plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LÍDER DE MERCADO

Alubar recebe nota A-(bra) em ranking de avaliação de crédito

Fitch Ratings classifica a empresa com perspectiva estável e liquidez para os próximos anos. Liderança no mercado nacional e aumento das operações na América do Norte reforçam a estabilidade.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Alubar recebe nota A-(bra) em ranking de avaliação de crédito camera Linhas de alta tensão que cruzam a Baía de Guaratuba (PR) recebem cabos elétricos de alumínio com núcleo de fibra de carbono (ACFR). Divulgação Copel. | Divulgação

A Fitch Ratings, uma das maiores agências de avaliação de crédito do mundo, atribuiu a nota ‘A-(bra)’ para o Grupo Alubar este ano, na Rating Nacional de Longo Prazo, com perspectiva corporativa estável. Com operações no Brasil, Canadá e Estados Unidos, a multinacional brasileira é líder de mercado na fabricação de cabos elétricos para linhas de transmissão e distribuição na América Latina, além de ser a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano.

As classificações nacionais ‘A’ denotam expectativas de um baixo nível de risco de inadimplência em relação a outros emissores ou obrigações no mesmo país ou união monetária. A empresa se destacou com uma Perspectiva Estável, o que significa que a Alubar continuará apresentando liquidez adequada para cumprir seus compromissos financeiros, com um cronograma de vencimento de dívida alongado e Fluxos de Caixa Livre (FCFs) positivos a partir de 2026. Segundo o relatório da Fitch, esses fatores possibilitarão a manutenção moderada da alavancagem financeira.

“Nosso desempenho no rating nacional reflete a liderança de mercado e solidez financeira compartilhada entre todas as empresas do grupo. Ele reforça o compromisso da Alubar com a transparência e o fortalecimento de sua governança para manter a empresa como um player confiável para seus investidores, clientes, fornecedores e demais stakeholders estratégicos”, destaca Maurício Gouvêa dos Santos, Chief Executive Officer (CEO) da Alubar.

FUNDAMENTOS DO RATING

Em seu parecer sobre a Alubar, a Fitch Ratings destaca a posição favorável de mercado da empresa na América Latina, onde seus cabos elétricos possuem cerca de 70% de participação no segmento de transmissão e 50% no de distribuição de energia. Destaca-se, ainda, que a companhia tem sido “bem-sucedida na obtenção de contratos provenientes dos novos leilões de transmissão no Brasil e já possui volumes contratados até 2027 para parcela significativa de sua capacidade instalada”.

A diversificação geográfica também é um fator relevante. Em 2025 e 2026, as operações internacionais da Alubar no Canadá e Estados Unidos deverão representar cerca de 45% a 50% da receita líquida e 20% a 30% do EBITDA consolidado do grupo.

Além disso, boas perspectivas de fluxo de caixa, investimentos, volume de vendas e estrutura de custos também compõem a avaliação. “A Fitch acredita que o grupo manterá adequado perfil de liquidez e continuará realizando movimentos para alongar sua dívida e fortalecer o caixa nos próximos anos. A Alubar e suas coligadas realizaram, nos últimos trimestres, captações relevantes, que fortaleceram a liquidez, estenderam o cronograma de amortização da dívida e reduziram o seu custo médio, o que representa um fator crucial para o rating”, afirma o relatório.

Linha de transmissão Manaus - Boa Vista conta com cabos nu de alumínio fabricados pela Alubar. Divulgação Tabocas.
📷 Linha de transmissão Manaus - Boa Vista conta com cabos nu de alumínio fabricados pela Alubar. Divulgação Tabocas. |Divulgação

PROJETOS DE NORTE A SUL

Uma das justificativas para a estabilidade financeira da Alubar nos próximos anos é a obtenção de contratos de fornecimento de cabos para obras estratégicas do setor elétrico de Norte a Sul do Brasil.

Uma das mais recentes é a construção da nova ponte estaiada entre Guaratuba e Matinhos, realizada pelo Consórcio Nova Ponte, no litoral do Paraná. A Alubar forneceu cabos elétricos de alumínio com núcleo de fibra de carbono (ACFR), tecnologia desenvolvida em parceria com a japonesa Tokyo Rope. A tecnologia foi aplicada nas linhas de alta tensão da Copel que atravessam a baía, com pouco mais de um quilômetro de extensão. Ao adotar o cabo de fibra de carbono, não foi necessário aumentar a altura das torres já existentes, garantindo a distância segura entre a linha energizada e os veículos. Atualmente, as obras da nova ponte já alcançaram 70% de conclusão.

O Diretor Comercial Cabos da Alubar, José Luiz Conte, destaca que o cabo ACFR é relativamente novo no portfólio. “Desde 2019, quando lançamos este produto no mercado, já tivemos diversos cases de utilizações bem-sucedidas em várias partes do Brasil. É um cabo que expressa a nossa experiência e as soluções que somos capazes de entregar especialmente para o setor elétrico brasileiro, além de reforçar nossa confiança no setor para os próximos anos. A Alubar está preparada para o futuro”, afirma Conte.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Outro empreendimento relevante é a linha de transmissão Manaus - Boa Vista, que fará a interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). As torres contam com cabos nu de alumínio fabricados pela Alubar, em uma linha de 724 km. O projeto reduzirá a dependência de combustíveis fósseis para geração de energia, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e ampliando a segurança energética para os roraimenses. O início do processo de energização aconteceu no dia 10 de setembro de 2025. O projeto é conduzido pela Transnorte e o trecho entre Manaus e Boa Vista foi construído pela Tabocas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Comercial

    Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

    Últimas Notícias