A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP29 acontece até o próximo dia 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão. Na cúpula, representantes de diversos países discutem melhorias e soluções para financiar e combater a crise climática.
O Sistema CONFEA/CREA, que abrange os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e a Mútua, estará marcando presença no evento entre os dias 11 a 24 de novembro, reforçando o papel dos profissionais brasileiros no enfrentamento às mudanças climáticas e na construção de soluções sustentáveis.
A Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil Adriana Falconeri afirma que a participação do órgão na COP29 é um estímulo para a realização do evento que vai acontecer em dezembro.
“A nossa participação na COP29 foi um incentivo, para a realização do I Congresso Estadual de Engenharia e Geociências, que ocorrerá em Belém nos dias 5 e 6 de dezembro. O evento abordará uma variedade de temas relacionados à inovação e sustentabilidade”, disse.
Em 2023, a titular do CREA propôs ao CONFEA a criação do Grupo de Trabalho da COP30, com o objetivo de discutir e organizar as contribuições dos profissionais, para os eventos preparatórios da COP30, que ocorrerá em Belém do Pará. Este ano, várias reuniões foram realizadas, para planejar ações e propostas a serem apresentadas na COP30, incluindo um seminário preparatório a ser realizado em Manaus no próximo ano.
Para o Presidente do CONFEA, Vinícius Marchese, a participação do Sistema na COP29 é uma oportunidade de mostrar que o Brasil possui profissionais capacitados para discutir soluções de Engenharia inovadoras e sustentáveis.
“Queremos tornar o Sistema parte ativa desse momento global, buscando formas de combater as mudanças climáticas e contribuir para um mundo mais sustentável", afirmou.
CREA-PA na Zona Verde da COP29
O Sistema CONFE/CREA contará com um espaço na Zona Verde (Green Zone) da COP29, entre os dias 11 e 22 de novembro. Neste ambiente, serão realizadas palestras sobre o papel das Engenharias nos preparativos para a COP30, destacando a importância da infraestrutura, sustentabilidade e inovação no combate aos desafios climáticos.
A presença do Sistema CONFEA/CREA na COP29 reforça o compromisso em identificar oportunidades e propor soluções de engenharia que promovam uma melhor qualidade de vida, não apenas para o estado do Pará, mas para toda a população global.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar