A Câmara Municipal de Belém realizou no último dia 25 de maio a Sessão Especial em homenagem ao bicentenário da Imprensa no Pará. De autoria do presidente da Casa, Zeca Pirão (MDB), a sessão contou com a presença do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), parlamentares da Casa, membros da Academia Paraense de Jornalismo (APJ), empresários e membros representantes de entidades de classes.
Para Edmilson Rodrigues, o jornalismo tem compromisso com a informação e com a verdade. O prefeito parabenizou a Casa, por meio do presidente Zeca Pirão, pela iniciativa em realizar a sessão, visando homenagear os jornalistas e a imprensa no Pará.
“O jornal ‘O Paraense’ foi o quinto jornal no Brasil. Hoje, estamos festejando os 200 anos da imprensa e do jornalismo que muito colaboraram para nossa história. Gostaria de parabenizar os jornalistas, a APJ, o Sindicato dos Jornalistas pela contribuição histórica à democracia”, pontuou o prefeito de Belém.
Leia também:
Shoppings Centers: vereadores de Belém querem novas medidas
Salário dos servidores da CMB terá reajuste após quatro anos
O jornal “O Paraense” foi o primeiro jornal do Pará e de toda a região norte do Brasil, fundado por Felipe Patroni, circulou pela primeira vez no dia 22 de maio de 1822 e defendeu uma Constituição do Pará, a Independência do Brasil, o fim da escravidão e, fundamentalmente, as liberdades democráticas.
Segundo o presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), o principal papel do jornalismo na sociedade é fornecer informações corretas e verdadeiras e, no atual contexto, combater as fake news, por meio de um jornalismo investigativo e detalhado “nós vemos muitas fake news com intuito de prejudicar milhares de pessoas. Por isso, é fundamental termos em nossa sociedade jornalistas sérios e comprometidos com a verdade, que investigam uma notícia antes de divulgá-la”, disse o vereador Zeca Pirão.
A presidente da APJ, Franssinete Florenzano, agradeceu aos vereadores da Câmara, na pessoa do presidente da Casa, vereador Zeca Pirão, pela homenagem que receberam na Sessão Especial.
“Essa sessão é emblemática e histórica. Nós viemos hoje falar de personagens que se destacaram há dois séculos no jornalismo no Pará, existem muitos jornalistas que a população desconhece e que foram protagonistas da própria história do Estado. A Câmara quando abre espaço para os jornalistas está abrindo espaço, também, para a cidadania. Nós fazemos as pautas de todos os setores todos os dias, mas a nossa pauta, a nossa história quase nunca é reconhecida. A CMB está dando o devido reconhecimento quando nos homenageia e nós somos muito gratos por isso”, destacou Franssinete.
Ao final da Sessão Especial a Academia Paraense de Jornalismo, foi condecorada com a medalha Brasão D’Armas, a mais alta condecoração do Legislativo Municipal e os membros da APJ foram condecorados com o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belém. Algumas personalidades também foram homenageadas, dentre eles, o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, e o presidente da CMB Zeca Pirão com o título de Honra ao Mérito da APJ.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar