Festa do Círio de não realizar a tradicional procissão, o Basa manterá algumas homenagens, representando a fé em Nossa Senhora de Nazaré e ainda seguindo as regras de distanciamento social

Imagem ilustrativa da notícia Basa realiza série de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré camera Neste ano, pela primeira vez, o Banco está patrocinando a Diretoria da Festa de Nazaré para a decoração da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. | Sidney Oliveira / Banco da Amazônia

Aliadas às tradições do Círio e à fé do povo paraense, o Banco da Amazônia (Basa) preparou novamente este ano uma série de homenagens no período que antecede ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado sempre no segundo domingo do mês de outubro.

Apoiando a decisão da Diretoria da Festa do Círio de não realizar a tradicional procissão, o Basa manterá algumas homenagens, como a missa e a visita oficial da imagem peregrina, que foi realizada nesta quinta-feira (7), na sede do banco, quanto nas ações no sábado e domingo, 09 e 10 de outubro.

O Presidente do Basa, Valdecir Tose, explica que as homenagens do Banco da Amazônia durante o Círio ocorrem de forma estratégica desde 1994. “O banco sempre presta homenagens tradicionais à Nossa Senhora. O Círio é algo importante, porque a nossa sede do banco é aqui em Belém, é o estado que nós mais aplicamos nosso crédito de desenvolvimento, e a fé que as pessoas têm em Maria é semelhante à fé dos empreendedores que buscam impulsionar seu negócio. E por isso o banco vai manter algumas homenagens tradicionais”, comentou o presidente.

Assim como ocorreu há vários anos, o Basa vai manteve a homenagem por meio do lançamento de pétalas de rosas, dessa vez, durante a visita da imagem peregrina na sede do Banco, no dia 7 de outubro, que teve início as 8h30 e foi celebrada pelo cônego Vladian Silva Alves, pároco da Paróquia Santíssima Trindade e diretor-geral da Faculdade Católica de Belém (Facbel). Toda a Diretoria Executiva do Banco esteve presente.

A diretoria do Banco da Amazônia com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
📷 A diretoria do Banco da Amazônia com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. |Divulgação

Já no sábado, quando seria a Trasladação, e no domingo do Círio, as pétalas serão jogadas nos horários em que a Berlinda de Nossa Senhora costumava passar em frente ao edifício-sede do Banco. No sábado, às 19h30, e no domingo às 9h30.

A missa durante a visita da imagem peregrina foi celebrada pelo cônego Vladian Silva Alves.
📷 A missa durante a visita da imagem peregrina foi celebrada pelo cônego Vladian Silva Alves. |Divulgação

Como a sede do banco fica localizada em um ponto privilegiado da avenida Presidente Vargas, uma das principais vias por onde passavam as procissões do Círio, novamente o Banco vai disponibilizar um telão de LED em frente à sede do Banco, que irá apresentar imagens de procissões anteriores. No sábado da Trasladação, as laterais do prédio também irão receber projeções em vídeo mapping com gravações de outros anos.

Neste ano, pela primeira vez, o Banco está patrocinando a Diretoria da Festa de Nazaré para a decoração da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. O momento da decoração será transmitido por meio de live com a participação da cantora Adriana Aride.

Patrocínios culturais

Ainda como incentivador de ações culturais da quadra nazarena, o Banco da Amazônia também está patrocinando a gravação em estúdio do Show do grupo vocal AMA, que tradicionalmente integra a equipe de louvadores marianos na frente da sede do Basa. A gravação do show terá transmissão em redes sociais e no telão em frente ao Banco durante a programação da semana do Círio.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante visita ao Banco da Amazônia.
📷 A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante visita ao Banco da Amazônia. |Divulgação

Adicionalmente, haverá a distribuição de camisas para os colaboradores da instituição e cartazes para clientes do banco. “Também faremos a distribuição de máscaras de proteção individuais durante a realização de todos os eventos que vamos realizar”, explicou Valdecir Tose.

Realizada de modo voluntário pelos colaboradores do Basa, as peregrinações nas agências da área metropolitana de Belém do Pará e nas dependências da sede se iniciaram no dia 8 de setembro de 2021, na unidade paraense de Castanhal. O encerramento dessas reuniões internas alusivas ao Círio sempre é marcada com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Homenagens do último Círio feito de forma tradicional em 2019
📷 Homenagens do último Círio feito de forma tradicional em 2019 |Edney Fernandes / Banco da Amazônia

Como a instituição segue todos os protocolos de prevenção à covid-19, todos devem obrigatoriamente usar máscaras, fazer uso do álcool 70% e manter o distanciamento social. O auditório terá a lotação reduzida. Não será permitido ficar em pé e o uso dos assentos será de modo alternado. Será obrigatória a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19 na entrada do auditório.

Feirinha dos Artesãos da Amazônia

Como forma de incentivar a economia criativa regional e celebrar o Círio de Nazaré 2021, pela primeira vez, o Banco da Amazônia promoverá a Feirinha dos Artesões da Amazônia, composta por seis artesãos de Belém do Pará. A Feira ocorrerá no período de 06 a 08 de outubro, com visitação das 10h às 17h.

Esta Feira integra as ações do Basa em homenagem ao Círio de Nazaré 2021. De acordo com o coordenador de Patrocínio, Promoção e Gestão da Marca da Instituição, Ewerton Alencar, ainda em decorrência da pandemia da covid-19, as exposições culturais encontram-se suspensas, então foi elaborado uma alternativa para valorizar o artesão local e incentivar que os colaboradores e clientes adquiram produtos alusivos ao período nazareno, incentivando a economia criativa e produtores locais.

Participarão da feirinha as artesãs: Lorena Daibes (@carinhoemaromas), que oferece artesanato fino para banheiros, óleos, difusores e toalhinhas; a artista Andréa Fiúza (@lafiuza), que trará artes em geral como leques, Chapéus e imagens religiosas; a organizadora Simone Chermont (@bafonbrecho e @simonechermont), que vai oferecer peças sustentáveis seminovas; Alda Leite (@artfofa), com artesanatos em Mdf, caixas, escapulários de porta, quadros, kits de Nossa Senhora; e as artesãs Rita Toda e Veruska Santos com a loja Égua Mana (@eguamanadasamigas), ofertando artesanato de mesa e cozinha em tecido.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias